Nos anos 60, com o avanço da tecnologia e da corrida
espacial, os robôs ganharam força no imaginário popular e a Ford criou o seu
primeiro autômato, batizado como Freddie Ford. Com 2,74 metros de altura e
construído com peças de carros Ford da época, como Mustang, Thunderbird e
Granada, era usado para exibição em shopping centers, eventos e feiras de
automóveis.
Freddie acabou gerando uma família, com irmãos que como ele passavam o tempo
viajando pela América para entreter o público e contar a história de excelência
da engenharia da Ford. Seu primeiro papel foi como assistente de mágico, em
1965, numa apresentação de 15 minutos dentro no road-show Mundo Mágico da Ford.
O seu design foi inspirado num cavaleiro medieval com
armadura. Tinha antenas de rádio nos ouvidos, luzes de estacionamento do
Mustang nos olhos e a luz de ré do Thunderbird na boca, além de uma luz de
pisca no topo da cabeça. As articulações dos ombros eram feitas de calotas e os
braços, de ressonadores e amortecedores de picapes.
As mãos traziam sapatas de freio e os pés, bandejas de
óleo da Mercury. Seus lados eram feitos da metade de um motor Comet completo,
com carburador. No peito, exibia medidores de pressão, amperagem, temperatura e
combustível do Thunderbird. Quando ligado, os indicadores do robô funcionavam e
ele podia conversar.
A segunda geração do Freddie Ford também foi feita
principalmente com peças de carros da Ford. Ele tinha até uma câmera de
televisão no nariz para poder ver com quem estava falando. No peito, havia um
velocímetro do Mustang com hodômetro que registrava os quilômetros enquanto ele
falava, um rádio AM/FM estéreo, luzes do painel do Mustang e um cinto de
segurança. Seus joelhos eram construídos com tampas de combustível do Mustang e
os grandes pés, com reservatórios de óleo.
Freddie trazia também um console com 12 botões no peito
e, quando eles eram apertados, respondia a perguntas como:
“O que se entende por: Ande suavemente e leve um grande
porrete?”. Resposta: “A frase é real. Dirija com suavidade e leve seis grandes
cilindros. Veja só: um novo motor de seis cilindros e 250 cavalos de potência é
de série no Torino e opcional no Mustang. Você dirige suavemente porque ele é
eficiente: um desempenho silencioso – e também econômico.”
“Essas panelas de óleo são realmente seus pés?” Resposta:
“Sim, senhor, estas panelas de óleo são do maior motor V8 que usa apenas
gasolina comum. E lembre-se que as trocas de óleo são necessárias apenas a cada
seis meses ou 9.000 milhas.”
“Por que você tem freios a disco nas mãos?” Resposta:
“Porque eles agarram mais rápido e melhor e são 55% mais fáceis de acionar que
os freios a tambor. Em 1970, freios a disco dianteiros
estão disponíveis em
todos os modelos e são de série em alguns.”
Hoje, a Ford ainda conserva uma versão do Freddie nos
arquivos da sua sede mundial, em Dearborn, EUA. Ela é do início dos anos 80,
ainda funciona e, quando se pressiona o botão, responde a uma das 12 perguntas
pré-programadas sobre produtos da Ford de 1982.
Como, por exemplo: “Os Broncos são encontrados somente no
Oeste?” Resposta: “Meu senso de cavalo me diz que não, você pode encontrar
Broncos em qualquer revendedor Ford, em qualquer direção.
O seu revendedor Ford
diz que o Ford Bronco é o veículo familiar de quatro rodas mais avançado da
América e que está a quilômetros de distância em economia de combustível e
design avançado. Um complemento perfeito para qualquer curral.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário