A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus
Volkswagen e MAN, reforçou a segurança de seu sistema auxiliar de partida em
rampa, conhecido como EasyStart. Destinado aos veículos automatizados V-Tronic,
o novo dispositivo permite travar os freios dianteiros e traseiros do veículo
por até três segundos em rampa. Basta que a função esteja habilitada por meio
de um botão específico.
Atrelado à caixa de câmbio, o sistema garante que, mesmo
com o pedal de freio desacionado, o caminhão ou ônibus se mantenha estável em
aclives durante esse período, enquanto o condutor faz a movimentação necessária
ao controle da partida com o acelerador. Com isso, o veículo parte em rampa de
modo seguro sem o risco de descer e causar um acidente.
“O diferencial do sistema de série exclusivo da MAN, em
relação aos demais no mercado, se deve à utilização de componentes do próprio
sistema ABS, já disponíveis no veículo”, afirma Rodrigo Chaves, diretor de
Engenharia da MAN Latin America.
Isso torna o sistema dos modelos Volkswagen mais simples,
pois não requer a manutenção de válvulas, pressostatos e outras tecnologias
adicionais muito utilizadas na indústria para chegar ao mesmo resultado. O
objetivo é garantir sempre ao cliente a melhor relação custo-benefício,
seguindo a lógica “Menos você não quer, mais você não precisa”.
Em sua primeira versão, o EasyStart atuava no freio
dianteiro. Agora se estende ao traseiro. “O resultado comprova o esforço da MAN
Latin America em, continuamente, incrementar seus produtos e serviços
oferecidos aos clientes”, explica Rodrigo.
Para garantir a segurança operacional, a MAN Latin
America agrega em todos os veículos da marca recursos tecnológicos como os
sistemas de freios ABS e o EBD. Em alguns modelos, há também o ATC. O ABS
(Anti-lock Brake System) impede o travamento das rodas durante uma frenagem
excessiva, colaborando para a manutenção da dirigibilidade e estabilidade do
veículo em curvas, além de minimizar a distância de frenagem entre os veículos.
Já o EBD (Electronic Brake Distribution) controla e
gerencia a distribuição da pressão de frenagem entre os eixos dianteiro e
traseiro, de forma a garantir um melhor equilíbrio e estabilidade do veículo e
maximizar a eficiência do ABS. Disponível para alguns modelos, o sistema ATC
(Automatic Traction Control) controla a velocidade das rodas e o torque do
motor, de forma a evitar que o veículo patine em condições de piso
escorregadio. O sistema também ajuda a preservar os componentes do trem de
força, reduzindo assim os custos de manutenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário