Em épocas de grandes mudanças, a Fiat se preparou para
novos tempos. E a Nova Strada é o mais recente lançamento que aponta a marca
nessa direção. Em sua segunda geração, a picape compacta evoluiu por completo
para manter sua liderança de duas décadas de mercado.
O visual da Nova Strada está
em linha com o design bem-sucedido dos últimos lançamentos da Fiat. Mesmo
inspirado nos elementos da picape Toro – vencedor de cinco prêmios nacionais e
internacionais de design, inclusive o cobiçado Red Dot Award – o modelo tem
identidade própria. Com influência italiana, para ser funcional e emocional ao
mesmo tempo, todo o desenvolvido foi realizado no FCA Design Center Latam do
Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG).
Sua forte presença é marcada
por uma frente elevada, com destaque para os faróis de LED afilados com luzes
DRL (Daytime Running Light). O conjunto ótico produz 1.700 lúmens, cerca de 20%
mais luminosidade que seu principal concorrente. Ainda na dianteira, a grade
imponente abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o discreto e
elegante Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os carros da
fabricante receberão daqui para frente. O capô vincado sugere a força e a
robustez que caracterizam o veículo.
Todo seu desenho exclusivo
prossegue por uma linha de cintura ascendente, que destaca vigorosas caixas de
rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as lanternas funcionam como
uma assinatura do modelo. No conjunto, o design confere à Nova Strada uma
impressão visual de presença muito marcante.
E por falar em versatilidade a movimentação de carga
agora é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio
amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez, já que
suporta cargas de até 400 kg. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo. O vão de
carga também é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como
divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e
superiores, que tornam o espaço preparado para diferentes funções. Com o
travamento da tampa, fica bloqueado
também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.
também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.
Como itens de série em
todas as versões recebeu, entre outros recursos, controle de
estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado
E-Locker (TC+).
As versões Endurance são
equipadas com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv a 5.750 rpm (etanol)
e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5
kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.
A partir da versão Freedom, a
Nova Strada dispõe de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos
pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5” de TFT,
capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve, impulsionadas pelo
moderno motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250
rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e
torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico
do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.
A Nova Strada Volcano conta
também com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré,
volante em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento. A versatilidade do
modelo fica ainda mais evidente com itens como capota marítima, barras
longitudinais no teto e de proteção (santantônio), além dos pneus 205/60 R15
ATR. Como opcional, o cliente pode optar por exclusivas rodas de liga leve de
16 polegadas (pneus 205/55 R16).
Interior funcional. Além do visual imponente e de
todas as evoluções técnicas que a Nova Strada apresenta, o desenvolvimento da
nova picape levou em consideração a praticidade que os clientes esperam
encontrar em seus deslocamentos nos centros urbanos.
Para aumentar o conforto a
bordo, os consumidores dispõem de fácil acesso pelas suas inéditas quatro
portas, além do cuidado no banco traseiro para acomodar três adultos com
conforto.
Além do maior espaço interno
da categoria, o conforto também é garantido pelo baixo índice de ruídos, graças
à plataforma MPP, que propiciou a instalação estratégica de material
fono-absorvente.
Outro fator de grande conforto
a bordo está no sistema de ar-condicionado, redimensionado especialmente na
nova geração da picape, para climatizar a cabine de maneira uniforme para todos
os ocupantes.
A segurança é
garantida pelo desenvolvimento do projeto mais moderno já realizado em torno de
uma picape compacta no Brasil. Além dos quatro airbags
presentes de série nas versões de cabine dupla, o modelo dispõe de cintos de
segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga, e bancos que
protegem os ocupantes do efeito chicote (whiplash) na coluna cervical em
acidentes.
A gama da Nova Strada dispõe de
pacotes de opcionais para atender variados gostos do consumidor. A versão
Endurance tem: Pack Worker (alarme, travas e vidros elétricos, break light,
fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na
tampa do combustível e banco
do motorista com ajuste de altura); Pack Audio (rádio, autofalantes, porta USB
frontal e volante multifuncional); e Pack Teck (central multimídia Uconnect 7”,
display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas
portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e
sensor de estacionamento).
A versão Freedom apresenta o
seguinte pacote de opcionais: Pack Teck (central multimídia Uconnect 7”,
alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento). A versão Volcano tem como opcional
roda de liga leve 16 polegadas.
Preços da linha 2021 da
Nova Strada:
Endurance Cabine Plus 1.4 Fire
MT5 - R$ 63.590
Endurance
Cabine Dupla 1.4 Fire MT5 - R$
74.990
Freedom Cabine
Plus 1.3 Firefly MT5 - R$ 69.490
Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 - R$ 77.990
Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 - R$ R$ 79.990
Nenhum comentário:
Postar um comentário