segunda-feira, 22 de junho de 2020

CURIOSIDADE: Saiba como nasceu o processo de vulcanização que originou o nome da Goodyear


Sabe aquela tamanha dedicação a um projeto que lhe faz adormecer de cansaço? Pois é, foi mais ou menos assim que nasceu a vulcanização por meio das mãos de Charles Goodyear. Após um leve descanso, o inventou descobriu que havia deixado por acaso uma mistura de borracha com enxofre exposta ao calor e ao chumbo. O resultado daquilo que poderia ter sido um acidente, foi na verdade a conclusão final da vulcanização, processo que permite que todas as propriedades da borracha sejam otimizadas para a utilização industrial, conferindo maior força de tensão, resistência à dilatação, maior elasticidade e capacidade de adaptação ao clima.

Com isso, há 176 anos, Charles Goodyear, patenteava a revolucionária invenção em 15 de junho de 1844. Antes de chegar ao resultado, Goodyear havia tentado dar mais elasticidade a borracha utilizando talcos e ácidos, mas nenhum dos processos tiveram êxitos. A borracha utilizada no início do século 18 apresentava dois grandes problemas: dificuldade em trabalhar com a borracha sólida e, por outro lado, os artefatos se tornavam moles e pegajosos quando submetidos ao calor. Em tempo frio, tornavam-se progressivamente rígidos, até que no rigor do inverno, quase completamente inflexíveis. Ademais, desenvolviam odores desagradáveis após um período curto de tempo.

Para melhorar a borracha e deixá-la propicia para ser usada em diversas finalidades, ela precisava ser vulcanizada . O processo consiste na aplicação de calor e pressão a uma composição de borracha, a fim de dar forma e propriedades ao produto.

A patente afirma que a borracha "terá alteradas suas qualidades de forma a não ficarem amolecidas pela ação do raio solar ou do calor artificial...nem serão deterioradas pela exposição ao frio."

Charles Goodyear morreu em 1860, mas o processo de vulcanização ainda é utilizado e foi adotado por todas as grandes companhias de borracha e por muitos fabricantes de produtos de borracha. Em homenagem a tamanha invenção, Frank Seiberling, fundador da Goodyear, deu o nome à empresa de "Goodyear Tire & Rubber Company" .

Já o nome vulcanização é em homenagem ao Vulcano, o Deus romano do fogo, significando a patente tanto no sentido do calor como no do enxofre - que é de origem vulcânica - onde ambos estão envolvidos na reação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário