A Ford está
liderando a grande mudança do mercado automotivo global em direção aos
utilitários esportivos econômicos e funcionais. Nos últimos cinco anos, este
foi o segmento em que a Ford registrou o maior crescimento de vendas, superando
a média da indústria. No Brasil, o EcoSport lidera o segmento com mais de
21.500 unidades vendidas nos quatro primeiros meses do ano."Esta foi uma
grande aposta que fizemos dentro do plano One Ford e os resultados estão
aparecendo", diz Jim Farley, vice-presidente executivo de Marketing,
Vendas e Serviço Global. "Os utilitários esportivos estão ajudando a
aumentar a nossa participação na América do Norte e nos mercados de grande
potencial, onde o crescimento do segmento está explodindo."
O plano One Ford trouxe uma família global de utilitários, formada pelos modelos EcoSport, Escape/Kuga, Edge e Explorer, que vão impulsionar o crescimento da marca nos próximos anos. Nos Estados Unidos, a Ford é a marca de utilitários esportivos mais vendida e o impacto mais evidente desse avanço é visto na Califórnia, onde as vendas do Explorer e do Escape cresceram 43% e 51% no varejo, respectivamente, em abril deste ano. No Brasil, o EcoSport e o Edge são líderes dos seus segmentos, com 40% e 20% de participação, respectivamente.Segundo a empresa de inteligência automotiva Polk, os dados de vendas mostram que os novos utilitários ajudaram a aumentar a participação da Ford em 6 pontos porcentuais na Califórnia, um mercado tradicionalmente competitivo - o maior crescimento no varejo desde 2006 entre as maiores marcas.Essa tendência é ainda mais forte globalmente, com previsão de expansão do segmento nos próximos cinco anos, de acordo com a IHS Automotive. Com os recentes lançamentos globais do EcoSport, Escape/Kuga, Edge e Explorer, as vendas de utilitários esportivos da Ford devem avançar em todos os mercados do mundo.
Utilitários compactos na liderança
Dados da HIS
Automotive mostram que as vendas globais de utilitários esportivos cresceram
35% entre 2005 e 2012. O segmento agora soma mais de 13 milhões de unidades
anualmente - 18% do mercado automotivo global. Os utilitários compactos
lideraram esse crescimento, com um avanço de 154% no período.Em 2012, os
utilitários esportivos compactos somaram pouco mais de 7 milhões de unidades,
aproximadamente 9% das vendas totais de veículos. O compacto EcoSport e o
Escape, de tamanho um pouco maior - chamado Kuga nos mercados fora da América
do Norte - compõem a oferta da Ford no segmento.
O aumento das
vendas de utilitários esportivos nos próximos anos deverá ser impulsionado
sobretudo pelos modelos compactos, o segmento de crescimento mais rápido, com
uma expansão projetada de 51%.As vendas de utilitários esportivos compactos da
Ford devem superar o desempenho da indústria, segundo a IHS Automotive. Esse
aumento será gerado principalmente pela introdução do EcoSport em mercados
chaves, como Índia, China e Europa, e pelo lançamento do Kuga no crescente
mercado da China.
"Nenhum
segmento de veículos no mundo tem crescido mais que o de utilitários
compactos", diz Farley. "Ele surgiu como tendência nos mercados
ocidentais e agora vemos a sua rápida expansão global. Os consumidores estão
encantados com esses veículos que oferecem a capacidade de um utilitário
combinada com a dinâmica e economia de combustível de um carro
convencional."Na China, os utilitários esportivos compactos somaram mais
de 1,4 milhão de unidades no ano passado, saindo de cerca de 120.000 em 2005,
segundo a IHS Automotive. O EcoSport chega ao mercado chinês, completando a
linha formada pelo Edge, Explorer e Kuga, este último com vendas de mais de
20.000 unidades desde o seu lançamento em fevereiro.
"Não há
dúvida de que a maior oportunidade para a indústria está na China", diz
Farley. "A projeção é que o mercado total de utilitários lá dobre de
tamanho nos próximos cinco anos e a Ford tem uma nítida vantagem para
disputá-lo, oferecendo aos consumidores na China uma família completa de
utilitários compactos, médios e grandes."
Na Europa, o
segmento de utilitários é o único que cresceu desde 2005. A Ford ampliou este
ano em 8% a produção do Kuga e o modelo deve atingir pela primeira vez o volume
anual de 100.000 unidades na Europa. Ainda este ano, o Kuga terá a companhia do
EcoSport e o Edge virá na sequência. A Ford também anunciou recentemente a
produção do Explorer na Rússia, levando a fabricação do modelo, pela primeira
vez, para fora dos Estados Unidos.
Na América do
Norte, o Ford Escape é o utilitário esportivo mais vendido dos Estados Unidos e
líder do segmento há 9 anos consecutivos no Canadá. Os consumidores
norte-americanos aprovaram as novidades introduzidas no modelo, que traz maior
economia de combustível, design aerodinâmico, aumento da capacidade de carga e
tecnologias inovadoras como o porta-malas com abertura automática.
Veículos desejados
O crescimento
dos utilitários compactos foi impulsionado em parte pelo envelhecimento da
população global, que cada vez mais entra na condição de "ninho
vazio". A popularidade desses veículos se deve também ao aumento da
economia de combustível, maior sensação de segurança ao volante e capacidade de
rodagem, com a disponibilidade de sistemas de tração integral e mais espaço
para carga.Com os avanços na tecnologia de motores, os utilitários da Ford
também se tornaram mais econômicos. Os motores Ford EcoBoost ajudam a aumentar
em até 20% a economia de combustível, sem prejuízo da potência que os
consumidores desejam. O novo Escape conta com dois motores EcoBoost, 1.6 e 2.0,
responsáveis por cerca de 90% das vendas.Os consumidores também estão
descobrindo que os utilitários esportivos oferecem mais flexibilidade que a
maioria dos carros de passageiros e podem atender inúmeras necessidades, desde
viagens de lazer ao transporte de compras para casa no uso diário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário