Alta Roda nº801/151 – 11/09/2014
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Fernando Calmon |
Fiat foi rigorosa quanto ao tempo correto de
renovação do Uno. Lançado há pouco mais de quatro anos, o novo modelo 2015
chega agora com a responsabilidade de melhorar as vendas, depois do fim do Uno
Mille, que chegava a representar 50% dos resultados, distorção típica do
mercado brasileiro. Para essa espécie de carreira solo o carro está bem
preparado, apesar de motores com mesma potência/torque e sem direção
eletroassistida, em termos mecânicos. A inalterada versão Vivace 2/4 portas
continua a ser a de entrada, repetindo a dupla personalidade do Nissan March.
A renovação externa se concentrou na parte frontal (para-choque, grade, faróis,
lanternas e para-lamas) com bom resultado estético. Atrás, apenas novas
lanternas que impressionam mais vistas de perto do que de longe. No total são
cinco versões, incluindo a Evolution (no lugar da Economy) e a Sporting,
marcada pela ponteira de escape dupla central que tem apenas apelo visual.
Na parte interna, no entanto, impôs um conceito ousado para esse segmento. Além
de tudo novo, a Fiat incluiu no painel um quadro de instrumentos avantajado (em
destaque o computador de bordo) e central multimídia com navegador GPS
(opcional). O volante, regulável apenas em altura, tem botões de seleção nos
raios. Bancos dianteiros são novos e têm regulagem fácil e correta de altura
para o motorista. Há até cinto de segurança de três pontos para o passageiro
central no banco de trás, muito mais importante para a segurança passiva do que
um simples apoio de cabeça, também incluído.
Outra ousadia foi substituir a alavanca de câmbio por botões no console quando
equipado com o automatizado de apenas uma embreagem, mantendo as borboletas no
volante. Houve um passo adiante ao acrescentar relações de câmbio específicas e
acelerômetro, que reduziram bem os vazios de aceleração nas trocas de marcha.
No modo Sport, uma boa acelerada, em trecho livre de Buenos Aires (onde se deu
o lançamento), permitiu sentir trocas mais rápidas. Agora existe um bem
dimensionado apoio para o pé esquerdo.
Novidade entre carros nacionais é o sistema start stop (desliga-liga), apenas
na específica versão Evolution com câmbio manual e motor 1.4, que traz ainda
pneus superverdes de baixo atrito de rolamento. Nessa faixa de preço o fator
economia de combustível é o segundo mais desejado, segundo a Fiat. Em situações
de tráfego denso e muitas paradas, é possível alcançar economia de combustível
de até 20%, com gasolina ou etanol. Se o ar-condicionado estiver ligado, o
motor volta a funcionar depois de um minuto mesmo sem o procedimento de acionar
o pedal de embreagem. Assim, em dias bem quentes, perde-se pouco em conforto
térmico a bordo, pelo menos no caso dos passageiros da frente.
O novo Uno 2015 parte de R$ 30.990 (sem ar-condicionado), na versão Attractive
1.0, ou R$ 1.570 a mais que o ano-modelo 2014, compatível com as melhorias
adicionadas (quase sem aumento real, na prática). A Evolution (1.4) custa R$
34.990 e a Sporting , R$ 36.560. Esses preços se combinam com opcionais de
fábrica e acessórios (instalados nas concessionárias). Pela primeira vez, para
quem desejar, o carro pode ultrapassar os R$ 50.000, quase o dobro da versão
Vivace 2-portas de R$ 26.370.
RODA VIVA
SALÃO do Automóvel de São Paulo (30/10 a 9/11) terá quase um
festival de modelos pseudoaventureiros, entre outras atrações e estreias de
peso. Além do Sandero Stepway e do Cross Up!, focados em pura decoração, haverá
dois novos SUVs compactos: Peugeot 2008 (nacional em 2015) e Renault Captur
(importado). Protótipo derivado do March, também.
QUEDA do mercado interno continua a se aprofundar:
quase 10% em relação a janeiro-agosto de 2013. Para a Anfavea, houve a comoção
com a morte do presidenciável Eduardo Campos que acabou por impactar as
expectativas do consumidor, especialmente no Nordeste. Nos últimos meses do ano
se espera reação de vendas, pois o IPI deve subir em janeiro.
FENABRAVE até já contabilizou o provável aumento
de liberação de crédito, quando os bancos puderem retomar veículos de
inadimplentes sem as dificuldades de hoje. Estima em até 20% a elevação do
nível de aprovação de pedidos, o que significa 30 mil automóveis e comerciais
leves a mais por mês, ou o equivalente a um 13º mês de vendas. Em um segundo
momento, juros podem diminuir.
AUMENTO da procura por modelos automáticos levou a
Citroën a estender essa opção também à versão intermediária do C3, a Tendance
(antes só na Exclusive). Por R$ 51.000 é um carro bem equipado e com câmbio de
quatro marchas. Reprogramação eletrônica melhorou respostas ao acelerador e
tornou a passagem de marchas mais suaves.
ENXUGAMENTO da oferta exagerada de modelos
compactos, por parte da GM, já era esperado. Havia certo conflito na linha de
produtos, além de mercado recessivo. Parou a oferta do Agile (ainda em produção
na Argentina) e do Sonic (hatch e sedã), ambos importados do México, com
problema de cotas ainda a ser resolvido pelos governos.
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