A Kia Motors apresenta um novíssimo motor “Kappa” 1.0
T-GDI (turbo a gasolina de injeção direta), com produção mundial prevista a
partir de seu lançamento que ocorre no 85º Salão Internacional do Automóvel de
Genebra, em 3 de março. Seguindo tendência downsizing, a marca equipou sua
grande novidade no novo Kia Cee’d GT Line.
O novo motor T-GDI Kappa ‘abraça’ a tendência da
indústria de unidades menores com eficiências mais elevadas que consomem menos
combustível e emitem menos emissões, mas com mais desempenho motriz.
O primeiro carro a se beneficiar do novo 1.0-litro T-GDI
será a nova gama da linha Cee’d GT. Nesta aplicação, o novo motor “Kappa”
desenvolve 120 cv a 172 Nm de torque e foi projetado para oferecer níveis de
emissões de CO2 mais baixos quando comparado com o motor GDI 1.6 litro
disponível em outros modelos Cee’d.
Após o Cee’d GT Line, disponível em toda Europa a partir
do 4º trimestre de 2015, o novo 1.0 litro T-GDI equipará outros modelos da Kia
no futuro.
O novo propulsor é o primeiro da próxima gama de motores
de tamanho reduzido da marca coreana na Europa. O modelo foi desenvolvido
internamente pela equipe de desenvolvimento de powertrain da Kia no centro
R&D, em Namyang, na Coreia.
Os principais objetivos dos engenheiros ao longo do
desenvolvimento foram o fornecimento de uma resposta imediata do motor de
combustão altamente eficiente e acesso ao binário máximo de baixas rotações do
motor. Estes representam os pilares da estratégia mais ampla da Kia para
desenvolver motores de tamanho reduzido em seu projeto global.
Ao longo do desenvolvimento do T-GDI, as equipes de
P&D da Kia têm assegurado melhoria de 10% a 15% em eficiência de combustível
em comparação com atual motor GDI 1.6 litro da marca.
O novo motor de tamanho reduzido apresenta injetores
perfurados a laser, com seis furos individuais. Ao invés de injetar
convencionalmente a mistura ar-combustível dentro da câmara de combustão, os
buracos perfurados a laser, dispostos em forma de pirâmide, permitem a mistura
ar-combustível se espalhar por todo o cilindro. Apoiado por uma bomba de alta
pressão, os novos injetores são capazes de fornecer pressão de injeção de
combustível de até 200 bar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário