sexta-feira, 7 de junho de 2013

MAN TESTA CAMINHÃO HÍBRIDO NO RIO DE JANEIRO


A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais MAN e Volkswagen, e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) vão colocar em teste, nas ruas do Rio de Janeiro, o primeiro caminhão híbrido a operar na coleta de lixo no Brasil. Com um conceito de reaproveitamento de energia similar ao dos carros de Fórmula 1, a expectativa é que o VW Constellation híbrido alcance uma economia de até 15% no consumo de combustível.A cidade do Rio de Janeiro será uma das primeiras do mundo a dispor de tal tecnologia para sua limpeza pública. Referência mundial em tendências mais verdes, Nova Iorque já se beneficia das vantagens ambientais desse mesmo sistema. A partir do consumo menor de combustível, o caminhão híbrido ajuda a reduzir os níveis de emissão dos principais poluentes veiculares causadores do efeito estufa, como gás carbônico, e os que contribuem para degradação da qualidade do ar como, material particulado, óxido de nitrogênio, entre outros.O teste tem duração prevista de três meses. O veículo vai rodar em um turno nos arredores do estádio do Maracanã e será submetido a avaliações periódicas de sua performance e consumo. O caminhão Volkswagen híbrido vai operar em condições severas de aplicação na Comlurb para que se possa comprovar a robustez e a eficiência de seu sistema.

Como funciona o VW Constellation híbrido?

O sistema adotado no protótipo VW Constellation 17.280 6x2 Híbrido traz para os caminhões brasileiros o mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1. O sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida.Essa tecnologia tem um de seus melhores índices de reaproveitamento em operações em que o veículo está submetido a uma aplicação “anda e para”, como a de coleta de lixo. O grande diferencial do híbrido da MAN Latin America em relação aos modelos que existem mundo afora está no dispositivo de armazenagem de energia utilizado nesse veículo. Os outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, mas a empresa optou pelos acumuladores hidráulicos pela maior adequação à realidade brasileira.O principal benefício está na manutenção e operação mais simples do sistema, cuja durabilidade é maior do que a da bateria, por exemplo. A empresa também prevê um menor investimento inicial para aquisição do modelo do que os observados mundialmente em híbridos elétricos. O acumulador hidráulico tem ainda uma capacidade de resposta mais rápida, ou seja, disponibiliza toda a energia armazenada para partida do veículo instantaneamente.

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