quinta-feira, 23 de outubro de 2014

AGRALE COMEMORA 16 ANOS DO PROJETO GIRASSOL

A Agrale comemora o 16º ano do Projeto Girassol, que envolve crianças e adolescentes no cultivo de hortas e em atividades educativas, principalmente com foco na agroecologia. Desenvolvido pela empresa com o apoio de entidades parceiras de Caxias do Sul, o projeto beneficia diretamente 327 estudantes municipais e estaduais de Caxias do Sul.

Segundo Paulo Ricardo dos Santos, gerente de Recursos Humanos da Agrale, o cronograma de atividades está relacionado tanto com ações socioambientais como o planejamento dos jovens para o mercado de trabalho. “Estamos muito felizes pelo sucesso alcançado pelo projeto, pois recebemos diversos prêmios pela iniciativa. O projeto acontece praticamente o ano inteiro e são desenvolvidas ações quinzenais no ambiente escolar, que estimulam a preservação ambiental entre outras coisas”, explica o executivo.

O Projeto Girassol tem como objetivo desenvolver, no espaço escolar, ações que permitam ao aluno aprender na prática noções de preservação do meio ambiente e também desenvolver habilidades de planejamento de seu futuro social, juntamente com professores, colegas, familiares e todos os interessados em evitar problemas ambientais e/ou dificuldades sociais. Idealizado pelo Conselheiro de Administração da Agrale, José Angeli, o Projeto Girassol está sendo realizado na Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli – CAIC -, na Escola Municipal Rosário São Francisco e na Escola Estadual Erico Veríssimo.

Com oito meses de duração, os trabalhos práticos começaram em abril, com a realização de palestras educativas e os preparativos para a construção de hortas comunitárias nas escolas e nas comunidades onde estão inseridas. Na etapa atual, o Projeto Girassol envolve crianças e adolescentes no cultivo das hortas e em atividades educativas, principalmente com foco na agroecologia. No mês de outubro é realizada a tradicional distribuição de sementes de girassol em diferentes pontos da cidade e nas três unidades da Agrale, em Caxias. Em novembro, ocorre a Rústica Girassol e a Mostra do Projeto Girassol.

“Este ano, distribuiremos mais de 4.500 saquinhos com sementes e a cerimônia de encerramento acontecerá no dia 25 de novembro, quando todas as turmas participam da Mostra do Projeto Girassol, onde serão apresentadas às entidades convidadas o aprendizado do projeto durante o ano”, finaliza Paulo Ricardo.

O Projeto Girassol conta com o apoio da Dolaimes Comunicação e Eventos, Rádio São Francisco, Fazenda Três Rios, Produtos Pioneer, Pedreira Caxiense Fagundes, Transportes Giratur, Parceiros Voluntários de Caxias do Sul, FTEC, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Inclusão Social, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal da Agricultura, CODECA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário