segunda-feira, 18 de março de 2013

Mais uma vez, Audi faz história nas 12 Horas de Sebring



Mais um sucesso histórico para a Audi: a vitória do Audi R18 e-tron quattro marcou a primeira de um carro híbrido de competição nas 12 Horas de Sebring nos 61 anos de história do clássico do endurance norte-americano. Desde a largada, os dois carros estabeleceram o ritmo e lideraram a corrida toda entre os 42 inscritos (protótipos e GTs). O Lola-Toyota que terminou em terceiro recebeu a bandeirada seis voltas atrás da dupla vencedora.

Durante 12 horas, os dois R18 duelaram duramente pela vitória e seguidas vezes se revezaram na liderança. No total, foram 20 trocas de liderança entre os carros 1 e 2, respectivamente, de Fässler/Jarvis/Tréluyer e Di Grassi/Kristensen/McNish. O trio do qual o brasileiro faz parte terminou em segundo, a apenas 7s679 dos vencedores, e isso tendo cumprido uma punição de um minuto ainda na parte final da terceira hora de corrida - Allan McNish teve uma colisão com um carro da categoria LMP2.


Para Lucas di Grassi, foi a primeira corrida como piloto oficial contratado pela Audi. O brasileiro, que repetiu a formação com Kristensen e McNish, terceira colocada nas 6 Horas de São Paulo, ano passado, conquistou seu melhor resultado até agora dentro da Audi.

"Esta foi minha primeira corrida de 12 horas, minha primeira corrida guiando à noite e a primeira vez que corro em Sebring. Por isso, terminar no pódio é um final brilhante para o fim de semana. Foi uma corrida muito apertada, com alguns incidentes e uma punição controversa. Poderíamos ter conseguido mais, tivemos muitas chances e grandes disputas, mas a alegria com este segundo lugar com a Audi até me faz esquecer os problemas que tivemos. Foi um ótimo começo", destacou o brasileiro, que nesta temporada ainda disputará as 6 Horas de Spa-Francorchamps e as 24 Horas de Le Mans.


Em 14 participações em Sebring com os protótipos, esta foi a 11ª vitória geral da Audi. Em oito delas, a marca das quatro argolas comemorou uma dobradinha - foram 24 lugares no pódio no total. Além destes números, a Audi largou dez vezes da pole position em Sebring - uma marca jamais atingida por nenhuma outra fabricante nesta corrida que é realizada initerruptamente desde 1952.

Desta vez, o time permanece no circuito na próxima semana para continuar o programa de testes com o R18 e-tron quattro e trabalhar em seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário