Um dos antepassados do Mercedes-Benz Atego foi o “Daimler
4 hp” de 1899. Trata-se da terceira versão do primeiro caminhão do mundo, que
nasceu em 1896. A primeira ignição – ainda com gasolina, que na época era
comprada na farmácia – tinha ocorrido somente três anos antes, em Bad
Cannstatt, onde Gottlieb Daimler construiu, há 117 anos, o seu veículo
motorizado para o negócio de transporte.
Em 1909, a gasolina ainda
estava disponível somente nas farmácias, e também em lojas de bicicletas e
estalagens. O primeiro caminhão motorizado parecia uma carroça puxada por
cavalos, sem barra de tração. Seu motor com deslocamento de um litro ficava na extremidade
posterior e acionava as rodas traseiras por meio de um pinhão. Ele tinha dois
cilindros, fundidos em um bloco. Esse design correspondia ao do motor Phoenix,
que também movia o carro motorizado de passageiros de Daimler. Foi aí que seu
parceiro Wilhelm Maybach demonstrou à posteridade como são feitos os motores.
Uma árvore transversal ao eixo
longitudinal do veículo era acionada por uma transmissão por correia. Havia
pinhões em ambos os lados da árvore e cada um deles engatava nos dentes
internos do aro da engrenagem, que era firmemente presa à roda a ser acionada.
Essa solução não era nada menos do que visionária e seu princípio técnico é
visto como predecessor do eixo de planetárias, lançado décadas depois.Esses eixos desempenham um
papel importante nos veículos de tração em todas as rodas, para canteiros de
obras, e hoje são fabricados na planta da Mercedes-Benz em Gaggenau, na
Alemanha. Seu princípio é fazer com que o torque máximo ocorra no ponto em que
o sistema de tração atua, tão próximo quanto possível do local de aplicação da
força – o que significa o ponto no qual a força é transferida da roda para a
superfície da via.Nos registros de produção da
fábrica da Daimler-Motorengesellschaft em Cannstatt, datados de 1º de outubro
de 1896, lia-se: “Pedido de caminhão motorizado nº 81, veículo nº 42, motor de
dois cilindros e 4 hp, peso do veículo completo 1.200 kg para o transporte de
1.500 kg, faturado para a empresa British Motor Syndicate Ltd., de Londres”.
Este foi o primeiro caminhão do mundo movido por um motor de combustão para uso
comercial. O caminhão foi encomendado em 19 de fevereiro de 1896.
O motor na extremidade traseira
foi considerado um obstáculo
Pode ser que o veículo não
fosse do gosto da própria dupla Daimler e Maybach, pois naquele mesmo ano eles
construíram um outro caminhão motorizado. O motor fixado na extremidade
traseira do primeiro modelo era um obstáculo, especialmente quando se queria fazer
o carregamento pela parte de trás. Assim, na segunda geração, ele foi montado
no chassi do veículo, abaixo do banco do motorista. Um ano depois, foi
posicionado na extremidade da frente do caminhão, acima do eixo dianteiro –
essa arquitetura mantém-se válida até hoje.
O “Daimler 4 hp” de 1899 é um
representante dessa categoria. De acordo com uma anotação feita no livro de
registros, em 12 de abril de 1899, ele foi enviado ao Departamento Municipal de
Águas de Stuttgart. De acordo com uma descrição, o caminhão Daimler estava
disponível com um “motor de 2 ou 4 cilindros" e também com “ignição
elétrica”. A “ignição por tubo aquecido”, comum naquela época e que utilizava
lascas de madeira, tinha um efeito colateral frequente: “caras sujas”,
escurecendo a visão. Estas "vans" de entregas, como eram chamadas,
tinham potência de 4, 6, 8 ou 10 hp. As capacidades de carga variavam entre
1.500; 2.000; 3.750 e 5.000 kg, e as rodas tinham pneus de ferro. Pode-se
imaginar o barulho que isso fazia nos paralelepípedos, superfície típica das
ruas naquele tempo.
“O primeiro caminhão era
equipado com correia de acionamento nas rodas traseiras, mas isso não
funcionava quando se estava transportando cargas pesadas”, lembrou o chefe de
oficina Hugo Rettich em 1950, que entrou na Daimler em 1896. “Eles então
reposicionaram a correia acionadora na frente”, disse Rettich. “Para os modelos
de cinco toneladas foi instalado o motor Phoenix de 10 hp e dois cilindros, com
ignição por tubo aquecido, e as rodas traseiras eram acionadas por correia
plana e pinhão".
Deixar os clientes testarem já
era uma máxima da Daimler naquela época
Gottlieb Daimler já tinha
percebido como é valioso deixar os clientes experimentarem os produtos. “Esse
veículo foi testado durante 13 semanas em uma fábrica de tijolos de
Heidelsheim, perto de Bruchsal, no sul da Alemanha. Os defeitos que ocorreram
foram imediatamente corrigidos e o caminhão ficou ainda mais potente”. Isso não
impressionou o Imperador Guilherme II: “O carro não tem futuro. Estou confiando
nos cavalos”, declarou ele em 1904. Gottlieb Daimler, por outro lado, prometia
já naquela época: “Você pode confiar nos meus caminhões”. Hoje o lema oficial
da Daimler em todo o mundo é “Trucks you can trust”, que em Português
significa: “caminhões nos quais você pode confiar”.
O “Daimler 4 hp” desempenhou
serviços de muito valor para o Departamento Municipal de Águas de Stuttgart, de
1899 a 1923. Os caminhões foram se tornando mais potentes e diversificados.
Houve um considerável avanço de desenvolvimento, especialmente após o Imperador
Guilherme e seu Ministro da Guerra terem expressado, afinal, interesse nos
caminhões motorizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário