A Ford apresentou nos Estados Unidos a versão
final do novo Mustang Mach 1, edição especial limitada do cupê fastback que
voltará a ser vendida na América do Norte no segundo trimestre de 2021, depois
de 17 anos.
Inspirado no feito de Chuck Yeager, o primeiro a quebrar a barreira do som –
Mach 1 – o Mach 1 original foi criado em 1969 e quebrou 295 recordes de
velocidade e resistência nas pistas.
Como o original, o novo Mach 1 faz uma ponte entre os modelos Mustang GT e
Shelby, trazendo motor
V8, aprimoramentos na aerodinâmica, na suspensão e no
cockpit, além de visual exclusivo.
Equipado com motor V8 5.0 especialmente calibrado com
mais de 480 cv de potência a 7.000 rpm e 58 kgfm de torque a 4.600 rpm, o Mach
1 é uma justa homenagem ao modelo nascido há mais de 50 anos. O seu motor usa
componentes revisados do Shelby GT350, como o coletor de admissão e o radiador
de óleo do motor com capacidade 50% maior de refrigeração.
A nova versão incorpora décadas de aprendizado da Ford
Performance, com uma frente aerodinâmica exclusiva e várias peças da Ford
Performance, incluindo a transmissão manual Tremec 3160 de seis velocidades do
Shelby
GT350. Pela primeira vez a Ford equipou a transmissão com
“rev-matching”, usando também o radiador de óleo do GT350 e a embreagem de
disco duplo e câmbio curto do Mustang GT.
Haverá também a opção da transmissão automática
SelectShift de 10 velocidades, com conversor de torque atualizado e calibração
exclusiva para maior performance. Um segundo resfriador de óleo a ar aumenta em
75% a capacidade de resfriamento.
A grade dianteira do novo Mach 1 remete ao original, com
recorte em formato de nariz de tubarão e o emblema do cavalo no centro.
Detalhes em cinza e preto fosco em todo o veículo criam um visual sofisticado.
As novas rodas pretas de alumínio, de 19x9,5 polegadas na
frente e 19x10 polegadas na traseira são uma versão moderna das clássicas rodas
estilo
Magnum 500. O pacote Handling – disponível exclusivamente com a
transmissão manual Tremec 3160 de seis velocidades – inclui rodas de 19x10,5
polegadas e 19x11 polegadas e difusor dianteiro com maior “downforce”.
As opções de cores da carroceria são cinza Fighter Jet,
prata Iconic, preto Shadow, branco Oxford, azul Velocity, laranja Twister,
vermelho Race e amarelo Grabber, com faixas laterais e no capô em preto fosco
com listras contrastantes em vermelho, branco e laranja.
O interior tem painel de instrumentos exclusivo com
detalhes em alumínio e um emblema entalhado com o número do chassi do veículo.
Os bancos de couro preto trazem uma faixa laranja constrastante, uma herança
Mach 1.
O novo divisor dianteiro melhora o desempenho na pista e
cria uma aparência mais agressiva, trabalhando em conjunto com o spoiler
traseiro para trazer o equilíbrio dinâmico ideal. O Mach 1 tem “downforce” 22%
maior que o Mustang GT com Pacote de Performance Nível 1, e com o Pacote
Handling a diferença chega a cerca de 150%.
Para melhorar a resistência na pista, foram adicionados
dois trocadores de calor laterais – um para resfriar o óleo do motor e outro
para o óleo de transmissão –, além do sistema de refrigeração do eixo traseiro
e do difusor inferior do Shelby GT500.
Uma nova cobertura do assoalho, a atualização
aerodinâmica mais importante do veículo, avança 20 polegadas a mais para trás
que o Mustang GT Performance Pack para suavizar e aumentar o fluxo de ar sob a
frente do carro.
Suas asas inferiores aumentam a força descendente e também
auxiliam no resfriamento dos freios.
Para melhorar a dirigibilidade, o Mach 1 traz também uma
nova calibração da suspensão MagneRide, direção elétrica com eixo mais rígido e
nova calibração, barras estabilizadoras e molas dianteiras mais rígidas,
booster de freio do Mustang GT Performance Pack nível 2, pneus Michelin PS4 e
subquadro traseiro com buchas mais rígidas.
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