Atualmente é cada vez mais comum encontrarmos veículos
híbridos e também elétricos em nossas ruas. Normalmente o carro inicia em modo
totalmente elétrico para economizar combustível, depois liga o motor a
combustão interna e passa para o modo gasolina ou mesmo bicombustível, quando o
veículo atinge uma determinada velocidade.
O motor elétrico também pode trabalhar em conjunto com o
motor a gasolina para fornecer um aumento de potência ao acelerar. Embora os
híbridos obtenham melhor economia de combustível que os veículos convencionais,
eles também apresentam alguns riscos exclusivos quando estão envolvidos em um
acidente ou quando precisam ser reparados.
A bateria híbrida de alta tensão e os componentes do trem
de força híbrido criam um risco potencial de choque. Não ouvimos falar de
ninguém sendo eletrocutado enquanto trabalhava em um híbrido ou ao ser removido
de um híbrido destruído, mas o perigo existe. Consequentemente, certas
precauções devem ser usadas ao trabalhar em um veículo híbrido.
Como regra, os híbridos que possuem um modo de condução
elétrico completo e usam baterias de voltagem mais alta do que aqueles que não
possuem um modo elétrico completo.
A bateria do Honda Insight e Civic Hybrid está
classificada em 144 volts. A bateria do Toyota Prius de 2001-2003 de 1ª geração
estava classificada em 273,6 volts, enquanto o Prius de 2004-2008 de 2ª geração
tinha classificação em 201,6 volts.
A voltagem na maioria das baterias híbridas pode causar
um choque letal, semelhante ao de uma cadeira elétrica. Além disso, a voltagem
de uma bateria híbrida é a corrente contínua (CC), que carrega mais força do
que a corrente alternada (CA). A tensão limite em que a CC se torna perigosa
pode ser tão baixa quanto 55 a 60 volts, em comparação com 110 volts para CA.
As baterias comuns de carro de 12 volts CC e os sistemas
elétricos não representam perigo, mas o sistema de ignição secundário de alta
tensão pode causar um choque desagradável (embora a corrente seja geralmente
muito baixa para causar danos graves).
Os híbridos são realmente perigosos? Não se você os
tratar com respeito, esteja ciente do risco potencial de choque e siga o
procedimento de segurança recomendado ao trabalhar em um desses veículos.
Os cabos de alta tensão em veículos híbridos geralmente
são codificados por cores para alertá-lo sobre seu perigo potencial. Na maioria
dos casos, os cabos de alta tensão são LARANJA com código de cores.
Evite o contato com esses cabos, a menos que a bateria de
alta tensão na parte traseira do veículo tenha sido desconectada. Todas as
baterias híbridas possuem um interruptor de segurança ou um mecanismo de
desconexão para desconectar a bateria do sistema elétrico do veículo.
A localização do interruptor de segurança de desconexão
da bateria e o procedimento de desconexão variam de um veículo para outro,
portanto, consulte o manual do proprietário ou a literatura de serviço para
obter detalhes específicos.
Outra precaução geralmente negligenciada é garantir que a
ignição esteja desligada e a chave esteja afastada do veículo antes de ser
reparado. Verifique se a luz READY não está acesa.
Se a energia estiver ligada, o sistema de alta tensão
está ativo e apresenta risco de choque se você entrar em contato direto com
qualquer um de seus componentes elétricos não isolados (como o inversor sob o
capô).
Outra sugestão é esperar 15 minutos antes de trabalhar no
veículo após a bateria ter sido isolada ou desconectada. Os capacitores de alta
tensão dentro do inversor precisam de tempo para esgotar a energia armazenada.
A maioria dos híbridos possui algum tipo de luz
indicadora de "Pronto" no painel para informar ao motorista quando o
sistema híbrido está ligado. Portanto, sempre verifique se a luz está apagada,
a ignição está desligada e a chave está fora do veículo antes de iniciar
qualquer serviço ou reparo.
A remoção da chave do veículo é especialmente importante
se o veículo tiver um sistema de entrada sem chave e reconhecer o chaveiro
sempre que estiver próximo do carro. Mantenha o chaveiro sem chave a pelo menos
6 metros de distância para evitar partidas acidentais.
A maioria dos híbridos ou elétricos são projetados para
isolar a bateria de alta tensão se o veículo estiver envolvido em um acidente
grave o suficiente para acionamento dos airbags.
Muitas vezes, a bateria de alta tensão e os circuitos de
fiação são separados dos outros circuitos elétricos do veículo e não usam a
estrutura ou o chassi como terra. Um sensor de falta de aterramento
desconectará a bateria híbrida e acenderá uma luz de aviso (um ponto de
exclamação dentro de um triângulo) se detectar algum vazamento de alta tensão
no veículo. A boa notícia é que ninguém foi ferido ou eletrocutado por um
veículo elétrico ou mesmo híbrido.
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resultado é consequência da queda significativa nas vendas para montadoras
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total de 2.532.359 unidades comercializadas. Os dados fazem parte do
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