quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Exposição de Dragsters é atração na AutoEsporte Exposhow

Veículos leves, com um design aerodinâmico, extremamente potentes e projetados para provas de arrancadas em pistas retas e que aceleram de zero a 100 km/h em menos de um segundo. Esses são os Dragsters, que surgiram nos Estados Unidos na década de 1940 e estarão em exposição durante a AutoEsporte ExpoShow 2014, que será realizado de 20 a 23 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Os visitantes poderão ver quatro modelos de carros utilizados em provas pela Artivinco Racing, equipe de competições de Drag Race e de Arrancada. A ação, elaborada em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da feira, também terá a presença do principal piloto da equipe, o brasileiro Sidnei “Grandão” Frigo, que compete em provas de Drag Race nos Estados Unidos.

Entre os modelos em exposição estará um Dragster A/Fuel Brasil, que possui motor aspirado nitrometano com 4000 HP de potência. O veículo, com 10 metros de comprimento, é capaz de atingir 430 km/h em apenas 5,3 segundos, em pista de pouco mais de 400 metros. Outro modelo que poderá ser admirado pelos visitantes é o Dragster com dois lugares, que possui motor V8 .4 cilindradas, com potência de 850HP e alcança 240km/h em 8,4 segundos.
Com motor monocilíndrico de 30 a 40 cavalos de potência, a mostra trará também o Dragster Junior, que atinge 120km/h em oito segundos. Aos aficionados por velocidade, a equipe Artivinco Racing colocará em exposição sua Lamborghini Super Leggera com 1200 cavalos de potência, utilizada em provas de velocidade final.

A aceleração desses veículos de 0-100 km/h é feita de forma quase instantânea, e ao cruzar a linha de chegada, a velocidade pode ultrapassar os 930 km/h. É aí que o piloto tem que acionar o pára-quedas, já que o sistema de freios não é suficiente para estancar a velocidade.
Profissional de Top Fuel, categoria máxima no Drag Race norte-americano, o piloto Sidnei “Grandão” compete com um Dragster de 8000 cavalos de potência. Ele estreou na categoria profissional em fevereiro de 2013 e no ano passado, participou de dez das 24 etapas da NHRA – National Hot Road Association, junto com os pilotos mais renomados da categoria.

Grandão é o primeiro piloto brasileiro a conseguir licença profissional para competir pela categoria Top Fuel da NHRA, que é a instituição oficial e que regulamenta essa modalidade automobilística nos Estados Unidos. Também é o primeiro e único brasileiro a ganhar provas na categoria esportiva Top Alcohol e trouxe para o para o Brasil o troféu de campeão por duas vezes em 2011 e em 2012.


Para ele, participar da AutoEsporte Exposhow é um prazer, já que luta e incentiva a divulgação do esporte no Brasil. “Por ser um esporte pouco conhecido no País, com veículos diferentes e de potência muito alta é muito interessante que essa categoria esteja representada na feira para difundirmos. Participar de eventos com essa representatividade é um prazer enorme para mim”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário