quarta-feira, 7 de março de 2018

Brasileiros completam viagem à China de S10

Um casal de brasileiros foi e voltou da China a bordo de uma picape Chevrolet S10. A aventura de Amandio Palhares e Joselle Pinheiro terminou oficialmente sábado, dia 3 de março, na fábrica da GM em São José dos Campos (SP). A largada havia acontecido há 15 meses na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo.

Ao todo, eles atravessaram 16 países, três continentes e dois oceanos (Índico e Atlântico). “O trecho marítimo foi feito de navio, já o terrestre somou 62 mil quilômetros de diferentes tipos de pavimento e alguns imprevistos, como o fechamento das fronteiras entre a Tailândia e Mianmar, na Ásia, que nos obrigou a redesenhar parte do trajeto”, conta Amandio, que é empresário em Goiânia e casado há 23 anos com Joselle.

Os dois revesavam as tarefas. Enquanto um estava ao volante, por exemplo, o outro checava o roteiro e fazia os registros audiovisuais, uma espécie de diário de bordo que pode ser acompanhado pelo blog viajandonos4x4.com.br. Foram mais de 500 posts nas mídias sociais e 18 mil seguidores, entre eles os dois filhos do casal.

“A tecnologia permitiu que acompanhássemos a aventura virtualmente, mas compartilhando sentimentos reais. Como filho, posso dizer que poder assistir as atitudes deles diante das adversidades me fez admirar e aprender ainda mais sobre meus pais”, descreve o filho Marcos Victor, de 21 anos.

Amandio e Joselle costumavam viajar durante a luz do dia e descansar à noite. Eles dormiam no camper de quatro metros quadrados instalado na caçamba da picape. Lá, tinham cama de casal, uma cozinha com fogão e geladeira, uma dispensa e banheiro com água quente.

“Completar uma viagem como está só é possível se você está disposto a interagir com o inesperado e com diversas culturas, pois há momentos que você depende de terceiros para conseguir um abrigo seguro ou mesmo para abastecer a caixa d`água do camper, algo essencial para sobrevivência sobre rodas” afirma Amandio.

Para ele, o maior desafio da viagem foi percorrer milhares de quilômetros do extremo sul ao extremo norte da China. “O idioma, os hábitos e a legislação chinesa foram os maiores obstáculos, principalmente porque não falávamos a língua deles e a maioria deles pouco entendiam o português ou o inglês” afirma.

O casal partiu com a S10 do Salão do Automóvel e desceu para a Argentina, onde pegaram um navio para a Malásia. De lá, rodaram para Singapura, Tailândia, Camboja, Laos, China e Austrália. Na volta, ainda passaram pelo Uruguai, Argentina, Chile antes de chegar ao Brasil.

Para Amandio e Joselle, a maior gratificação foi o aspecto cultural. “Fomos bem recebidos em todas as regiões que passamos. Acolhidos por pessoas das mais diferentes etnias e religiões. Em alguns locais conseguimos retribuir esse carinho com serviços sociais voltados ao voluntariado. Reconheço que o conceito de humildade para nós ganhou outro significativo após esta experiência”, disse Amandio.

Para a expedição, o casal utilizou uma S10 LTZ 2.8 turbodiesel 2017 equipada com um camper sobre a caçamba. A viagem de 63 mil quilômetros e 15 meses à China é a segunda grande expedição feita pelo casal a bordo de uma S10. A primeira foi com um modelo anterior da picape que os levou até o Alaska, por 65 mil quilômetros durante nove meses.

“A primeira viagem, à América, foi a realização de um sonho que nos colocou em contato com lugares paradisíacos, novas experiências e a diversidade cultural. Isso nos estimulou a conhecer o outro lado do globo, a Ásia. Agora estamos planejando mais uma expedição, rumo a Europa”, revela Amandio.

Para iniciantes que sonham fazer uma longa viagem de carro, o casal aconselha:
- Tenha um veículo apropriado e preparado para percorrer longas distâncias e diferentes tipos de climas e pavimentos.
- Mantenha as revisões do carro em dia.
- Estude bem o percurso, certifique-se da documentação necessária e planeje-se financeiramente.
- Tenha na bagagem kit de primeiros socorros e ferramentas básicas.
- A mala tem que ter roupa apropriada e alimento não perecível suficiente para se passar uma semana ao menos.
- Se for dormir no veículo, procure um local seguro para estacionar, como o pátio de um supermercado ou de um posto policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário