segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

BMW iNEXT será o primeiro veículo premium do mundo com tecnologia 5G


Durante a Consumer Electronics Show (CES) 2020 – o BMW Group mostra suas propostas visionárias para criar a experiência de mobilidade do futuro. Nesse sentido, um dos principais destaques da companhia mira a tecnologia 5G. O BMW iNEXT, que será lançado em 2021, terá capacidade 5G, o que provavelmente tornará o BMW Group a primeira fabricante premium do mundo a oferecer o novo padrão móvel em um modelo de produção. Os visitantes do evento também podem conferir, na área externa, uma demonstração ao vivo – estrelando um BMW i3 e um smartphone – que ilustra como o 5G pode levar a segurança rodoviária para o próximo nível.

O BMW Group sempre enfrentou os desafios da digitalização de frente – e tem sido fundamental para moldar e impulsionar sua implementação e desenvolvimento contínuo no setor automotivo. Da mesma forma, a fabricante adotou rapidamente a tecnologia 5G, que abre caminho para níveis sem precedentes de conectividade e troca de dados em alta velocidade, fatores essenciais para a indústria como um todo. Seu principal benefício no setor automotivo será acelerar o desenvolvimento e a implantação de direção autônoma – ou até mesmo tornar isso possível em alguns casos.

As tecnologias 5G são pré-requisitos para a condução autônoma (nível 3 em diante) – e, por extensão, para veículos com essa capacidade, com o BMW iNEXT. O número crescente de recursos altamente complexos em um veículo, incluindo assistência à direção e funções de direção semi-automatizadas, alimenta o crescimento correspondente na quantidade de dados que precisam ser processados no próprio veículo em tempo real e compartilhados com o back-end.  

Para que as funções do veículo relacionadas à segurança funcionem em um modelo como o BMW iNEXT, pelo menos os três requisitos a seguir devem ser atendidos: baixa latência, cobertura de rede de garantia e uma taxa de dados mínima alocada para aplicações específicas. Tudo isso é possível com a chegada da tecnologia 5G. Isso significa que a nova geração de componentes telemáticos desenvolvidos pelo BMW Group em parceria com a HARMAN Samsung também será a primeira a oferecer suporte ao Global Navigation Satellite System (GNSS) de alta precisão.  Como resultado, não apenas a geolocalização do veículo é mais precisa e confiável, mas também cumpre os requisitos legais (nível de
integridade da segurança automotiva B, de acordo com a ISO 26262).

O GNSS também é essencial quando se trata de incorporar funções de direção semi-automatizadas, como as que serão oferecidas no BMW iNEXT.  Os componentes telemáticos serão de composição modular, fornecendo flexibilidade extra em termos de hardware e software que o BMW Group precisa para tornar o veículo uma proposta viável para vários anos, mesmo que os ciclos de inovação estejam diminuindo o tempo todo. O uso do 5G, portanto, oferece uma visão do que o futuro reserva para os clientes em termos de funções de entretenimento e conforto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário