Ainda afetada pela pandemia da covid-19, a produção de
bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) totalizou 21.587 unidades em
maio. Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de
Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, este
volume representa uma alta de 114,3% em relação a abril do presente ano (10.071
unidades), porém naquele mês mais fábricas estavam paralisadas. Já na
comparação com maio do ano passado (73.299 unidades), houve uma queda de 70,5%.
No acumulado dos cinco primeiros meses de 2020, a
produção totalizou 202.581 bicicletas, correspondendo a uma retração de 39,1%
na comparação com o mesmo período do ano passado (332.721 unidades).
De acordo com Cyro Gazola, vice-presidente do Segmento de
Bicicletas da Abraciclo, o resultado alcançado em maio mostra que o setor está
caminhando para sair de uma grande crise, porém a retomada do mercado está
atrelada à flexibilização da quarentena nos Estados. “Algumas cidades já estão
permitindo a abertura das bike shops, bicicletarias e lojas de
departamento, que são os principais pontos de comercialização de bicicletas.
Até então, os negócios do setor estiveram fortemente atrelados ao desempenho do
e-commerce”, afirma o executivo.
Gazola também destaca que outro fator importante para a
recuperação do mercado seria o estímulo, por meio das autoridades públicas, do
uso da bicicleta como opção de mobilidade urbana. “Diversos países como França,
Reino Unido e Estados Unidos estão estimulando a população a usar a bicicleta
para evitar aglomerações em transportes públicos e consequentemente reduzir a
disseminação da covid-19, porém no Brasil, infelizmente, isso ainda é pouco
observado”.
Por conta do cenário bastante incerto, Gazola esclarece
que o setor optou por ainda não revisar suas projeções para 2020, aguardando
uma melhor observação do comportamento do mercado. “Vamos acompanhar o
desempenho do varejo e até mesmo o comportamento do consumidor, com o início
das flexibilizações municipais, para avaliarmos como serão as novas projeções
para 2020”, explica.
RESULTADOS POR CATEGORIA
Com 16.657 unidades, a Mountain Bike (MTB)
manteve em maio o posto de categoria de bicicletas mais produzida. O volume foi
134,2% superior ante as 7.112 unidades fabricadas em abril do presente ano e
52,8% inferior ao alcançado em maio de 2019, que contou com 35.268 unidades.
Em segundo lugar ficou a categoria Urbana/Lazer com
4.471 unidades produzidas, correspondendo a uma alta de 116,8% na comparação
com o mês anterior (2.062 unidades) e recuo de 84,4% em relação a maio de 2019
(28.609 unidades).
Acompanhe a seguir o comparativo de produção por
categoria:
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Na soma dos cinco primeiros meses do ano, a MTB liderou o ranking das categorias mais produzidas com 124.771 unidades, o que correspondeu a 61,6% de participação. Na sequência vieram Urbana/Lazer (57.066 unidades e 28,2%), Infantojuvenil (14.726 unidades e 7,3%), Estrada (3.996 unidades e 2%) e Elétrica (2.022 unidades e 1%).
DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO
O maior volume de bicicletas fabricadas no Polo
Industrial de Manaus foi destinado em maio à região Sudeste. Foram enviadas
12.457 unidades, correspondendo a uma alta de 212,4% na comparação com abril
(3.987 unidades) e a um recuo de 72,1% em relação a maio do ano passado (44.653
unidades).
Em segundo lugar, ficou a região Sul, com 4.417
bicicletas, volume 84,9% superior ao registrado no mês de abril (2.389
unidades) e 61,7% inferior em relação as 11.535 unidades enviadas em maio de
2019.
Com 3.048 unidades recebidas, a região Nordeste veio na
sequência do ranking. Na comparação com abril (2.740 unidades), houve uma alta
de 11,2% e em relação a maio do ano passado (7.387 unidades) a retração
foi de 58,7%.
Na região Centro-Oeste, o aumento foi de 75,8%, passando
de 749 unidades recebidas em abril para 1.317 unidades em maio. Na comparação
com maio do ano passado (3.623 unidades), a queda foi de 63,6%.
A região Norte registrou 348 unidades, significando uma
alta de 68,9% na comparação com o mês anterior (206 unidades) e uma redução de
94,3% em relação ao mesmo mês do ano passado (6.101 unidades).
No acumulado dos cinco primeiros meses de 2020, a região
Sudeste também ficou em primeiro lugar no ranking com 109.412 unidades e 54% do
volume total distribuído. Na sequência ficaram as regiões Sul (35.677 unidades
e 17,6%), Nordeste (31.947 unidades e 15,8%), Centro-Oeste (15.098 unidades e
7,5%) e Norte (10.447 unidades e 5,2%).
IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
Em maio, foram importadas 1.629 bicicletas em todo o
território nacional, segundo dados do portal de estatísticas de comércio
exterior Comex Stat analisados pela Abraciclo. O resultado foi 122,5%
maior que o registrado em abril (732 unidades) e 39,6% inferior ante as 2.697
bicicletas importadas em maio do ano passado.
Também a partir de dados do portal Comex Stat analisados
pela Abraciclo, as exportações de bicicletas brasileiras em maio somaram 861
unidades. Na comparação com abril do presente ano, quando foram embarcadas
somente 15 unidades, a alta foi de 5.640%, e em relação ao mesmo mês do ano
passado (2.510 unidades), a queda ficou em 65,7%.
As bicicletas produzidas em todo o território nacional
foram exportadas em maio para o Paraguai (494 unidades e 57,4% do total) e
Estados Unidos (367 unidades e 42,6%).
No acumulado do ano, os embarques para o exterior somaram
2.838 unidades, representando uma redução de 63,9% na comparação com o mesmo
período do ano passado (7.854 unidades). O principal destino foi o Paraguai
(1.636 unidades e 57,6% do total), seguido pela Bolívia (505 unidades e 17,8%)
e Estados Unidos (373 unidades e 13,1%).
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