A MAN Latin America, fabricante dos
veículos comerciais MAN e Volkswagen, e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana
(Comlurb) vão colocar em teste, nas ruas do Rio de Janeiro, o primeiro caminhão
híbrido a operar na coleta de lixo no Brasil. Com um conceito de
reaproveitamento de energia similar ao dos carros de Fórmula 1, a expectativa é
que o VW Constellation híbrido alcance uma economia de até 15% no consumo de
combustível.A cidade do Rio de Janeiro será uma das primeiras do mundo a dispor
de tal tecnologia para sua limpeza pública. Referência mundial em tendências
mais verdes, Nova Iorque já se beneficia das vantagens ambientais desse mesmo
sistema. A partir do consumo menor de combustível, o caminhão híbrido ajuda a
reduzir os níveis de emissão dos principais poluentes veiculares causadores do
efeito estufa, como gás carbônico, e os que contribuem para degradação da
qualidade do ar como, material particulado, óxido de nitrogênio, entre outros.O
teste tem duração prevista de três meses. O veículo vai rodar em um turno nos
arredores do estádio do Maracanã e será submetido a avaliações periódicas de
sua performance e consumo. O caminhão Volkswagen híbrido vai operar em
condições severas de aplicação na Comlurb para que se possa comprovar a
robustez e a eficiência de seu sistema.
Como
funciona o VW Constellation híbrido?
O sistema adotado no protótipo VW
Constellation 17.280 6x2 Híbrido traz para os caminhões brasileiros o mesmo
conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da
Fórmula 1. O sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada
durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida.Essa tecnologia tem um
de seus melhores índices de reaproveitamento em operações em que o veículo está
submetido a uma aplicação “anda e para”, como a de coleta de lixo. O grande
diferencial do híbrido da MAN Latin America em relação aos modelos que existem
mundo afora está no dispositivo de armazenagem de energia utilizado nesse
veículo. Os outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, mas a
empresa optou pelos acumuladores hidráulicos pela maior adequação à realidade
brasileira.O principal benefício está na manutenção e operação mais simples do
sistema, cuja durabilidade é maior do que a da bateria, por exemplo. A empresa
também prevê um menor investimento inicial para aquisição do modelo do que os
observados mundialmente em híbridos elétricos. O acumulador hidráulico tem
ainda uma capacidade de resposta mais rápida, ou seja, disponibiliza toda a
energia armazenada para partida do veículo instantaneamente.
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