A transmissão de um automóvel tem a função de fornecer as
forças de tração e impulsão necessárias para induzir o movimento. Na unidade de
propulsão a energia química (combustível) ou também elétrica (bateria, célula
solar) é transformada em energia mecânica.
Toda unidade de propulsão trabalha numa determinada faixa
de rotações, limitada pela rotação de marcha lenta e pela rotação máxima. Os
valores característicos de potência e torque não são oferecidos uniformemente;
os valores máximos só estão disponíveis em faixas específicas. É aí que as
relações de transmissão dos elementos da transmissão adaptam o torque
disponível à força de tração requerida no momento.
Todos nós conhecemos os veículos com transmissão manual.
Acontece que é cada vez maior o termo transmissão automática em veículos que
utilizam sistemas eletrônicos de atuadores nas trocas de machas.
É importante entendermos a referência do termo
automático, que segundo o dicionário Michaelis, define como um mecanismo que
executa ou regula uma ação requerida em um ponto predeterminado numa operação.
Dessa forma o termo transmissão automática pode ser apresentado por dois conceitos
diferenciados pelo seu efeito no comportamento dinâmico do veículo:
Transmissões
automatizadas são caixas de mudanças manuais nas
quais todos os procedimentos realizados pelo motorista na troca de marchas são
assumidos por um sistema eletrônico de atuadores. Em termos de dinâmica do
veículo isso significa que a troca de marcha envolve o acionamento da embreagem
e consequente interrupção da força de tração.
Transmissões totalmente automáticas, mais comumente denominadas transmissões
automáticas, trocam de marcha sob a carga, ou seja, mesmo durante a troca de
marchas a propulsão do veículo é mantida.
A aplicação de uma ou outra tecnologia tem como ponto
principal o comportamento dinâmico do veículo. Teoricamente falando a
utilização de transmissões automatizadas em veículos de longas distâncias,
ônibus rodoviários e, mais recentemente, carros compactos, permitem
simplificação nas trocas de marchas e na economia de combustível, além da
redução do estresse para o motorista, redução do peso e espaço para instalação
e maior segurança para o motorista e para o veículo.
MECÂNICA ONLINE
Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, foi
eleito o novo presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. A Alemanha é,
tradicionalmente, o mais importante parceiro comercial do Brasil na Europa e um
dos mais importantes no mundo. Na América Latina, o Brasil é o maior
parceiro da Alemanha, tanto em termos de comércio quanto de investimentos.
A primeira semana
de abril marca o prazo final para que jurados de vários lugares do mundo,
participantes do “2013 Vehicle Dynamics International Awards” enviem seus
votos. Tarcisio Dias, do Mecânica Online® é o único representante brasileiro do
prestigioso prêmio.
A indústria automotiva brasileira a pleno vapor com suas
novidades para o mercado. O mês de abril reserva o totalmente novo Mercedes-Benz
Classe A, Kia Cerato, Volkswagen Saveiro, Kia Sorento e o New Fiesta hatchback
produzido no Brasil. Em maio é a vez da nova Toyota RAV4.
Com dez anos de
sucesso a trajetória do Fox sempre foi marcada pela oferta de versões ou séries
especiais. Dessa vez a Volkswagen apresenta a série especial Fox Rock in Rio,
produzida em edição limitada e oferecida durante seis meses no mercado nacional
– entre abril e setembro, quando ocorre o festival musical, exclusivamente com
a motorização 1.6 e bastante completa.
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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