quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Nissan patrocina livro sobre os “Inventores do Carnaval”

O Carnaval 2015 marca o segundo ano consecutivo da Nissan como apoiadora desta que é a maior festa popular do mundo e um dos símbolos do Brasil, por meio da parceria com a escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro. Este ano, porém, a empresa está ampliando suas ações e, entre elas, está o patrocínio ao livro “Inventores do Carnaval”, que faz parte da bem-sucedida coleção Cadernos de Samba, da Verso Brasil Editora.

“O slogan mundial da Nissan é ‘Innovation that Excites’ e o tema do livro, os inventores do Carnaval, tem total ligação com inovação. Afinal, todo inventor é um inovador, uma pessoa que pensa fora do lugar comum. Ao mesmo tempo, Carnaval é um exemplo brasileiro de excitement, por isso nos sentimos à vontade em patrocinar o livro, que é de grande qualidade e integra uma coleção de sucesso. Inauguramos nossa fábrica no estado do Rio, na cidade de Resende, em 2014, e contribuir para valorizar o Carnaval é mais uma demonstração do nosso compromisso com o local e o povo que nos acolheu e com o Brasil”, afirma François Dossa, Presidente da Nissan do Brasil.

Em “Inventores do Carnaval”, que chega agora às livrarias, o jornalista Renato Lemos parte de nove perfis para contar a história do espetáculo a partir da inspiração, da presença e da criatividade de personagens que mudaram a festa com seus feitos. O livro começa com o genial Ismael Silva (1905-1978), autor de canções e sambas memoráveis, e criador da ideia da Escola de Samba. A Deixa Falar, primeira escola de samba que se tem registro, foi criada por esse compositor nascido em Niterói, na praia de Jurujuba, em 1905. O termo surgiu numa mesa de bar e o motivo você descobrirá na leitura.

Depois de Ismael Silva, Renato Lemos traz criações de gente como Mario Filho, o irmão de Nelson Rodrigues, que inventou o desfile e a competição entre as escolas; Natal da Portela, o primeiro patrono; Mestre André que revolucionou a bateria com a “paradinha”; Delegado, o mestre-sala inventor de um bailado inconfundível; Joãosinho Trinta, introdutor de novos materiais para fantasias e alegorias; Monique Evans, a rainha de bateria original, criadora do modelo atual da musa que desfila à frente dos ritmistas; entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário