sexta-feira, 29 de março de 2013

FORD APONTA AS TENDÊNCIAS DO MERCADO DE AUTOMÓVEIS NO SALÃO DE NOVA YORK




A recessão nos Estados Unidos influenciou profundamente o modo como os consumidores decidem suas compras e os aspectos que valorizam em um automóvel. Este foi o tema de Jim Farley, vice-presidente executivo global de Marketing, Vendas e Serviços da Ford e Lincoln, no discurso de abertura do Salão Internacional de Nova York.

Entre as tendências que estão transformando a indústria ele citou as mudanças no segmento de luxo, a ascensão do público feminino e o aumento do foco na economia de combustível e uso das plataformas móveis.
"A dúvida se os consumidores estão voltando para o mercado já terminou. A questão agora é o que eles querem e esperam de nós e se estamos preparados para atendê-los", disse Farley.

Mudanças no luxo
O luxo não é mais definido pelo preço, tamanho e exclusividade. "As pessoas não estão mais associando o luxo ao valor da etiqueta", disse Farley. "Elas buscam alta qualidade, desempenho e equipamentos em carros menores e com níveis de preço mais razoáveis."

Os utilitários compactos, por exemplo, são os veículos que mais vêm crescendo dentro do segmento de luxo nos Estados Unidos, com um salto de 60% em 2012 e mais de 200% nos últimos quatro anos.

Poder das mulheres
Embora a geração nascida no pós-guerra, os chamados "baby boomers", continue a ser a mais influente no mercado, Farley destacou as mudanças trazidas pelas mulheres, hispânicos e "geração Y", jovens nascidos no novo milênio. Uma das mudanças mais fortes é o poder crescente das mulheres. "Mais de 1 bilhão de mulheres entrará para a classe média até 2020 e muitas irão comprar um automóvel pela primeira vez", disse Farley.

A rápida urbanização está levando as mulheres para as cidades em todo o mundo, onde elas trocam o trabalho rural por carreiras em várias profissões. As consumidoras mulheres estão superando os homens pela primeira vez nos Estados Unidos.               

Plataformas móveis
Os dispositivos móveis estão mudando todos os aspectos do mercado automotivo - desde o marketing e compra à experiência dentro do veículo. "Precisamos aprender a pensar do modo que os nossos consumidores já fazem - eles vêm primeiro e estão no controle", disse Farley. "A maioria de nós reconhece que a mobilidade dá poder aos consumidores, os coloca no controle do processo de compra e muda as suas expectativas."

Cerca de uma em cada sete pessoas hoje no mundo usa um smartphone e isso tem uma grande influência na indústria automotiva.

Economia de combustível
Uma das maiores mudanças produzidas pela recessão nos Estados Unidos, em todas as faixas de consumidores, é o aumento do foco na economia de combustível. Ela é hoje uma das principais razões de compra dos automóveis e provocou uma guerra de informação no mercado.

"Há hoje uma enxurrada de anúncios de 'carro mais econômico da categoria' bombardeando o consumidor", disse Farley. "Isso gera cada vez mais confusão na hora de decidir a compra. Com a conectividade nos carros e a proliferação de dispositivos móveis, temos oportunidade de dar informações melhores e mais relevantes para os consumidores entenderem o que esperar do desempenho de um veículo."

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