quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Nissan GT-R, o 'monstro' da velocidade no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

Ícone da indústria automobilística mundial, o Nissan GT-R é uma das principais atrações do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014. Chamado pela imprensa especializada de “Godzilla”, o Nissan GT-R é um símbolo de esportividade e exclusividade sobre rodas que pode ser conferido de perto pelos brasileiros no estande da Nissan no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro.

O superesportivo é fabricado exclusivamente na unidade da Nissan de Tochigi (Japão), com produção limitada a mil unidades por mês. Seu motor V6 3.8 biturbo, que desenvolve 545 cavalos de potência, é produzido artesanalmente na fábrica de Yokohama (Japão), em uma sala especial livre de poeira, em processo semelhante à construção de um propulsor de competição feito para a NISMO, a divisão de motorsports da Nissan. Cada unidade recebe uma placa personalizada com o nome do engenheiro responsável por sua produção, conhecido como “Takumi” (mestre artesão, em japonês).

A unidade exposta no Anhembi é da linha 2015, que traz novidades como a recalibração da suspensão para um rodar mais macio; visual aperfeiçoado com a adoção da tecnologia de LED nos faróis e a reestilização do design das partes frontal e traseira. Além disso, o interior ganhou novos materiais para realçar o acabamento premium do modelo e ampliar o silêncio da cabine. Entre os novos materiais estão o painel de instrumentos com acabamento imitando carbono e o sistema Bose® Active Noise Cancellation, que monitora sons do motor e internos para enviar frequência oposta àqueles considerados indesejados com o objetivo de anulá-los e, assim, criar uma experiência de condução ainda mais agradável.

O Nissan GT-R conta ainda com o sistema Bilstein DampTronic®, que ajusta os amortecedores de acordo com as informações dinâmicas para proporcionar forças de amortecimento adequadas e alto nível de controle em variadas situações de condução. São três modos à disposição: Normal, Comfort e 'R'. Os mesmos três estágios de ajustes estão disponíveis para o sistema de controle de estabilidade VDC e para a o manuseio da alavanca do câmbio.

A calibração de frenagem foi refinada para oferecer respostas ainda mais firmes, principalmente em condições de pavimento molhado. O sistema fornecido pela Brembo® tem seis pistões frontais e pinças de quatro pistões flutuantes na traseira, com montagem radial, ao estilo de veículos de competições para minimizar a flexibilidade dessas peças durante frenagens extremas.

O avançado motor biturbo VR38DETT V6, de 3.799 cm³, desenvolve 545 cavalos de potência e torque de 64 kgfm, ambos entre giros de 3.200 a 5.800 rpm. A força gerada é distribuída às rodas pela avançada transmissão sequencial de dupla embreagem de seis velocidades, cujas velocidades podem ser selecionadas por borboletas no volante.

Criada especialmente para o Nissan GT-R, a plataforma Premium Midship – com carroceria monobloco – permite o uso de eixo transversal independente na traseira para a tração integral, sistema batizado pela Nissan de Advanced Total Traction Engineering System for All-Terrain (ATTESA). Com ele, a transmissão, a caixa de transferência e a final ficam todas na traseira do veículo, dispensando o uso dos tradicionais eixos de torção. Isso permite à suspensão operar de forma independente e tornar ainda mais eficiente a aderência dos pneus. E o torque pode ser passado totalmente para traseira ou dividido 50% em cada eixo, dependendo dos dados da velocidade, aceleração lateral, deslizamento dos pneus, da superfície da estrada e da curva a ser feita.

Toda a linha do Nissan GT-R 2015 possui sistema de áudio Bose® com onze alto-falantes, dois woofers virados para frente na central traseira do apoio de braços central; streaming de áudio via Bluetooth®; seis airbags; cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga; bancos com aquecimento; sistema de navegação por GPS e display multifuncional com informações sobre boost do turbo, pressão do óleo do motor, temperatura do óleo da transmissão, distribuição da tração, posição da direção, dos pedais do acelerador e dos freios. A unidade exposta no Salão do Automóvel de São Paulo é a versão Premium, um dos três acabamentos do superesportivo (os outros são a Black Edition e a NISMO).

Especificações Técnicas
Motor: 3,8 litros, longitudinal, alumínio, seis cilindros em V, 24 válvulas, cabeçote duplo, 545 cavalos e 64 kgfm entre 3.200 e 5.800 rpm (VR38)

Transmissão: dupla embreagem de seis velocidades montada na traseira, com borboletas de magnésio para trocas manuais

Suspensão: Dianteira, independente, braço duplo de alumínio, estrutura de tubo-frame integral com montagem de seis pontos. Traseira, independente multibraços de alumínio, estrutura de tubo-frame integral com montagem de seis pontos

Freios: Brembo® com pinças monobloco de seis pistões, câmaras flutuantes de duas peças, ventilados (frente) e Brembo® com pinças monobloco de quatro pistões, câmaras flutuantes de duas peças, ventilados (traseira)
Rodas: aro 20, de dez raios

Pneus: Dunlop® SP Sport Maxx GT 600 DSST CTT pneus com nitrogênio run-flat ultra de alto desempenho, 255/40Z RF20 (frente) e 285/35Z RF20 (traseira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário