segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Tecnologia híbrida no Salão do Automóvel: Panamera S E-Hybrid

Alto desempenho, muita tecnologia, eficiência energética, luxo e esportividade. Parece muito para um veículo só, mas o Panamera S E-Hybrid, que estará exposto no estande da Porsche no Salão do Automóvel de São Paulo, oferece tudo isso. O primeiro carro de luxo híbrido carregável na tomada, capaz de percorrer 32,2 km/l, representará a linha Panamera no Salão. E representa a continuação de uma história iniciada em 1900, quando Ferdinand Porsche criou o Lohner Porsche “Mixte”, considerado o primeiro veículo híbrido de produção em série do mundo.


O Panamera é o Gran Turismo de quatro portas da Porsche. Seus quatro ocupantes desfrutam, com alto nível de conforto, da sensação emocionante de estar em um carro esportivo de alto gabarito. No Brasil, o modelo é vendido nas versões Panamera, Panamera S e Panamera Turbo. “Expor o Panamera S E-Hybrid no Salão é uma maneira de mostrar a capacidade da Porsche de combinar luxo e desempenho de maneira inteligente, com baixos índices de consumo e emissões”, explica Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil. “A Stuttgart apóia a criação de incentivos governamentais, como a desoneração tributária, para incentivar a venda de modelos híbridos e elétricos no Brasil. Seria um grande incentivo à introdução dessa tecnologia na própria indústria automobilística instalada no País”, prossegue. Por enquanto, o Panamera S E-Hybrid é vendido no Brasil somente por encomenda.

O Panamera S E-Hybrid possui propulsão híbrida integral em paralelo (ou seja, o motor a combustão V6 supercomprimido, com 3 litros) e o motor elétrico podem impulsionar o veículo conjuntamente ou em separado, um de cada vez, de acordo com a necessidade de momento). O sistema gera potência de 416 cv a 5.500 rpm (a potência do motor V6 supercharged é de 333 cv) e torque máximo de 590 Nm de 1.250 a 4.000 rpm, permitindo ao Panamera S E-Hybrid acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e chegar a 270 km/h. O motor elétrico gera 95 cv de potência entre 2.200 e 2.600 rpm e recebe sua energia de uma bateria de íon de lítio com 9,4 kWh de capacidade. O torque máximo, de 310 Nm, é obtido entre zero e 1.700 rpm. O Panamera S E-Hybrid usa câmbio automático Tiptronic S, de oito marchas.

Mesmo com alto desempenho, o Panamera S E-Hybrid tem consumo de combustível surpreendentemente baixo: 32,3 km/l. Isso equivale a emissões de CO2 de 71 g/km. É possível viver uma intensa experiência de direção apenas no modo elétrico - sem consumir nenhum combustível e sem nenhuma emissão local, o que é especialmente vantajoso no ambiente urbano. A distância que pode ser percorrida apenas no modo elétrico do Panamera S E-Hybrid foi estabelecida entre 18 e 36 km. Em condições particularmente favoráveis, essa distância poderia ainda ser maior. Operado apenas no modo elétrico, a velocidade máxima é de 135 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário