A Embraer realizou hoje o
primeiro voo do segundo protótipo do Legacy 500. Primeiro jato executivo da
categoria midsize a utilizar um sistema de comandos de voo totalmente
eletrônico fly-by-wire, a aeronave ingressa agora oficialmente à campanha de
ensaios em voo e certificação ao lado do protótipo 001 que realizou seu
bem-sucedido voo inaugural em novembro de 2012.
“O programa de testes segue conforme o planejado
e, com a realização do primeiro voo da segunda aeronave da série, a campanha de
ensaios deste jato inovador irá acelerar”, disse Ernest Edwards, Presidente da
Embraer – Aviação Executiva. “Os dados coletados deste primeiro voo são
bastante favoráveis. O desempenho geral da aeronave e de seus sistemas
superaram as expectativas”.
O Legacy 500 já voou 44 horas em 23 voos
desde seu primeiro voo em 27 de novembro de 2012. Foram completados os testes
de desempenho iniciais, incluindo características de voo, avaliação dos
sistemas e partida dos motores em voo, bem como da unidade auxiliar de potência
(APU, na sigla em inglês). No final de janeiro, a aeronave executou uma série
de manobras de estol atingindo os resultados esperados. Relatórios indicam que
os sistemas, desempenho e qualidade de voo são excelentes.
O segundo protótipo do Legacy 500 será dedicado
primeiramente ao desenvolvimento e à certificação de sistemas. O programa de
teste, assim como diversos outros trabalhos que continuam sendo realizados em
paralelo, foi desenvolvido para garantir a maturidade da aeronave, seus
sistemas, interior e o suporte ao cliente antes de iniciar as primeiras
entregas em 2014. O programa de maturidade garante que os clientes tenham um
início tranquilo em suas operações.
Primeiro projeto totalmente novo da categoria
midsize dos últimos 15 anos, o Legacy 500 é o único jato executivo de médio
porte com um sistema de comandos de voo totalmente eletrônico fly-by-wire,
tecnologia que eleva a segurança, eficiência e o conforto do passageiro. Possui
o maior alcance da categoria com 5.556 km e uma ampla cabine de 1,80 m de
altura e piso plano.
Representando a próxima geração de jatos
executivos dessa classe, o Legacy 500 oferece ainda a maior velocidade máxima
de cruzeiro e a melhor pressurização de cabine.
A expectativa é a de que o Legacy 500 tenha o
mesmo impacto revolucionário na aviação executiva como o que o setor de
telecomunicações vivenciou com o advento do smartphone. A aeronave já é a
ganhadora de quatro prêmios de design e inovação internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário