Mais um sucesso histórico para a Audi: a vitória do Audi
R18 e-tron quattro marcou a primeira de um carro híbrido de competição nas 12
Horas de Sebring nos 61 anos de história do clássico do endurance
norte-americano. Desde a largada, os dois carros estabeleceram o ritmo e
lideraram a corrida toda entre os 42 inscritos (protótipos e GTs). O
Lola-Toyota que terminou em terceiro recebeu a bandeirada seis voltas atrás da
dupla vencedora.
Durante 12 horas, os dois R18 duelaram duramente pela vitória e seguidas vezes
se revezaram na liderança. No total, foram 20 trocas de liderança entre os
carros 1 e 2, respectivamente, de Fässler/Jarvis/Tréluyer e Di
Grassi/Kristensen/McNish. O trio do qual o brasileiro faz parte terminou em
segundo, a apenas 7s679 dos vencedores, e isso tendo cumprido uma punição de um
minuto ainda na parte final da terceira hora de corrida - Allan McNish teve uma
colisão com um carro da categoria LMP2.
Para Lucas di Grassi, foi a primeira corrida como piloto oficial contratado
pela Audi. O brasileiro, que repetiu a formação com Kristensen e McNish,
terceira colocada nas 6 Horas de São Paulo, ano passado, conquistou seu melhor
resultado até agora dentro da Audi.
"Esta foi minha primeira corrida de 12 horas, minha primeira corrida
guiando à noite e a primeira vez que corro em Sebring. Por isso, terminar no
pódio é um final brilhante para o fim de semana. Foi uma corrida muito
apertada, com alguns incidentes e uma punição controversa. Poderíamos ter
conseguido mais, tivemos muitas chances e grandes disputas, mas a alegria com
este segundo lugar com a Audi até me faz esquecer os problemas que tivemos. Foi
um ótimo começo", destacou o brasileiro, que nesta temporada ainda
disputará as 6 Horas de Spa-Francorchamps e as 24 Horas de Le Mans.
Em 14 participações em Sebring com os protótipos, esta foi a 11ª vitória geral
da Audi. Em oito delas, a marca das quatro argolas comemorou uma dobradinha -
foram 24 lugares no pódio no total. Além destes números, a Audi largou dez
vezes da pole position em Sebring - uma marca jamais atingida por nenhuma outra
fabricante nesta corrida que é realizada initerruptamente desde 1952.
Desta vez, o time permanece no circuito na próxima semana para continuar o
programa de testes com o R18 e-tron quattro e trabalhar em seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário