Sucesso de aceitação junto ao público no Salão do
Automóvel de São Paulo de 2014, o Novo Fox Pepper começa a chegar às
concessionárias Volkswagen este mês. Com visual exclusivo e conteúdo
diferenciado, o hatch tem apelo esportivo e jovial, evidenciado pelo nome
Pepper (pimenta, em inglês). O modelo chega à versão de produção cinco meses
após ser exibido como conceito e está disponível em quatro cores: Vermelho
Tornado, Prata Sargas, Branco Cristal e Preto Ninja.
Com conteúdo de série baseado no do Novo Fox Highline, o Novo
Fox Pepper traz uma série de recursos de tecnologia e segurança, como Controle
Eletrônico de Estabilidade (ESC) e o controle de tração (TC e ASR). Além disso,
o modelo é equipado com o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv, da família EA211,
com quatro válvulas por cilindro, e com a nova transmissão manual de seis marchas.
O estilo ousado do Fox Pepper é evidenciado pelo teto preto,
com pintura especial e acabamento premium. Soma-se a isso o novo para-choque
dianteiro, com visual mais robusto do que o restante da linha Fox. Assim como
no Novo CrossFox, no Novo Fox Pepper os faróis auxiliares – que contam com aros
pintados em preto brilhante – têm formato retangular e tripla função,
funcionando como faróis de neblina, faróis de longo alcance. E estes faróis
ainda tem a opção das luzes de conversão estática (também conhecidas por
“Cornering lights”).
Chama a atenção também a grade frontal, em formato de colmeia
e com friso vermelho horizontal, inspirada na do Novo Golf GTI. Além disso, a
máscara do farol é mais escurecida (menos metalização), conferindo maior
esportividade ao modelo. Ainda no para-choque dianteiro há um aplique pintado
em Chrome Effect ou na cor do veículo, dependendo da cor externa do veículo.
Passando para a vista lateral, chamam a atenção os
retrovisores (com luz de direção integrada) pintados em Vermelho Tornado (para
veículos nas cores Branco Cristal, Preto Ninja e Prata Sargas) ou Preto Ninja
(para veículos na cor Vermelho Tornado). O aplique na parte inferior das portas
também é diferenciado e é pintado em Chrome Effect (para veículos nas cores
Preto Ninja e Prata Sargas) ou na cor do veículo (para veículos nas cores
Branco Cristal e Vermelho Tornado). A soleira interna das portas traz um aplique
decorativo com o nome “Fox Pepper”.
Pouco abaixo dos retrovisores destaca-se o adesivo de uma
pimenta, alusivo ao nome da versão. Outro elemento de estilo que realça a
vocação esportiva do modelo são as rodas de liga leve de 15 polegadas com
visual exclusivo. Assim como o Novo Fox Highline, o modelo pode receber
opcionalmente rodas de 16 polegadas com visual exclusivo e efeito diamantado,
ainda mais esportivas.
Ostentando um visual que mescla elementos de aventura e de
esportividade, o Novo Fox Pepper traz na lateral molduras na cor preta
(claddings), alocados acima das caixas de roda, reforçando o desenho das caixas
de roda e o caráter esportivo do veículo. A tonalidade preta figura também na
traseira do carro. Na parte inferior do para-choque traseiro há um difusor de
ar pintado em preto brilhante. O Novo Fox Pepper conta também com ponteira de
escapamento dupla.
O modelo pode receber opcionalmente uma caracterização ainda
mais esportiva, através do teto pintado em cor Preto Ninja, a coluna “B” (central)
com adesivo preto brilhante e rodas de liga leve pintadas de preto nas hastes
internas e diamantadas na face externa. Esta opção está disponível para os
veículos nas cores Branco Cristal, Vermelho Tornado e Prata Sargas. Para os
veículos na cor Preto Ninja, há a opção das rodas de liga leve pintadas de
preto nas hastes internas e diamantadas na face externa.
O interior traz uma ambientação totalmente nova em comparação
aos demais modelos da linha Fox. As saídas de ar com aros pintados de vermelho
evidenciam a proposta esportiva do modelo . Com a nova linguagem mundial de
estilo, o volante revestido em couro com costuras na cor vermelha é semelhante
ao do Novo Golf Highline, oferecendo comandos intuitivos dos sistemas de
som e de telefonia, assim como do computador de bordo. Destaque para o cinzeiro
com o logotipo da versão e a inscrição “Fox Pepper” em adesivo resinado.
O Novo Fox Pepper é equipado com o novo motor 1.6l MSI, da
família EA211. Com até 120 cv (etanol), esse motor conta com quatro válvulas
por cilindro, sistema E-Flex de partida a frio aquecida (que dispensa o tanque
auxiliar de combustível), coletor de escape integrado ao cabeçote, bloco e
cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas, duplo circuito de arrefecimento
e duplo comando de válvulas integrado à tampa do cabeçote.
Com todas essas inovações, o Novo Fox Pepper, quando
abastecido com etanol, acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge
velocidade máxima de 189 km/h. Com gasolina, são 10,3 segundos para a
aceleração de 0 a 100 km/h e 183 km/h de velocidade máxima.
ESC – Controle eletrônico de estabilidade – Presente no Novo Fox Highline, o sistema de
controle eletrônico de estabilidade (ESC) também integra a lista de opções de
recursos de segurança no Novo Fox Pepper. O sistema reconhece um estágio
inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os
comandos do motorista com as reações do veículo a esses comandos. Se
necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até
atingir a condição de estabilidade.
HHC (Hill Hold Control) ou controle de
assistência de partida em rampas – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o
veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio.
Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a
partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de
tração – Integrado ao ESC, o ASR auxilia o motorista a arrancar
ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de
sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e
a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus
em qualquer condição de utilização.
EDS (Elektronische Differenzialsperre) –
Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em
uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da
roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração,
proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de
“tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o
motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em
velocidade de até 80 km/h.
HBA – Função adicional do sistema ESC, o HBA ou
BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso
inédito na linha Fox. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da
velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma
condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão
no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a
condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário