Coluna 0615 - 04.02.2015 - edita@rnasser.com.br |
Fiat já vende
o Bravo em versão 2016. Fácil identificá-lo: o visual foi aprimorado, com ênfase
em soluções de estética para valorizar esportividade e implementação de
conteúdo. São quatro versões em decoração - Essence, Sporting, Black Motion e
TJet. Três versões de suspensão, incluindo troca de molas, amortecedores, rodas
e pneus, para melhor aproveitar a dinâmica ou a exigência de condução
prazerosa; dois tipos de motores, 1.8, 16 válvulas, aspirado, flex, 130/132 cv
de potência gasálcool e álcool, e o 1.4 16 v, injetado, turbo, a gasolina 152
cv. Dois tipos de câmbio, 5 velocidades com acionamento mecânico ou
automatizado Dualogic, e 6 velocidades, exclusivo no TJet.
Busca atingir
amplo leque de clientes esclarecidos, tanto os apreciadores de automóveis,
acomodação e rendimento, quanto os exigentes pelas atuais modas periféricas, os
sistemas eletrônicos. O motor turbo mantém um adjutório extra performance por
alteração de regulagem eletrônica. Tal sistema, dito Overboosting,
implementa o Turbo e faz gerar adicionais 2 kg de torque, com imediata resposta
em aceleração.
Caminho
O novo visual
frontal adotou novos para-choques, molduras de lanternas e faróis, a moda
mundial da barra cromada em V no para-choque, e detalhes como rodas para cada
uma das versões. No posterior, idem: para choques redesenhado com defletores de
ar, lanternas, spoiler. Ajustes enfatizaram o estilo,
realçando a forma de cunha. Na versão Sporting o adesivo lateral é
longitudinal, traço elegante, ajuda com tal sensação. No conjunto liderado por
Peter Fassbinder, obteve-se bom resultado.
Interior
marca-se pela preocupação de aconchego, boa receptividade, e aplicação de
materiais com jeito de refinamento visual e ao toque, mudanças na grafia do
painel de instrumentos, apoia braço rebatível com porta copos.
A tecnologia
embarcada fez progressão em conectividade, largo conteúdo com ênfase ao sistema
Uconnect Touch, mundialmente utilizado pela FCA - novo nome de Fiat e Chrysler
-, em Jeep, Chrysler, RAM, Alfa Romeo e Fiat. A nova central multi mídia
aumenta a conectividade, inclui câmera de ré, e o coloca à frente dos
concorrentes principais, GM Cruze, Peugeot 308 e VW Golf, ao permitir opção com
GPS atualizado fornecido pela Tom Tom. Apesar do conteúdo extra o Bravo 2016
tem menor preço ante concorrentes.
Mercado
No mercado
desde 2010, já vendeu 24 mil unidades, e a Lélio Ramos o experimentado diretor
comercial da Fiat imagina as demandas por versões sejam 50% Essence, 30%
Sporting e restantes entre Black Motion e TJet.
Quanto custam
R$
Essence
|
61.990
|
Sporting
|
67.990
|
Black Motion
|
68.990
|
TJet
|
78.490
|
Roda-a-Roda
Freio – Após
desvalorização de 20% a GM suspendeu produção de Opel Astra e Chevrolet
Cruise na Rússia, informa Automotive News Europe. Suas vendas
caíram 26% ano passado – mercado encolheu 10% -, e projeta-se redução de 30%
neste exercício. Ford e VW também escrituraram perdas.
Retorno – Para
mostrar ter tomado a estrada de volta aos bons resultados, Mitsubishi japonesa
aproveitará Salão de Genebra, para exibir nova geração do crossover ASX.
Na mostra, o conceito será plug in – elétrico de recarregar na
tomada. Vendas em 2017.
Marca -
Renault resolveu fazer carro esportivo, o RS.01, sem o simplório caminho de
vestir a base mecânica do GT-R da sócia Nissan. Quer aproveitar a imagem da Alpine,
que adquiriu e fechou. Mágica em rendimento por aerodinâmica e baixo peso.
Junta -
Associou-se com britânica Caterham, produtora do Lotus 7 atualizado, e
rápida capacidade de desenvolver soluções e peças para performance. Não
deu certo, assumiu tudo, sobrou para o designer chefe Laurens
van der Acker acertar as linhas do ex projeto comum.
Alpine -
Grosso modo, conceito de peso mínimo com motor forte. Assim, muita fibra
de carbono na estrutura leve, motor Nissan GT-R com imaginados 550
cv, entre eixos e transmissão de sete velocidades.
Corridas - Quer
integrá-lo à Renault sport em nova categoria de automobilismo. Talvez
seja amenizado, ganhe confortos e vendido a público, re editando a dupla
personalidade dos míticos Alpine da era do criador Jean Rédélé.
Q da Questão – Não
está bem parada a questão de a Audi batizar como Q1 seu
próximo SAV. O registro é da Alfa Romeo. O Q1 ou nome a ter, é um Audi mini,
baseado na boa plataforma do VW Polo.
Confiança –
PSA, holding Peugeot Citroën, em dificuldade de caixa e
esforço para retornar à competitividade no mercado, abriu subscrição de
ações da empresa aos funcionários. Ótimas respostas, superando expectativas.
