A Iveco Bus começou 2016 como a única montadora do
segmento de transporte de passageiros a registrar crescimento no ano passado,
62,4%. Agora, os esforços da marca também estão voltados para a América Latina.
O objetivo é expandir a participação de mercado com modelos, como o chassi
170S28, que já integram a frota de grandes empresas brasileiras, por exemplo, a
Ita Transportes e a Suzantur.
Países como Colômbia, Costa Rica e Paraguai receberam
veículos da montadora. Esse movimento, que teve início em 2015, já rende bons
frutos à marca. A Iveco Bus mais que dobrou suas vendas, partindo de 134
unidades em 2014, para 443 em 2015. Humberto Spinetti, diretor de negócios de
ônibus da Iveco para a América Latina, destaca que o chassi foi testado e
aprovado no Brasil, com destaque para quesitos como potência, economia de
combustível e custo operacional. “Enxergamos um potencial muito grande para
nossos produtos no mercado latino americano”, ressalta.
Recentemente a Iveco Bus lançou o GranClass 150s21. Com
foco no mercado de transporte escolar, o ônibus encarroçado pela Mascarello
segue o conceito de sucesso do chassi 170S28 e é mais uma opção da marca para o
mercado externo. “Nosso portfólio conta com veículos altamente competitivos e
prontos para brigar de igual para igual com nossos concorrentes no exterior.
Estamos fazendo a lição de casa aprimorando nossos produtos e fortalecendo a rede
de concessionárias”, complementa o executivo.
Os produtos foram desenvolvidos para atender as demandas
do transporte de passageiros em toda a América Latina. Durabilidade, conforto e
alta tecnologia fazem dos veículos da marca a nova opção para os operadores de
transporte.
O chassi 170S28 é um bom exemplo disso. Com evoluções
tecnológicas, oferece resistência extra ao veículo nas aplicações, além do
melhor consumo de combustível da categoria. A força e os resultados de consumo
do modelo da Iveco Bus devem-se ao motor N67, da FPT Industrial, com seis
cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, atende as
normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 280 cv, a maior do
segmento. A potência do chassi 170S28 faz com que o veículo mantenha o
desempenho mesmo com o sistema de ar condicionado ligado e consumindo entre 30
e 35cv de potência.
A FPT desenvolveu o N67 com o desafio de tornar um motor
mais eficiente sem abrir mão de desempenho. A resposta foi a conceituação
baseada no downspeeding, que pode ser descrito como fazer um motor operar a
baixas rotações com torque elevado, gerando maior eficiência e redução do
consumo de combustível, além de maximizar a vida útil do motor.
Já o Daily Minibus se destaca pela durabilidade. A
plataforma baseada em chassi-longarina faz com que a vida útil do produto seja
muito superior, quando comparado com veículos monobloco. Além disso, a tração
traseira gera uma economia significativa de consumo de pneus para o operador. O
veículo está disponível nas versões para Fretamento e Turismo, e podem levar
15+1 passageiros (45S17), com rodado simples na traseira, e 18+1 passageiros
(50C17), com rodado duplo. Um veículo perfeito para o transporte municipal e
intermunicipal.
Com alto padrão de acabamento, os veículos possuem itens
de série como ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de
bordo, piloto automático, CD player com alto-falantes, air bag duplo, trio
elétrico e teto alto. O bagageiro traseiro, disponível na versão do Daily
Minibus Turismo, proporciona grande capacidade de bagagem, tornando o veículo
flexível para operações de fretamento durante a semana e turismo aos finais de
semana.
Outro destaque é o chassi 70C17 . Painel integrado de
fábrica, design inovador, conforto e pré-disposição com compressor para ar
condicionado são algumas características do modelo. Encarroçado pelas
principais encarroçadoras do país, o ônibus tem capacidade para transportar até
29 pessoas. Nas opções fretamento, os veículos desempenham máxima performance,
com maior economia e eficiência. Com seis marchas sincronizadas à frente e uma
ré, o conjunto permite mudanças rápidas e precisas, traduzindo em ganho na
ergonomia, no conforto ao motorista e com o melhor consumo de combustível da
categoria.
O “caçula”da turma é o GranClass 150S21. O chassi da
Iveco Bus possui um motor N45, da FPT Industrial, com quatro cilindros em
linha. O propulsor de 4,5 litros, com sistema SCR, atende as normas do
Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 206 cv, a maior da categoria.
O torque, chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm.
Também buscando oferecer mais conforto para o motorista,
o GranClass 150S21 conta com direção hidráulica, embreagem com
acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha
engatada. Para o motorista o resultado é uma viagem mais prazerosa e suave. Já
o passageiro viaja com segurança e comodidade.
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