A correia de transmissão de uma motocicleta
Harley-Davidson é fácil de ser ignorada, até mesmo como resultado de seu
próprio design. Desenvolvida para ser limpa e silenciosa, a correia de
transmissão pode durar várias temporadas sem precisar ser substituída.
“Em condições ideais, já vimos correias durarem 160.000
quilômetros”, disse Martin Ginns, gerente comercial de manutenção da
Harley-Davidson. “Mas, devido ao fato de nossas correias de transmissão serem
tão confiáveis, muitos proprietários não se dão conta de que, embora exija
muito menos atenção do que componentes presentes em outros veículos de duas
rodas, uma correia não chega a ser livre de manutenção. ”
O modelo Sturgis FXB 1980 foi a primeira
motocicleta da Harley-Davidson equipada com uma correia de transmissão moderna.
Diferentemente da corrente que, eventualmente, veio a ser substituída na linha
de modelos Harley, uma correia de transmissão não precisa ser limpa e lubrificada.
O equipamento
pode parecer quase delicado, mas os cabos tensionados de fibra de
carbono super reforçados no seu interior o tornam muito forte e resistente ao
estiramento.
Além das instruções do Manual do Proprietário, que
alertam sobre a necessidade de inspecionar regularmente as condições da correia
de transmissão antes de pilotar, o cronograma de manutenção de todos os modelos
de motocicletas Harley-Davidson requer uma inspeção e verificação da tensão da
peça após os primeiros 1.600 km e a cada 8.000 km.
Uma causa comum de danos da peça é um pedra se alojar
dentro dela quando ela passa pela roda dentada. “Os proprietários que removem o
defletor inferior de detritos por motivos estéticos correm um risco muito mais
alto de danificar a correia”, explicou Ginns. “Especialmente se você tiver uma
longa entrada de garagem pavimentada com saibro ou pilotar regularmente em
estradas com isolamento de cascalho, vale realmente a pena inspecionar a
correia no intervalo entre as manutenções. ”
Ao inspecionar a correia, procure detritos presos nos
dentes e danos à correia, que podem tomar a forma de um furo ou rachadura
visíveis na superfície nervurada externa, uma rachadura na base dos dentes ou
dentes faltando, ou, ainda, cabos tensionados expostos. Se uma pedra danificar
a correia, pode também danificar um dente da roda dentada, e ambas as rodas
dentadas devem ser substituídas sempre que for instalada uma correia nova. O
verdadeiro segredo para sua a vida útil é a manutenção da tensão
adequada, uma tarefa que deve ficar a cargo dos técnicos treinados pela fábrica
na oficina autorizada de uma concessionária Harley-Davidson.
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