A Ford apresenta
no Salão de Chicago, que abre para o público de 9 a 18 de fevereiro, o novo
Fiesta ST, esportivo com lançamento marcado para o segundo semestre nos Estados
Unidos. Único carro legítimo de performance da categoria, ele combina
desempenho forte e dinâmica apurada com um visual atraente e o refinamento
necessário para uso diário, sem esquecer a economia de combustível.
Resultado da parceria dos times de veículos
especiais da Ford na Europa (RS) e Estados Unidos (SVT), o Fiesta ST será
oferecido na América do Norte apenas na versão hatch de cinco portas, com
transmissão manual de seis velocidades.
Ele terá uma
versão especial do motor EcoBoost 1.6 de quatro cilindros, com potência de 200
cv, torque de 29,5 kgfm e consumo na faixa de 14,5 km/l. Embora seja feito para as ruas, seu visual
com grade e spoilers exclusivos, prolongadores, saída dupla de escape,
aerofólio na traseira e rodas de 17 polegadas, mais parece o de um carro de
corrida.
Não por acaso, o veículo tem uma forte conexão com
os New Fiestas que competem nos X Games, Global Rallycross e Campeonato Mundial
de Rali. O seu motor tem sistemas de admissão e exaustão redesenhados e uma
calibração diferente. Como o Focus ST, ele conta com um sistema "over-boost"
que mantém a válvula de liberação dos gases do turbo fechada por mais 20
segundos, ampliando o pico de torque, e também um "sound symposer"
que filtra os ruídos e amplifica o ronco do motor para produzir um som
poderoso. Suspensão tunada e controle vetorial de torque são outros
diferenciais do carro.
Focus ST
A Ford exibe também o Focus ST,
veículo que introduziu a marca ST (Sport Technologies) na América do Norte,
combinando potência e esportividade com funcionalidade para o uso diário. O
Focus ST tem suspensão e freios tunados e motor 2.0 EcoBoost de alta
performance, com potência de 255 cv e torque de 37 kgfm. Ele acelera de 0 a 100
km/h em cerca de 6,5 segundos e atinge velocidade máxima de 248 km/h, com um
consumo de 9,8 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada.
Desde o seu lançamento na Europa, em 2005, o Fiesta ST já vendeu 30.000
unidades, número expressivo para um carro de nicho. Já o Focus ST é vendido
desde 2002 e soma 51.000 unidades na Europa.
Global Rallycross
Outra novidade
da Ford para a imprensa no Salão de Chicago foi o Fiesta ST Race Car, modelo
preparado para competir no Global Rallycross em parceria com a sueca Olsberg
MSE. Os pilotos Tanner Foust e Brian Deegan, que vão estrear o carro na
temporada 2013, junto com Ken Block, participaram do evento.
Desde que a
competição foi criada, há duas temporadas, a Ford venceu tanto o campeonato de
fabricantes como o de pilotos.
"Nós
acreditamos no conceito do campeonato Global Rallycross, com carros de
performance menores e excelente dirigibilidade, como o Fiesta ST. Por isso,
estamos ampliando o nosso envolvimento na competição nesta temporada, com
parceria da OIsberg MSE e a estreia dos primeiros Fiesta ST de
competição", diz Jamie Allison, diretor da Ford Racing.
X Games no Brasil
A Ford é a única
marca automotiva a patrocinar os X Games de Verão 2013, que terão uma etapa no
Brasil, em Foz do Iguaçu, de 18 a 21 de abril. As outras serão em Barcelona, na
Espanha (16 a 19 de maio), Munique, Alemanha (27 a 30 de junho) e Los Angeles, nos
EUA (1 a 4 de agosto).
Os jogos incluem
skate, moto, bikes e carros de rali, onde os pilotos da Ford, Ken Block, Tanner
Foust e Brian Deegan, são os favoritos dos fãs. Em 2012, cerca de 232
milhões de pessoas acompanharam a competição ao vivo, em 191 países, números
que tendem a crescer este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário