A Volkswagen do
Brasil comemora no dia 24 de março o décimo aniversário do lançamento do Gol
Power 1.6 Total Flex, primeiro modelo no País capaz de rodar com gasolina,
etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção
A tecnologia que
deu ao consumidor brasileiro liberdade de escolha e a possibilidade de optar
pelo combustível mais econômico foi inteiramente desenvolvida no Brasil e é
apontada internacionalmente como exemplo de contribuição da indústria
automobilística à sustentabilidade e à preservação ambiental.
"O
desenvolvimento do motor flexível foi uma grande revolução da indústria nos
últimos anos, e a Volkswagen do Brasil se orgulha de mais esse pioneirismo. A
empresa foi a primeira fabricante do Brasil a oferecer todos os seus modelos
nacionais com motores Total Flex. As contínuas inovações retratam bem a
trajetória de sucesso dos 60 anos da marca no Brasil", declara o
presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Atualmente, mais
do que toda a sua gama de veículos nacionais com propulsores flexíveis, a
Volkswagen oferece no mercado brasileiro modelos fabricados em outros países
que utilizam motores Total Flex. O Jetta Comfortline 2.0 é importado do México
e conta com motor Total Flex. O Space Cross, que é fabricado na Argentina,
também conta com o motor 1.6 Total Flex.
Desde o
lançamento do primeiro modelo Total Flex, a Volkswagen do Brasil já
comercializou 4.786.110 veículos flexíveis (dados acumulados de março de 2003 a
fevereiro de 2013). A marca dos 5 milhões deverá ser superada ainda no ano de
2013. A gama atual de motores Total Flex inclui versões com 1,0l, 1,4l, 1,6l e
2,0l de cilindrada.
Sucesso
imediato
Desde que foi
lançada, em março de 2003, a inovadora tecnologia Total Flex teve sucesso imediato.
Três anos depois de chegar ao mercado, a tecnologia Total Flex já alcançava a
marca dos 500 mil veículos comercializados no Brasil, marco atingido em março
de 2006.
Já no ano
seguinte, em maio de 2007, a Volkswagen comemorava o recorde de 1 milhão de
veículos Total Flex vendidos. A marca do segundo milhão de modelos flexíveis
comercializados no País foi registrada em fevereiro de 2009. Em agosto de 2010,
a Volkswagen celebrou as 3 milhões de unidades com motores Total Flex vendidas
no Brasil, e, em janeiro de 2012, chegou às 4 milhões de unidades.
O Gol, veículo
mais produzido, vendido e exportado da história da indústria automotiva
brasileira, acumula mais de 2,1 milhões de unidades comercializadas com o motor
Total Flex, desde março de 2003 a fevereiro de 2013. O Fox, que estreou no
Brasil o motor 1.0 Total Flex em outubro de 2003, ultrapassou a marca de 1
milhão de unidades comercializadas, desde o seu lançamento.
Tecnologia
avançada
A tecnologia que
possibilita o uso de gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em
qualquer proporção utiliza parte dos componentes existentes nos carros movidos
exclusivamente a gasolina. No sistema Total Flex, a composição do combustível é
determinada pela análise dos gases do escapamento e, a partir dessa informação,
o sistema de gerenciamento eletrônico do motor se adapta para proporcionar o
melhor desempenho e o máximo de economia de combustível.
O sistema
flexível tem um complexo desenvolvimento de software capaz de, em segundos,
adaptar o motor ao combustível presente no tanque. A implantação do sistema
Total Flex exigiu também a adaptação de vários componentes e sistemas, que
precisaram ser protegidos da ação corrosiva do etanol. Entre eles figuram o
tanque, bomba e condutos de combustível, válvulas e sedes de válvulas, bicos de
injeção, velas de ignição, catalisador e sistema de escapamento.
Desde o seu
lançamento, os motores Total Flex continuaram a ser desenvolvidos, visando
sempre a maior eficiência energética e, consequentemente, a redução de
emissões. O desenvolvimento da tecnologia eletrônica possibilitou a elevação da
taxa de compressão, por exemplo, melhorando o desempenho quando o etanol é
utilizado, sem prejudicar o funcionamento do motor apenas com gasolina. Esses
aprimoramentos contínuos elevaram a potência do motor 1,6 litro Total Flex para
até 104 cv (etanol).
Outro avanço da
Volkswagen na tecnologia flexível foi a adoção do sistema de partida a frio sem
necessidade de tanque auxiliar de gasolina, lançado em março de 2009, no modelo
Polo E-Flex. Atualmente a tecnologia está presente no Polo BlueMotion.
Lançamento
dos modelos Total Flex – cronologia
Março de 2003 -
Gol Power 1.6 Total Flex (primeiro carro com motor flexível do Brasil)
Agosto de 2003 -
Parati 1.6 e Saveiro 1.6 Total Flex
Outubro de 2003
- Fox 1.0 Total Flex (primeiro motor flex de 1,0 litro) e 1.6
Janeiro de 2005
- Polo Hatch e Sedan Total Flex 1.6 Total Flex
Fevereiro de
2005 - Gol, Parati e Saveiro 1.8 Total Flex
Março de 2005 -
Gol 1.0 Total Flex
Abril de 2005 -
CrossFox 1.6 Total Flex
Dezembro de 2005
- Kombi 1.4 Total Flex
Março de 2006 -
Golf 1.6 Total Flex
Junho de 2008 -
Golf 2.0 Total Flex
Outubro de 2008
- Polo GT e Polo Sedan 2.0 Total Flex
Março de 2009 -
Polo E-Flex
Julho de 2009 -
Bora 2.0 Total Flex
Abril de 2011 -
Jetta 2.0 Total Flex
Julho de 2011 -
Polo BlueMotion 1.6 E-Flex
Julho de 2012 –
Novo Gol 1.0 e 1.6 Total Flex
Julho de 2012 –
Novo Voyage 1.0 e 1.6 Total Flex
Evolução das
vendas dos modelos Total Flex - cronologia
Março de 2006 -
500.000 de unidades vendidas
Maio de 2007 -
1.000.000 de unidades vendidas
Fevereiro de
2009 - 2.000.000 de unidades vendidas
Agosto de 2010 -
3.000.000 de unidades vendidas
Janeiro de 2012
- 4.000.000 de unidades vendidas
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