Muda – Toyota
marcou data para o novo Etios: início de 2016, quando terá aumentada a
capacidade industrial de 74.000 a 108.000 unidades/ano e atualizará o produto,
inicialmente repelido pelo mercado.
De novo – Etios
foi lançado para competir com Gol, Palio, Onix, na base do mercado, mas ficou
distante em vendas em 2014. Nova versão, lançada na Indonésia como Etios Valco
retocou grade e detalhes. Aqui deve mudar por dentro, especialmente pela
ventilação errada, para carros com direção à direita.
Fugaz –
Nissan anunciou, quando iniciar as vendas do March com novo motor 1.0 de três
cilindros, terá deixado fazer o Active, modelo antigo, recém exumado e ora
descontinuado. Terá sido o produto com a vida mais curta no mercado.
Costume –
Tradição besta este caminho de ter os veículos de menor vida no mercado. Foi
assim com o primeiro picape Frontier feito no Brasil, e com o SUV X-Terra. Mal
costume, deixa o cliente em suspenso. Quem comprou o Active com financiamento
ficou órfão em prazo curto e pagará por amplo período.
Início –
Volkswagen inicia vender ainda neste mês o novo Jetta vindo do México,
motores 2.0 comum, atmosférico, e 16V, injeção direta, Turbo. Se
a fim, adiante-se. Será produzido no Brasil, porém com motorização
1.4.
Pílula – Boa
medida do acirramento da competição na faixa dos SAV, os Sport Activity
Vehicles, onde estão EcoSport, Duster, Trakker, Peugeot 3008, Honda
iniciou divulgação homeopática de seu HR-V, da especialidade. Não o tem à
venda, mas quer atrapalhar os outros.
+ - Para
sanção presidencial o aumento da adição de álcool à gasolina simples. De 25%
para 27%, mais 2% de variação, pode arranhar 30%.
Bom ? – Acima
de 25% de álcool na gasolina o motor não o aproveita como aditivo oxigenador.
Apenas aumenta o consumo. É bom - para os usineiros. Anfavea, associação dos
fabricantes de veículos, não endossa tecnicamente e recomenda uso da gasolina
Premium, sem o adicional.
Será ? -
Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exigirá, a partir de 01.maio, exame
toxicológico aos motoristas das categorias C, D e E, na renovação ou ascensão
na CNH. É Resolução 517/15 e pelo exame quer saber quem usou substâncias
psicoativas, maiores causadoras de acidentes de caminhões e ônibus.
Ocasião – A
fim de Ford EcoSport ou Renauld Duster ? Bons negócios no horizonte.
Para peitar a novidade do Jeep Renegade prometendo assumir liderança do
segmento Eco e Duster, atuais líderes, terão atualizações. Antes, redução de
preços e oferecimento de vantagens.
Topo -
Revenda apenas para motos de elevada cilindrada. É a Hiuri, no Alto de
Pinheiros, S. Paulo, vendedora acima de 500 cm3 e scooters. É o
conceito Dream, projeto da Honda em implantar no país inteiro, separando
classes por endereço, instalações e especialização. Sub rede chic já
tem 82 revendas.
Ocasião – Feira
profissional para aproximar fornecedores de fabricantes de componentes,
concessionários, oficinas, enfim todo o segmento, Automec será realizada em S
Paulo, no Pavilhão do Anhembi, de 7 a 11 abril. Atração, oficina de alta
qualidade, tipo modelo a seguir. Mais ? www.automecfeira.com.br
Turbo – Mercado em
baixa exige criatividade. Ford estendeu facilidades do Plano Sazonal, para
produtores rurais, a interessados em adquirir o Ranger diesel. Entrada de 54%,
6 pagamentos semestrais, juros de 6% a.a.
De fora – Em
meio à polêmica sobre a real utilidade de portar extintor de incêndio e o adiar
da fiscalização sobre novo modelo, um aviso: pela Resolução do Contran Nº 157,
de 22 de abril 2004, veículos antigos, de Coleção, identificados pela placa
preta, estão dispensados do equipamento.
Precaução – Se do
seu caso, copie e tenha em mãos a Resolução nº 157/04 para evitar conversinhas
de guardas mal informados.
Furto –
Larápio subtraiu picape F 75 de colecionador paulistano. Fácil identificar. Se
parado, cor laranja avermelhado e placas BLG 4663/SP. Se em movimento, anda
muito com motor Ford 2.3 turbo. Viu, avise o dono: Toni (11)
99609-0765.
Gente – Rodrigo
Tramontina, jornalista, outro lado. OOOO Bom de serviço na Peugeot
por largo período, integra edição do programa especializado Auto+, no portal
Terra e na BandSport. OOOO Chico Lellis, jornalista ex GM e ex
Diário do Comércio, idem. OOOO Empresta talento à editora
Motorpress. OOOO Frédéric Sebbagh, francês tropicalizado, diretorda
Continental de pneus, promoção. OOOO Presidente Brasil e Argentina.
OOOO Michael Kuester, estadunidense, executivo da DAF Caminhões,
promoção. OOOO Era diretor e agora presidente da empresa no Brasil.
OOOO Marco D´Ávila, brasileiro, ex presidente da DAF local,
ascensão. OOOO Vice Presidente da Paccar para operação latino
americana. É a holding que
abriga a DAF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário