Implantado em 2015, ano em
que completou sua 20ª temporada no automobilismo brasileiro e sul-americano, o
sistema de pontuação da Fórmula Truck agradou a pilotos, equipes, facilitou o
entendimento do público fã da categoria e foi mantido neste ano.
As dez corridas
- a próxima será dia 10 no Autódromo de Curitiba - são divididas em duas fases,
cada uma distribuindo 25 pontos ao ganhador, o que totaliza 50. Além disso,
três pontos de bonificação também estão em jogo. Um pela pole position, que é
definida no sábado à tarde, e mais um para quem fizer a volta mais rápida em
cada fase. A largada acontece domingo às 13 horas.
Os outros pontos são distribuídos assim: o segundo
colocado fica com 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16, o sexto 15, o
sétimo 14, o oitavo 13, o nono 12, o décimo 11, o décimo primeiro 10, o décimo
segundo 9, o décimo terceiro 8, o décimo quarto 7, o décimo quinto 6, o décimo
sexto 5, o décimo sétimo 4, o décimo oitavo 3, o décimo nono 2 e o vigésimo
colocado 1 ponto.
Depois da primeira corrida da temporada, que teve
a 25ª pole position e a 24ª vitória de Felipe Giaffone, que ocupa o terceiro
lugar entre os maiores ganhadores, três delas na pista de Curitiba, Giaffone
lidera com 52 pontos seguido por Paulo Salustiano, vice-campeão de 2015, com 45
e Diogo Pachenki, com 38. Na história da pista Curitiba o maior vencedor da
Truck é Wellington Cirino, com quatro vitórias. Ele e Giaffone estarão na
entrevista coletiva marcada para a próxima sexta-feira, dia 8, às 8h30, no
autódromo.
CALENDÁRIO DE 2016
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
3 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário