Dois
ônibus híbridos Citaro da Mercedes Benz, com tecnologia de célula de
combustível, foram utilizados no transporte regular dos participantes do 43º
Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, realizado no fim do mês de janeiro.
Este prestigiado encontro internacional anual reúne líderes políticos e
empresariais, ONGs, acadêmicos, intelectuais e jornalistas para debater os
desafios mundiais mais urgentes com relação a diversos temas, entre eles,
economia, meio ambiente e saúde. Nesse sentido, os Mercedes Benz Citaro
FuelCELL Hybrid, com célula de combustível, constituem um meio ideal de
transporte.
Os dois veículos
em destaque foram fornecidos para uso no Fórum Internacional pela PostAuto
Schweiz AG, primeira empresa de ônibus da Suíça a usar a tecnologia de célula
de combustível no transporte público.
Desde o final de
2011, cinco ônibus Citaro FuelCELL Hybrid “Postbuses” têm sido usados no
transporte regular dentro e ao redor de Brugg (cantão de Aargau). A PostAuto
vem realizando um teste de longo prazo com sistemas de propulsão por célula de
combustível, utilizando para esta finalidade o hidrogênio produzido de maneira
sustentável e amigável ao meio ambiente. A empresa estima que 2.000 toneladas
de CO2 serão economizadas durante a fase de testes, de cinco anos.
Hartmut Schick,
chefe da Daimler Buses, está muito entusiasmado com o futuro promissor dos
ônibus ecologicamente corretos com célula de combustível: "Eu tive a
oportunidade de ver o funcionamento na prática. Estou muito impressionado com a
maneira que a PostAuto Schweiz AG implementou este conceito", afirmou o
executivo.
Citaro
FuelCELL Hybrid
Quando comparado
aos ônibus com célula de combustível que foram testados desde 2003 nos projetos
"CUTE" e "HyFLEET:CUTE", o novo Citaro FuelCELL Hybrid
revela inovações fundamentais: hibridização com recuperação e armazenamento de
energia em baterias de lítio-íon, motores elétricos de alto desempenho com 120
kW de força de tração contínua nos cubos de roda, unidades eletrificadas PTO e
células de combustível com desenvolvimento aprimorado. Os novos ônibus
conseguirão atingir um aumento de durabilidade de, no mínimo, cinco anos ou
12.000 horas de operação.
As pilhas da
célula de combustível do novo Citaro FuelCELL Hybrid são idênticas àquelas do
automóvel Mercedes Benz Classe B F CELL. Ambas estão localizadas no teto do
veículo, como nos ônibus mais antigos desse tipo de propulsão. As baterias de
lítio-íon, que, por exemplo, armazenam a energia recuperada durante a frenagem,
também estão acondicionadadas no teto. A força disponibilizada pelo
reservatório de energia faz com que esse novo Citaro híbrido possa rodar vários
quilômetros usando somente a capacidade da bateria elétrica.
A princípio, o
conceito do novo Citaro FuelCELL Hybrid se equipara aos ônibus híbridos
Mercedes Benz com BlueTec. Um gerador a diesel ainda fornece a eles a energia
elétrica necessária. Diferentemente, porém, é a célula de combustível que gera
corrente elétrica para os motores de tração que ostentam o nível zero de
emissões.
Graças aos
componentes aprimorados das células de combustível e à hibridização com
baterias de lítio-íon, o novo Citaro FuelCELL Hybrid economiza 50% de
hidrogênio, quando comparado à geração anterior. Como resultado disso, o número
de reservatórios foi reduzido de nove, anteriormente necessários nos ônibus com
células de combustível, para sete, com um total de 35 kg de hidrogênio.
A autonomia dos
ônibus com célula de combustível ultrapassa os 300 quilômetros. Graças aos
diversos aprimoramentos técnicos, os ônibus puramente elétricos, com células de
combustível para a geração de energia, significam um passo importante para
estarem prontos para a produção em série.
Projeto CHIC – Clean Hydrogen in European Cities
O projeto CHIC –
Clean Hydrogen in European Cities (hidrogênio limpo nas cidades europeias),
financiado pela União Europeia e outros parceiros, possibilitará a integração
de 26 ônibus com células de combustível nos serviços regulares diários de
ônibus de cinco cidades do continente. Esta iniciativa baseia-se na introdução
paulatina dos veículos, com a necessária infraestrutura.
Ao participar do
CHIC, os ônibus da Daimler estão colhendo os benefícios de sua participação
anterior nos projetos "CUTE" e "HyFLEET:CUTE", criados pela
União Europeia entre 2003 e 2009. Um total de 36 unidades de modelos Citaro da
Mercedes Benz, com a segunda geração de propulsão por células de combustível,
deixou mais do que provado o seu valor para 12 empresas de transporte de
passageiros de três continentes.
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