Os pilotos do Campeonato
Brasileiro de Fórmula Truck estarão na pista já a partir desta sexta-feira (7),
no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), no início da
programação da quarta etapa da temporada 2013. O GP Crystal, no domingo (9), será
disputado por 26 pilotos. É o maior grid das 18 temporadas de história da
categoria, que leva às pistas da América do Sul os caminhões mais velozes do
mundo.
A marca não é
inédita. A sexta etapa da temporada de 2008, disputada no circuito paranaense
de Londrina, também teve 26 participantes. O número foi alcançado na etapa
goiana – e deverá ser mantido até o fim da temporada – graças à confirmação da
estreia do mato-grossense Raijan Mascarello, pela 72 Sports/Ford Racing Trucks,
e o retorno do paranaense Pedro Muffato, piloto do Scania de sua própria
equipe, a Muffatão.
A Scania terá cinco
pilotos na pista. Muffato volta ao grid, depois de não ter disputado a etapa de
maio em Caruaru (PE), pilotando um novo caminhão, de frente estendida. “O
modelo ‘bicudo’ tem uma distribuição de peso melhor e a posição de guiar também
é diferente. Eu prefiro assim”, manifesta. A equipe empregou partes do modelo
anterior, de dianteira linear, na construção do novo modelo, já testado pelo
piloto no autódromo de Cascavel (PR).
“Dei algumas voltas
pela manhã e mais algumas à tarde. Choveu e isso comprometeu o treino. Com a
pista molhada, preferi não arriscar, não acelerei tudo o que podia. Com isso,
não deu para sentir o motor, mas deu para sentir que o caminhão está bom e
conseguimos até adiantar alguns problemas e as soluções para eles”, relatou o
piloto. “No fim, mesmo com chuva, acabou sendo um treino bem válido. Agora é
esperar pela corrida”, acrescenta.
Vencedor de duas
edições da etapa goiana na Fórmula Truck, Roberval Andrade vive a expectativa
de reabilitação a partir do GP Crystal. “Existia um erro de construção no
caminhão, que nós identificamos e acredito que esteja sanado. Esse problema
gerava deficiência de tração. Isso está superado, agora vamos a Goiânia bem
mais competitivos”, afirma o piloto paulista da Ticket Car Corinthians
Motorsport, campeão brasileiro em 2002 e em 2010.
À solução da
deficiência do equipamento – também um modelo “bicudo”, adotado em 2013 –,
soma-se o histórico positivo de Andrade no traçado goiano de 3.835 metros, onde
ele venceu as corridas de 2002 e 2008. “A pista permite uma agressividade maior
na pilotagem, isso combina com o meu estilo. É um autódromo de alta, que tem um
trecho misto muito técnico. Tudo indica que o meu caminhão vai responder melhor
a essas exigências”, acredita.
Com o segundo
Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport, o também paulista Ronaldo
Kastropil faz sua primeira participação em uma prova na pista goiana. “O
Ronaldo está conseguindo uma evolução boa. Ele ainda enfrenta alguma
dificuldade em treinos classificatórios, mas é muito constante nas corridas, e
essa regularidade dele deve fazer a diferença. Goiânia é uma pista que causa
muito desgaste aos caminhões”, diz Andrade.
Os outros dois
caminhões Scania são os da Original Reis Competições, equipe que tem sede em
Goiânia. Os pilotos também são goianienses. Leandro Reis, titular do caminhão
número 51, vem de duas aparições consecutivas no pódio, com a quarta posição em
Londrina (PR) e a quinta posição em Caruaru (PE). Seu tio e companheiro de
equipe é José Maria Reis, que planeja levar o caminhão número 12 ao grupo dos
dez primeiros na corrida.
PROGRAMAÇÃO
A programação de
treinos livres para o GP Crystal será aberta na sexta-feira, com duas sessões
de treinos livres de 60 minutos. Haverá mais dois treinos livres no sábado (8),
para quando também está marcada a tomada de tempos classificatória. A corrida
de domingo, com duração de 60 minutos, terá transmissão ao vivo em HD pela Rede
Bandeirantes a partir das 13h, desde 15 minutos antes da largada, com os
bastidores e a expectativa para a corrida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário