A Ford introduziu este ano a opção de freio ABS para toda
a linha de caminhões Cargo. O sistema antitravamento (do inglês Anti-lock
Braking System) garante o controle do veículo durante frenagens de emergência
ou caso uma das rodas escorregue ao passar por uma superfície de baixo atrito,
como ruas de paralelepípedo ou com manchas de óleo, aumentando a segurança.
"A grande vantagem do ABS é permitir que o motorista
freie e desvie o veículo ao mesmo tempo. É um recurso importante, que pode reduzir
a quantidade de acidentes e aumentar significativamente a segurança dos
ocupantes, ainda mais num país como o Brasil, com regiões de grande volume de
chuvas", explica Silvia Iombriller, supervisora de Freios da Ford e
coordenadora do Comitê de Freios da ABNT, que está revisando a norma para
caminhões, carros, ônibus e carretas.
Segundo ela, nos mercados mais avançados o ABS já é item
obrigatório nos caminhões há cerca de 20 anos, mas no Brasil ainda existem
alguns mitos em torno do sistema, por falta de conhecimento. Entre eles estão a
falsa ideia de que o ABS tem uma eletrônica complexa, exige manutenção
frequente ou pode comprometer a eficiência do freio caso haja alguma falha.
"Na verdade, o ABS tem um funcionamento
relativamente simples, não requer manutenção preventiva e é muito seguro. E tem
outra vantagem que os frotistas vão gostar: economiza os pneus, reduzindo o
desgaste irregular por travamentos", diz a especialista. "O
investimento feito no equipamento é plenamente justificado, principalmente
tratando-se de veículos pesados, em que os acidentes envolvem um potencial
grande de danos. Sem dúvida, é um grande avanço para o nosso mercado."
Confiabilidade
A Ford desenvolveu e testou o sistema de freio ABS para
toda a linha Cargo, que é composta dos modelos leves, médios e pesados e com
tração 4x2, 6x2 e 6x4. O processo envolveu simulações virtuais, testes de
bancada e testes de rodagem simulando as diferentes aplicações dos veículos, no
Campo de Provas de Tatuí, em São Paulo, o único do gênero na América do Sul com
estrutura para o desenvolvimento de caminhões. Houve também testes realizados
na Europa.
O sistema ABS é formado basicamente por uma central
eletrônica, sensores de roda e válvulas moduladoras. Os sensores fazem a
leitura individual da velocidade de cada roda e, usando como parâmetro uma roda
dentada, informam à central eletrônica se uma das rodas travar. O sistema então
aciona as válvulas moduladoras, que controlam a pressão das câmaras de freio
para evitar o travamento, de forma pulsante.
O sistema não requer manutenção preventiva e, caso haja
qualquer falha, uma luz se acende no painel alertando o motorista para que seja
feita a correção. No entanto, isso não traz nenhuma interferência no
funcionamento do sistema convencional de freios de serviço.
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