quarta-feira, 27 de março de 2013

FPT INDUSTRIAL FORNECE 1.500 MOTORES GNV PARA A MODASA, LÍDER PERUANA NA FABRICAÇÃO DE ÔNIBUS



A FPT Industrial Latin America fechou acordo para fornecimento de 1.500 motores para os ônibus urbanos da Modasa, empresa peruana líder na fabricação de ônibus, grupos elétricos e serviços de reparação. Já foram entregues cerca de 150 unidades e a companhia andina receberá ainda uma média de 400 motores ao ano até 2016. Os primeiros 15 veículos equipados com motores FPT já foram entregues às operadoras de transporte e começarão a rodar na capital, Lima.

“Este novo contrato representa um grande passo para a unidade de negócios da FPT na América Latina, reafirmando o objetivo de comercializar nossos produtos de maneira ampla em diversos mercados latino-americanos e também para clientes fora do Grupo Fiat Industrial. Comprova ainda nossa liderança tecnológica e reforça nosso compromisso em oferecer motores de qualidade que colaboram com o meio ambiente.”, afirmou Olivier Michard, diretor de Vendas & Marketing da FPT Industrial Latin America.
O motor FPT NEF 6 CNG foi o modelo escolhido para o fornecimento à Modasa. Com seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e 5.9l, o NEF 6 CNG alcança potência máxima de 147kW a 2.700rpm e torque máximo de 650Nm a 1.250rpm.

Por meio do acordo fechado com a Modasa, além de fornecer os ônibus equipados com motores FPT NEF 6 CNG ao mercado peruano, a empresa andina poderá também exportá-los para a Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia e Costa Rica. A parceria também garantiu aos clientes finais da Modasa um pacote completo de pós-venda, que inclui o fornecimento de peças e serviços de assistência técnica do motor FPT NEF 6 CNG nesses países.
Os propulsores a gás apresentam vantagens como baixo custo operacional, menores índices de ruído (cerca de 3dB a 5dB a menos) e reduzidas vibrações se comparados aos equivalentes movidos a diesel. O resultado é obtido em função da adoção da tecnologia de ignição por centelha, já que funcionam no ciclo Otto, e também pela injeção indireta, combustão estequiométrica dos gases e uma taxa de compressão menor.
 
 
NEF 6 CNG 


Com potência elevada e baixo consumo de combustível, o motor NEF 6 CNG possui alimentação de ar com turbo Waste Gate e intercooler, que reduzem o turbo lag e aumentam a densidade de potência. Outra característica de destaque é a boa resposta graças ao sistema de injeção sequencial multipoint, que assegura uma alimentação precisa do combustível e uma combustão estável, além de prevenir problemas de retorno de chama (backfire). O propulsor também conta com pistões específicos, que permitem uma combustão mais homogênea e eficaz. 



LIDERANÇA NO FORNECIMENTO DE MOTORES A GÁS NATURAL 


A FPT Industrial é líder em motores a gás natural na Europa e incentiva a utilização do gás como combustível alternativo por ser uma das mais adequadas escolhas para colaborar para a redução de emissões de poluentes nas áreas urbanas. A companhia possui uma completa gama de motores GNV para veículos comerciais. São os modelos F1C CNG de 3.0 Litros (para aplicações em veículos comerciais leves), o NEF 6 CNG de 5.9 Litros (para veículos comerciais médios) e o Cursor 8 CNG de 7.8 Litros (para veículos pesados).
Desde 1997, mais de 13.000 motores GNV com a marca FPT foram vendidos em todo o mundo. Em 2012, foram comercializados 3.100 unidades de engenhos GNV, sendo que deste total 67% foi do modelo F1C (leves), 25% foram Cursor 8 (veículos pesados), e 8% de NEF 6 para aplicação em veículos médios.

Dos 3.100 motores vendidos no ano passado, 67% foram para comerciais leves, sendo 25% para ônibus, 7% para pesados e 1% para médios. Os principais clientes da FPT no segmento de ônibus são as empresas europeias Iveco Irisbus, Solaris, SOR, Karsan e Kravtex, e a chinesa BPTC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário