O
quarto e último membro da família de caminhões Mercedes-Benz na Europa a
receber a uma remodelação completa é o novo Atego Euro 6. Ele chega ao mercado
com a missão de continuar sua carreira de sucesso, e de manter-se como mais
vendido do segmento de distribuição de cargas em curtas distâncias, com peso
bruto total – PBT entre 6,5 e 16 toneladas.
Em nova versão,
o líder do mercado europeu, o Mercedes-Benz Atego reafirma sua posição de
referência no segmento de caminhões leves e médios com relação à qualidade,
confiabilidade, custos de manutenção, bem como durabilidade. Além disso, agora,
a lista de atributos do Atego ficou ainda mais extensa, devido à introdução de
numerosas inovações com relação ao sistema de tração, chassis e cabina.
Tração
high-tech traz melhora substancial em termos de economia
No coração do
novo sistema de tração do Atego destacam-se dois motores totalmente remodelados
BlueEfficieny Power Euro 6, o estado da arte em tecnologia que os distingue
como representantes do padrão máximo em concepção de motores.
Sete versões de
motores Euro 6 podem ser combinadas com uma ampla gama de transmissões, tanto
na versão manual, quanto na automatizada. O objetivo é adequar-se a todas as
faixas de potência, garantindo que se obtenha a melhor combinação para atender
a cada requisito específico das operações de distribuição em curta distância.
Em suas versões
de caminhões leves, o novo Atego apresenta motores de quatro cilindros
BlueEfficiency Power da série OM 934, com deslocamento de 5,1 litros e quatro
opções de potência. Estes motores de ponta, com dois eixos de comando de
válvulas superiores e válvula de escape ajustável, cobrem com perfeição a gama
de desempenho que vai de 115 kW (156 hp) a 170 kW (231 hp) e que é necessária
para serviços de distribuição em curtos percursos.
O novo Atego
está disponível também em três opções de motores de seis cilindros da série OM
936 commom rail, com desempenho na faixa de 175 kW (238 hp) a 220 kW (299 hp) e
deslocamento de 7,7 litros.
Com um torque
excepcionalmente alto em baixas rotações, esses motores Euro 6, de eficiência
extrema, consomem significativamente menos combustível, a despeito da redução
das emissões de material particulado e de NOx (Óxidos de Nitrogênio) atingirem
90%, quando comparadas às dos motores Euro 5. Além disso, asseguram mais um
importante benefício: maiores intervalos de manutenção.
Os motores Euro
6 atendem às normas de emissões que ainda irão entrar em vigor na Europa graças
ao sistema de resfriamento da recirculação dos gases de escape e a um
escapamento compacto que integra o sistema SCR (redução catalítica seletiva),
bem como a um filtro de particulados "closed-loop". A adoção da
sofisticada tecnologia BlueTec 6 de tratamento dos gases de escape levou a uma
redução de 50% no consumo de ARLA em comparação com os motores Euro 5.
Câmbio
automatizado e sistema ESP de série
A força dos
novos motores é transmitida por meio dos câmbios automatizados Mercedes
PowerShift 3 de seis ou oito marchas, itens de série na Alemanha. O
recém-introduzido Mercedes PowerShift 3 de oito marchas disponibiliza as
mudanças automatizadas mesmo para os motores maiores. Opcionalmente, estão
disponíveis para o novo Atego os câmbios de seis ou nove marchas de acionamento
manual com assistência elétrica. Neste caso, a alavanca está ergonomicamente
posicionada no painel de instrumentos, o que facilita de forma notável a
operação.
A configuração
do sistema de tração do novo Atego inclui, como item de série, o Stability
Control Assist (assistente de controle de estabilidade), conhecido nos
automóveis como ESP. Um redesenhado freio-motor de descompressão, de dois estágios
e alto desempenho (no caso do motor de seis cilindros está opcionalmente
disponível com uma potência de até 300 kW), atua em conjunto com os freios a
disco controlados eletronicamente, em todos os eixos, a fim de possibilitar
máxima segurança de manejo.
A Mercedes-Benz
oferece o retarder permanente, com imã livre de desgaste e 650 Nm de torque de
frenagem, único nessa categoria de aplicação, proporcionando assim um poderoso
apoio adicional para o sistema de frenagem.
Visualmente,
também um membro da nova geração de caminhões
Com a chegada do
novo Atego, o veículo para serviços de distribuição em curtas distâncias do
segmento de PBT de 6,5 a 16 toneladas, a nova geração de caminhões da
Mercedes-Benz está agora completa. E também na aparência, este Atego se
enquadra bem em uma linha que já inclui as famílias Actros, Antos e Arocs. O
design do parachoque, com luzes para condução diurna (uma versão em LED está
disponível como opcional) define a face peculiar do Atego e deixa clara a sua
personalidade individual, além de possibilitar identificá-lo imediatamente como
membro da família de caminhões atuais da Mercedes-Benz.
Dentro da cabina
do Atego o motorista encontrará um interior totalmente redesenhado, com um
design de cockpit que, em termos de estilo e funcionalidade, se alinha com os
do Actros, Antos e Arocs. Entre seus destaques incluem-se: painel de
instrumentos com uma tela ampla e clara, volante multifuncional de série
(opcionalmente, disponível em couro), bancos com novo design e apoios
integrados para a cabeça e descanso de braços (em conjunto com o Mercedes
PowerShift 3) e colchão de espuma de 7 zonas em peça única.
Para enfrentar
os desafios da crescente complexidade das operações de distribuição em curtas
distâncias, o novo Atego oferece a possibilidade de integração de dispositivos
multimídia, juntamente com recursos adicionais fornecidos pelo novo conceito de
eletroeletrônica.
Ampla gama de
versões para diversas aplicações
Com uma lista
abrangente de aprimoramentos no chassi, na suspensão traseira e na montagem de
cabinas, juntamente com um novo sistema de direção, o Atego Euro 6 estabelece
novos padrões quanto à dinâmica de condução, segurança no manejo e conforto.
Com um total de 42 diferentes modelos, ampla gama de entreeixos, três
comprimentos de cabina e versões com tração em todas as rodas, este caminhão
Mercedes-Benz atende a todas as necessidades dos clientes europeus, bem como às
exigências do segmento de serviços de distribuição em curtas distâncias daquele
mercado.
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