A Ford anunciou a
introdução de novos recursos ao seu arsenal de tecnologias de assistência ao
motorista – reunidas no pacote Co-Pilot360 –, incluindo um sistema que permite
dirigir sem as mãos na estrada, o Active Driver Assist.
O Ford Mustang Mach-E, futuro SUV elétrico da marca, será o primeiro veículo a
oferecer essa tecnologia, que poderá ser usada em mais de 160.000 km de
rodovias dos EUA e Canadá.
O modo
“hands-free” permite que o motorista dirija sem as mãos no volante em
determinados trechos de estradas duplas pré-mapeadas – se continuar mantendo a
atenção na estrada –, para mais conforto em viagens longas.
Uma câmera
infravermelha voltada para o motorista rastreia o seu olhar e posição da cabeça
para garantir que ele continue prestando atenção na estrada enquanto estiver no
modo “hands-free”. O sistema gera alertas visuais no painel quando o motorista
precisa voltar a atenção à estrada ou retomar o controle do veículo.
A introdução do Active Drive Assist com câmera voltada para o motorista ajuda a aliviar o estresse de dirigir, mas ainda deixa o motorista
totalmente no controle. Além disso, avisa automaticamente se o motorista perder
o foco na estrada e também pode diminuir a velocidade até que ele esteja pronto
para se concentrar novamente.
O Mustang Mach-E
virá de série com o pacote Ford Co-Pilot360 Active 2.0, que além do Active
Drive Assist inclui um sistema aprimorado de estacionamento em vagas paralelas
e perpendiculares, o Active Park Assist 2.0.
Outra novidade do
Ford Co-Pilot360 2.0 é a detecção de borda da estrada, que facilita a direção
em áreas rurais, identificando os limites da pista onde há linhas visíveis
marcadas por elementos como grama ou sujeira.
A Ford
desenvolveu o Active Drive Assist para criar uma experiência de direção
confiável e realmente “hands-free”, já que a câmera monitora a posição da
cabeça e o olhar do motorista para medir sua atenção, em vez de usar somente a
pega no volante, como outros sistemas.
A Ford testou o
funcionamento do Active Drive Assist na neve, chuva, sol forte, noites escuras,
engarrafamentos e estradas, em centenas de milhares de quilômetros nos EUA,
Canadá e Europa, para que a tecnologia esteja pronta a lidar com a variedade de
condições do mundo real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário