A Citroën aumentou sua
liderança entre os construtores no Campeonato Mundial de Rali (WRC) após a
etapa mexicana. Uma segunda posição de Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen e uma
quarta de Dani Sordo/Carlos del Barrio possibilitaram que a equipe somasse 30
pontos. Agora, tem seis pontos de vantagem sobre a segunda colocada - depois de
três ralis em 2013.
No dia final da etapa mexicana, Mikko
Hirvonen teve de impor um forte ritmo para manter-se em segundo lugar, pois
Thierry Neuville estava a apenas 7s5 atrás do finlandês. O piloto da Citroën
conseguiu ser o mais rápido de todos na especial mais longa do dia, de 54,85
km, o que representou sua segunda vitória de estágio no fim de semana.
“Apenas tínhamos uma missão hoje
[domingo], que era manter nosso segundo lugar, então estou satisfeito por ter
conseguido cumpri-la”, disse Hirvonen. “Não abusei em Guanajuatito [especial
mais longa], pois queria manter meus pneus para o ‘Power Stage’. Mas, neste,
fui cauteloso em excesso na primeira parte, que era realmente rápida, com
muitos ‘mergulhos’, e não pude terminar essa especial entre os três primeiros.
Estou satisfeito por ter obtido meu primeiro pódio nesta temporada. É um bom
resultado, que se deve muito à minha consistência. No entanto, parece que temos
muito trabalho a fazer.”
Quarto no fim do segundo dia, Dani Sordo
manteve sua posição até o fim. “É um bom resultado, pois significa que a
Citroën ampliou sua liderança”, afirmou o espanhol. “Embora tenhamos progredido
no fim de semana, não pude desafiar outros competidores porque sofri para me
adaptar ao carro. Vamos continuar a trabalhar, especialmente nos testes
marcados para antes do Rali de Portugal.”
Yves Matton, chefe de equipe da Citroën
Racing, ressaltou a ampliação da liderança entre os construtores e, por isso,
classificou o resultado como “bom”. Ele também disse: “Não foi fácil,
especialmente para Dani, que teve dificuldades para tirar o máximo do carro.
Trabalhamos intensamente ao longo do fim de semana, e acredito que começaremos
a colher os frutos disso a partir de Portugal. Mikko, por outro lado, ficou
feliz com seu DS3 WRC e pôde lutar mais à frente. Mas ambos os nossos carros
marcaram pontos, o que se alinha ao objetivo que impusemos a nós mesmos.”
Competindo com o DS3 WRC da Abu Dhabi
Citroën Total WRT, Chris Atkinson foi o sexto colocado. Também com um Citroën
DS3 WRC, o mexicano Benito Guerra obteve a oitava posição.
Rali da Suécia – 6 a 10 de fevereiro de 2013
Resultado final
1) Sébastien Ogier (França)/Julien
Ingrassia (França), VW Polo R, 4h30:31.2
2) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Citroën DS3, a
3:26.8
3) Thierry Neuville (Bélgica)/Nicolas
Gilsoul (Bélgica), Ford Fiesta RS, a 4:19.6
4) Daniel Sordo (Espanha)/Carlos del Barrio (Espanha), Citroën DS3, a
6:02.5
5) Nasser Al-Attiyah (Catar)/Giovanni
Bernacchini (Itália), Ford Fiesta RS, a 8:30.4
6) Chris Atkinson (Austrália)/Stephane Prevot (Bélgica), Citroën DS3, a
11:23.8
7) Ken Block (Estados Unidos)/Alex
Gelsomino (Itália), Ford Fiesta RS, a 11:44.1
8) Benito Guerra (México)/Borja Rozada (Espanha), Citroën DS3, a 12:45.9
9) Martin Prokop (República
Tcheca)/Michal Ernst (República Tcheca), Ford Fiesta, a 14:24.8
10) Yazeed Al Rajri (Arábia
Saudita)/Michael Orr (Grã-Bretanha), Ford Fiesta, a 17:11.1
Classificação do Campeonato Mundial de Rali após 3/13
provas
Pilotos
1) Sébastien Ogier (França), VW Polo, 74
pontos; 2)
Sébastien Loeb (França), Citroën DS3, 43 pontos; 3) Mikko Hirvonen (Finlândia),
Citroën DS3, 30; 4) Dani Sordo (Espanha), Citroën DS3, 27; 5) Mads Ostberg (Noruega), Ford Fiesta, 26; 6) Thierry Neuville
(Bélgica), Ford Fiesta, 25; 7) Jari-Matti Latvala (Finlândia), VW Polo, 15; 8)
Martin Prokop (República Tcheca), Ford Fiesta, 14; 9) Bryan Bouffier (França),
Citroën DS3, 10; 10) Nasser Al-Attiyah
(Catar), Ford Fiesta RS, 10; 11) Juho Hänninen (Finlândia), Ford Fiesta, 8; 12) Chris Atkinson
(Austrália), Citroën DS3, 8; 13) Ken Block (Estados Unidos, Ford Fiesta RS, 6; 14)
Sepp Wiegand (Alemanha), 4; 15) Henning Solberg (Noruega), Ford Fiesta, 4; 16) Benito Guerra (México),
Citroën DS3, 4; 17) Evgeny Novikov (Rússia), Ford Fiesta, 3; 18)
Olivier Burri (Suíça), Peugeot 207, 2; 19) Michal Kosciuszko (Polônia), Mini
John Cooper Works, 1; 20) Yazeed Al Hajri (Arábia Saudita), Ford Fiesta, 1
ponto.
Copilotos
1) Julien Ingrassia (França), VW Polo, 74
pontos; 2)
Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 43 pontos; 3) Jarmo Lehtinen (Finlândia),
Citroën DS3, 30; 4) Carlos del Barrio (Espanha), Citroën DS3, 27; 5) Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta, 26; 6) Nicolas Gilsoul
(Bélgica), Ford Fiesta RS, 25; 7) Miikka Anttila (Finlândia), VW Polo, 15; 8)
Michal Ernst (República Tcheca), Ford Fiesta, 14; 9) Giovanni Bernacchini
(Itália), Ford Fiesta RS, 10; 10) Xavier Panseri (França), Citroën DS3, 10; 11) Tomi Tuominen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 8; 12) Stéphane Prevot
(Bélgica), Citroën DS3, 8; 13) Alex Gelsomino
(Itália), Ford Fiesta RS, 6; 14) Frank Christian (Alemanha), Skoda Fabia, 4;
15) Emil Axelsson (Suécia), 4; 16) Borja Rozada (México, Citroën DS3, 4; 17) Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, 3; 18) André Saucy (Suíça),
Peugeot 207, 2; 19) Maciej Szczepaniak (Polônia), Mini John Cooper Works, 1;
20) Michael Orr (Grã-Bretanha), Ford Fiesta, 1 ponto.
Equipes
1) Citroën Total Abu Dhabi WRT (Citroën DS3), 87 pontos; 2) Volkswagen Motorsport (Polo), 81; 3) Qatar M-Sport WRT (Ford Fiesta),
37; 4) Qatar World Rally Team (Ford Fiesta), 35; 5) Abu Dhabi Citroën Total
WRT (Citroën DS3), 23; 6) Jipocar Czech National Team (Ford Fiesta), 14
pontos; 7) Lotos Team WRC (Mini John Cooper Works), 12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário