Nenhum modelo com o emblema dos quatro anéis está
mais perto das competições de automobilismo, nem provoca mais impacto e é mais
dinâmico. A Audi apresenta no Salão de Genebra a segunda geração do seu
esportivo de alto desempenho, o R8. O motor V10 central e uma nova transmissão
integral permanente quattro asseguram um empolgante desempenho, especialmente
na versão topo de linha com 610 cv, que alcança 100 km/h em apenas 3,2 segundos
e 330 km/h de velocidade máxima.
Um motor central de alta rotação com desempenho
impressionante, o conceito de construção de baixo peso e um chassi extremamente
dinâmico, com sistema de tração integral quattro e controle de torque
totalmente variável - isso é o que faz do R8 um destaque no portfolio da Audi.
O carro esportivo de alto desepemnho foi mais uma vez desenvolvido
completamente desde o primeiro traço. Ele é mais firme, mais impactante e mais
fascinante, tanto nas pistas de corrida como nas estradas.
"O automobilismo está presente no DNA da Audi e
sempre foi um item importante na construção da personalidade da nossa
marca", afirma o Prof. Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho da Audi
AG para o Desenvolvimento Técnico. "Com o novo Audi R8, nossos engenheiros
estão trazendo a experiência desenvolvida nas pistas de corrida para a estrada.
Nenhum outro modelo nosso gera mais emoção do ponto de
vista dinâmico. Por isso, a segunda geração do R8 V10 plus é o modelo
de produção em série mais potente e veloz feito pela Audi em todos os tempos”.
Graças à estreita colaboração entre os engenheiros de competição, pilotos de
corrida e desenvolvedores, o Audi R8 apresenta um nítido aumento de desempenho.
Isso beneficia tanto o carro produzido em série como o modelo de competição R8
LMS desenvolvido com base nele.
Os motores: 10 cilindros em duas versões
O motor 5.2 FSI é oferecido em duas versões, uma com
540 cv e outra, ainda mais esportiva, com 610 cv. O modelo topo de
linha acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, atingindo velocidade
máxima de 330 km/h. O som do motor V10 aspirado, cujo torque máximo é alcançado
a 6.500 rpm, está ainda mais potente. A transmissão S tronic de sete
velocidades e o sistema de tração integral quattro especialmente desenvolvido
transmitem a força para as rodas.
A distribuição do torque de tração se
adapta às condições de condução. Em casos extremos, 100 % do torque podem ser
direcionados aos eixos dianteiro ou traseiro. O novo modo
"performance" no sistema Audi drive select dynamic handling permite a
adaptação dos parâmetros de condução dinâmica mais importantes ao coeficiente
de atrito da pista.
Construção leve: peso líquido de apenas 1.454 kg
O modelo topo de linha, o R8 V10 plus, tem peso
líquido de 1.454 quilos. Apesar de muitos equipamentos adicionais e de
sua maior rigidez, o novo Audi R8 pesa até 50 quilogramas menos que seu
precursor. A estrutura multimaterial Audi Space Frame (ASF) garante o
baixo peso e uma ótima distribuição de carga entre os dois eixos. A combinação
do alumínio com plásticos reforçados com fibra de carbono (CFRP) na estrutura
Audi Space Frame abre novas perspectivas com relação ao peso, rigidez e
comportamento em colisões. O assoalho aerodinâmico, que inclui um longo
difusor, aumenta a força vertical e a aderência. Também o chassi, com sua
suspensão com duplos braços em V, demostra a proximidade do Audi R8 com o
automobilismo esportivo.
Design: baixo, largo, muscular
O design reflete a poderosa personalidade esportiva do
R8. Um item visual diferenciado, que também proporciona maior segurança, são os
faróis de LED de série. Para um campo de visão ainda maior e maior intensidade
luminosa, a Audi oferece como opção o projetor laser para o farol alto,
complementado pelos indicadores dinâmicos de direção na dianteira. Os
sinalizadores dinâmicos traseiros são equipamento de série.
No novo cockpit virtual da Audi, os mostradores são
digitais. Os controles mais importantes estão agrupados em conjuntos de botões
no volante. No interior, o motorista tem a impressão de estar dentro de um
carro de corrida. Os controles do ar-condicionado reforçam a simplicidade do
painel de controle, com efeito flutuante. O sistema MMI navigation plus com MMI
touch é standard.
Nova fábrica da quattro GmbH: produção nas instalações de
"Böllinger Höfe".
O novo Audi R8 é fabricado em uma nova instalação da
quattro GmbH especialmente construída para o carro esportivo: a "Böllinger
Höfe", em Heilbronn. Uma elaborada tecnologia de manufatura garante a
típica qualidade Audi.
Especializados: o Audi R8 e-tron e o Audi R8 LMS
A segunda geração do Audi R8 serve como base para mais
modelos. A última versão do carro esporte elétrico de alta performance R8
e-tron tem 462 cv de potência e 920 Nm de torque. Ele acelera da imobilidade a
100 km/h em 3,9 segundos. Graças a novas células de baterias, o alcance
pode ser mais do que dobrado em comparação com a primeira versão, que agora
ultrapassa 450 quilômetros.
O novo carro de corrida Audi R8 LMS foi desenvolvido com
base nos regulamentos da categoria GT3 que deverão entrar em vigor em todo o
mundo a partir de 2016. Durante este ano, ele já será desenvolvido na
fábrica. Apesar do grande aumento de desempenho, cerca de 50 por cento
dos componentes são os mesmos do carro produzido em série.
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