domingo, 10 de abril de 2016

Após crescimento no Brasil em 2015, Iveco Bus mira as exportações

A Iveco Bus começou 2016 como a única montadora do segmento de transporte de passageiros a registrar crescimento no ano passado, 62,4%. Agora, os esforços da marca também estão voltados para a América Latina. O objetivo é expandir a participação de mercado com modelos, como o chassi 170S28, que já integram a frota de grandes empresas brasileiras, por exemplo, a Ita Transportes e a Suzantur.

Países como Colômbia, Costa Rica e Paraguai receberam veículos da montadora. Esse movimento, que teve início em 2015, já rende bons frutos à marca. A Iveco Bus mais que dobrou suas vendas, partindo de 134 unidades em 2014, para 443 em 2015. Humberto Spinetti, diretor de negócios de ônibus da Iveco para a América Latina, destaca que o chassi foi testado e aprovado no Brasil, com destaque para quesitos como potência, economia de combustível e custo operacional. “Enxergamos um potencial muito grande para nossos produtos no mercado latino americano”, ressalta.

Recentemente a Iveco Bus lançou o GranClass 150s21. Com foco no mercado de transporte escolar, o ônibus encarroçado pela Mascarello segue o conceito de sucesso do chassi 170S28 e é mais uma opção da marca para o mercado externo. “Nosso portfólio conta com veículos altamente competitivos e prontos para brigar de igual para igual com nossos concorrentes no exterior. Estamos fazendo a lição de casa aprimorando nossos produtos e fortalecendo a rede de concessionárias”, complementa o executivo.

Os produtos foram desenvolvidos para atender as demandas do transporte de passageiros em toda a América Latina. Durabilidade, conforto e alta tecnologia fazem dos veículos da marca a nova opção para os operadores de transporte. 

O chassi 170S28 é um bom exemplo disso. Com evoluções tecnológicas, oferece resistência extra ao veículo nas aplicações, além do melhor consumo de combustível da categoria. A força e os resultados de consumo do modelo da Iveco Bus devem-se ao motor N67, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 280 cv, a maior do segmento. A potência do chassi 170S28 faz com que o veículo mantenha o desempenho mesmo com o sistema de ar condicionado ligado e consumindo entre 30 e 35cv de potência. 

A FPT desenvolveu o N67 com o desafio de tornar um motor mais eficiente sem abrir mão de desempenho. A resposta foi a conceituação baseada no downspeeding, que pode ser descrito como fazer um motor operar a baixas rotações com torque elevado, gerando maior eficiência e redução do consumo de combustível, além de maximizar a vida útil do motor. 

Já o Daily Minibus se destaca pela durabilidade. A plataforma baseada em chassi-longarina faz com que a vida útil do produto seja muito superior, quando comparado com veículos monobloco. Além disso, a tração traseira gera uma economia significativa de consumo de pneus para o operador. O veículo está disponível nas versões para Fretamento e Turismo, e podem levar 15+1 passageiros (45S17), com rodado simples na traseira, e 18+1 passageiros (50C17), com rodado duplo. Um veículo perfeito para o transporte municipal e intermunicipal. 

Com alto padrão de acabamento, os veículos possuem itens de série como ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, CD player com alto-falantes, air bag duplo, trio elétrico e teto alto. O bagageiro traseiro, disponível na versão do Daily Minibus Turismo, proporciona grande capacidade de bagagem, tornando o veículo flexível para operações de fretamento durante a semana e turismo aos finais de semana. 

Outro destaque é o chassi 70C17 . Painel integrado de fábrica, design inovador, conforto e pré-disposição com compressor para ar condicionado são algumas características do modelo. Encarroçado pelas principais encarroçadoras do país, o ônibus tem capacidade para transportar até 29 pessoas. Nas opções fretamento, os veículos desempenham máxima performance, com maior economia e eficiência. Com seis marchas sincronizadas à frente e uma ré, o conjunto permite mudanças rápidas e precisas, traduzindo em ganho na ergonomia, no conforto ao motorista e com o melhor consumo de combustível da categoria. 

O “caçula”da turma é o GranClass 150S21. O chassi da Iveco Bus possui um motor N45, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha. O propulsor de 4,5 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 206 cv, a maior da categoria. O torque, chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm.


Também buscando oferecer mais conforto para o motorista, o GranClass 150S21 conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada. Para o motorista o resultado é uma viagem mais prazerosa e suave. Já o passageiro viaja com segurança e comodidade.

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