Rendimento,
potência, eficiência, consumo, peso. Qual ou quais os fatores são mais
decisivos numa competição que escolhe os melhores motores no mundo? Premiação
organizada por uma revista inglesa, o Motor Internacional do Ano ou Engine of
The Year Award 2013, conta com a participação do Mecânica Online®, com Tarcisio
Dias, único representante brasileiro a participar pela segunda vez consecutiva
da votação, destaca entre os vencedores de 12 categorias uma nova tendência
mundial.
Com três cilindros e uma tecnologia que combina injeção direta de
combustível, turbo e comando variável de válvulas para reduzir o consumo sem
sacrificar a potência, o propulsor ultra eficiente de 999 cilindradas
desenvolvido pela Ford com a tecnologia EcoBoost alcançou a maior pontuação já
registrada na história do prêmio, em suas 15 edições já realizadas.
O
EcoBoost 1.0 é oferecido atualmente na Europa e nos Estados Unidos em carros
compactos como New Fiesta e B-MAX e modelos médios como Focus, C-MAX e Grand
C-MAX. Num futuro próximo, vai equipar carros maiores como o novo Mondeo. Ele
também será oferecido nos furgões Transit Connect e Transit Courier e nas vans
de passageiros Tourneo Connect e Tourneo Courier.
A
oferta do novo motor está sendo ampliada para vários mercados do mundo. Ele já
está disponível no Novo EcoSport vendido na Índia e na China e este ano será
oferecido também no New Fiesta na América do Norte.
A
disputa mais acirrada na votação esse ano ficou entre os motores verdes.
Vencedor na categoria no ano passado, o motor 1.4 litro da General Motors
utilizado no modelo Volt perdeu por apenas três pontos a liderança para o motor
desenvolvido pela Fiat que utiliza gás natural comprimido, turbo de apenas dois
cilindros e 875 cilindradas.
A
motorização 1.4 litro da Volkswagen utilizada no Golf europeu conquistou o
lugar mais alto do pódio na categoria que escolhe os mais novos motores no ano.
O diferencial da tecnologia TSI foi vitoriosa também na categoria entre os
motores 1.0 a 1.4 litros, onde o pódio foi completamente Volks.
Com
um júri de 87 jornalistas automotivos de 35 países o prêmio tem como base os
critérios de dirigibilidade, desempenho, economia, refinamento e eficiência na
aplicação de tecnologias avançadas de motores.
A
Ferrari venceu como motor de melhor performance 6.3 litros V12. A parceria
BMW-PSA conquistou a vitória entre os motores 1.4 e 1.8 litro. O motor 2.0
litros da BMW com tecnologia Twin Turbo venceu entre os motores 1.8 a 2.0
litros. De 2.0 a 2.5 litros foi a vez da Audi com seu motor de cinco cilindros
e 2.5 litros turbo.
Já
o motor produzido pela Porsche e utilizado no Boxster e Cayman venceu entre os
2.5 a 3.0 litros. O McLaren 3.8 litros V8 foi o melhor entre os motores de 3.0
a 4.0 litros. E finalmente o Ferrari 6.3 litros V12 aplicado no modelo F12
Berlinetta foi o vencedor entre os motores acima de 4.0 litros.
MECÂNICA ONLINE
GPF – A Umicore,
principal fabricante mundial de catalisadores automotivos do País, desenvolveu
uma nova tecnologia capaz de tratar até 95% das partículas dos motores a
gasolina, denominado GPF (sigla, em português, de Filtro de Partículas para
Gasolina). A solução elimina as partículas de fuligem (carbono) que são
emitidas pelos automóveis equipados com sistema de injeção direta, utilizado
para aumentar a eficiência no consumo deste combustível.
Fusion Hybrid - Recém-lançado nos
Estados Unidos, o modelo tem alcançado um sucesso sem precedentes e contribuído
para a Ford bater recordes de vendas nesse segmento, o que aumenta a
expectativa da sua chegada ao mercado brasileiro, trazendo como grande inovação
o uso de bateria de íons de lítio, que entre outros avanços garante maior
autonomia do motor elétrico. O novo híbrido já foi testado pelo programa do
Inmetro/Conpet e é classificado hoje como o automóvel mais econômico do País.
Scania Top Team
2013–Peru
e Argentina conquistaram as duas vagas para a etapa mundial final da competição
que testa as habilidades dos profissionais de serviços das Casas Scania. Na
etapa final da região pequenos detalhes colocaram dificuldades para a equipe
brasileira.
Maio- A Fiat comemora o
melhor mês de maio de sua história de 36 anos de presença
no Brasil, além de ter registrado o recorde de vendas para o período acumulado
de janeiro a maio. A empresa alcançou a venda de 67.846 automóveis e comerciais
leves no mês de maio, crescendo 14,1% em relação a maio de 2012, com 22,5% de
market share. Desde janeiro, a Fiat acumula vendas de 316.267 automóveis e
comerciais leves, volume 10,4% superior ao de janeiro a maio de 2012, mantendo
a liderança de mercado com 22,5% de participação.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
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