quarta-feira, 24 de junho de 2020

Ford vai incluir recurso de direção sem as mãos no pacote de tecnologia Co-Pilot360



A Ford anunciou a introdução de novos recursos ao seu arsenal de tecnologias de assistência ao motorista – reunidas no pacote Co-Pilot360 –, incluindo um sistema que permite dirigir sem as mãos na estrada, o Active Driver Assist. O Ford Mustang Mach-E, futuro SUV elétrico da marca, será o primeiro veículo a oferecer essa tecnologia, que poderá ser usada em mais de 160.000 km de rodovias dos EUA e Canadá.

O modo “hands-free” permite que o motorista dirija sem as mãos no volante em determinados trechos de estradas duplas pré-mapeadas – se continuar mantendo a atenção na estrada –, para mais conforto em viagens longas.

Uma câmera infravermelha voltada para o motorista rastreia o seu olhar e posição da cabeça para garantir que ele continue prestando atenção na estrada enquanto estiver no modo “hands-free”. O sistema gera alertas visuais no painel quando o motorista precisa voltar a atenção à estrada ou retomar o controle do veículo.

A introdução do Active Drive Assist com câmera voltada para o motorista ajuda a aliviar o estresse de dirigir, mas ainda deixa o motorista totalmente no controle. Além disso, avisa automaticamente se o motorista perder o foco na estrada e também pode diminuir a velocidade até que ele esteja pronto para se concentrar novamente.

O Mustang Mach-E virá de série com o pacote Ford Co-Pilot360 Active 2.0, que além do Active Drive Assist inclui um sistema aprimorado de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares, o Active Park Assist 2.0.

Outra novidade do Ford Co-Pilot360 2.0 é a detecção de borda da estrada, que facilita a direção em áreas rurais, identificando os limites da pista onde há linhas visíveis marcadas por elementos como grama ou sujeira.

A Ford desenvolveu o Active Drive Assist para criar uma experiência de direção confiável ­e realmente “hands-free”, já que a câmera monitora a posição da cabeça e o olhar do motorista para medir sua atenção, em vez de usar somente a pega no volante, como outros sistemas.

A Ford testou o funcionamento do Active Drive Assist na neve, chuva, sol forte, noites escuras, engarrafamentos e estradas, em centenas de milhares de quilômetros nos EUA, Canadá e Europa, para que a tecnologia esteja pronta a lidar com a variedade de condições do mundo real.

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