sexta-feira, 17 de outubro de 2014

FIAT INVESTE R$ 4 MILHÕES PARA AMPLIAR REÚSO DE ÁGUA

A Fiat Automóveis tem um desafio que vai além de produzir carros. A empresa quer reduzir o consumo de água e ampliar os índices de reúso, contribuindo para melhorar a oferta e a qualidade desse recurso natural. Para isso, está investindo R$ 4 milhões para tornar ainda mais eficiente seu Complexo de Tratamento de Efluentes, que já recicla 99% da água usada na planta de Betim (MG). Com o investimento, a economia poderá chegar a 43 milhões de litros – o suficiente para suprir as necessidades de consumo de cerca de 14 mil pessoas.


Paralelamente aos investimentos para otimizar os índices de reciclagem de água, a empresa vem intensificando as campanhas internas para identificar oportunidades de economia, criando soluções que vão desde a redução na frequência da lavagem dos carros da frota até a adoção de novas tecnologias no processo produtivo. Na Funilaria, os alvos são as torres que resfriam a água que, por sua vez, é aquecida ao resfriar as pinças de solda. Já em fase de implementação, o projeto implica na construção de pequenas estações de tratamento em cada uma das 13 torres de resfriamento da área.

A água, após resfriar os equipamentos, fica com muitas impurezas, dificultando seu reúso. A alternativa era a complementação do volume com água, para equilibrar a concentração de sais. A solução foi criar duas etapas de tratamento, tornando possível a redução do consumo de água e de produtos químicos, para estabilização do sistema de resfriamento. A economia mensal de água nas torres de resfriamento será de 30%.

Até o vapor d’água gerado pelos sistemas de compressores de ar tem destino certo. O “suor das máquinas” gera uma economia de 4 mil litros por hora. Antes descartada, essa água é reaproveitada no sistema de resfriamento dos próprios compressores.

Desde 1994, a empresa registra queda contínua dos indicadores de consumo de água. Prova disso é que ao longo de 19 anos, para cada veículo produzido, a Fiat reduziu o consumo de água em 68%. Referência do setor em gestão ambiental, a Fiat foi a primeira fábrica de automóveis leves e de passeio do Brasil a conquistar a ISO 14001, de gestão ambiental, há 17  anos, e a ISO 50001, de eficiência energética, no fim do ano passado. Em 2013, no âmbito do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), a redução do consumo de água foi equivalente a 13 vezes o volume de água que passa nas Cataratas do Niágara todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário