Reinaldo Varela e Gustavo
Gugelmin escreveram uma nova página na história do automobilismo nacional ao
conquistar a primeira vitória do Brasil em provas do rally mundial. A dupla do
Divino Fogão Rally Team foi a melhor entre as 69 inscritas na etapa de abertura
da Copa do Mundo da FIA para Rally Cross Country, disputada este fim de semana
nesta cidade italiana situada próximo à fronteira com a Áustria. A competição
marcou também a primeira vez em vários aspectos na carreira de Varela e
Gugelmin, atuais campeões mundiais na categoria T2: primeira apresentação na
categoria T1 (a mais competitiva e importante da modalidade), primeira corrida
com assistência da equipe belga Overdrive e primeira prova em que Varela
utilizou um veículo equipado com câmbio sequencial. Prova das mais disputadas
dos últimos tempos, o triunfo brasileiro foi garantido pela margem de 12
segundos após 3h42m11 de competição, vantagem que Varela e Gugelmin abriram
sobre o polonês Krzysztof Holowczyc e o alemão Andreas Schulz, dupla que defende
a equipe oficial da fábrica Mini. O clima verde-amarelo desta vitória foi
reforçado pelo resultado obtido por Marcos Moraes e Du Sachs: os organizadores
do Rally dos Sertões conquistaram o primeiro lugar na categoria T2.
O fim de semana italiano da dupla brasileira foi marcado por
muitas emoções, a maioria delas consequência do rigoroso final do inverno
europeu. Ainda embalados pelo segundo lugar conquistado no Rally de Barretos,
prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, Varela e
Gugelmin embarcaram na noite de domingo (10) para a Itália, via Paris, para
cumprir os preparativos finais para a estréia na categoria T1 no cross country
mundial. Por causa da neve que cobriu a capital francesa na tarde de segunda
feira a dupla só pode viajar para Milão na quarta-feira à noite, perdendo assim
dois dias na agenda de trabalho preparada pela equipe Overdrive. A primeira
impressão do protótipo Overdrive, porém, amenizou a decepção causada pelo tempo
perdido, como explica Varela:
"Notei que toda a estrutura do time era de qualidade e
tanto eu quanto o Gustavo ficamos à vontade com o pessoal. Sentimos que o final
de semana prometia muitas emoções: além de estrear na categoria principal
iríamos disputar posições contra grandes nomes do cross country mundial."
No prólogo disputado na tarde de sexta-feira os brasileiros
ficaram em segundo lugar, atrás da dupla Krzysztof Holowczyc e Andreas Schulz,
representantes da equipe oficial da Mini. O clima severo, marcado por frio,
chuva e, em alguns momentos, pancadas de neve, levou os organizadores a
cancelar parte da solenidade de abertura e a substituir o trecho programado
para as três primeiras etapas pelo reservado para as duas últimas, porém em
sentido contrário.
"Isso criou uma componente crítica para todos nós",
comentou Gustavo, cujo sobrenome Gugelmin retornou à origem italiana e apareceu
como Guglielmin nos resultados oficiais. "Essa alteração significava que o
tráfego intenso sobre o mesmo percurso iria criar muitos facões e obstáculos no
piso. Como largamos em segundo acabamos menos prejudicados por essa
circunstância. De qualquer forma, não tivemos nem um segundo de relaxamento nas
cinco especiais disputadas", completou o catarinense de Lages (SC).
O equilíbrio dos competidores do Italian Baja foi bastante
semelhante ao que caracteriza a Mitsubishi Cup, o mais equilibrado certame de
rally brasileiro. O próprio formato da prova europeia - voltas curtas em um
traçado único -, reforçou a semelhança, que pode ser comprovada nos resultados
parciais deste de hoje. Varela e Gugelmin venceram a primeira "SS"
com 38 segundos de vantagem sobre os russos Boris Gadasin e Alexey Kuzmich
(Protótipo G Force); na segunda, Holowczyc e Schulz foram cinco segundos mais
rápidos que os brasileiros, que ficaram em segundo. Na terceira e quarta
especiais do dia Gadasin e Kuzmich lideraram, sendo que na sétima abriram sete
segundos sobre a dupla formada pelo polonês e pelo alemão e nove sobre os
brasileiros e na última recuperaram quatro segundos contra Varela e Gugelmin e
25 sobre a tripulação do Mini. Na classificação acumulada, porém, o Divino
Fogão Rally Team apareceu sempre em primeiro lugar, resultado consolidado na
divulgação do resultado oficial.
"Conversando com alguns rivais pude comprovar que
ninguém guardou cartas na manga, todo mundo andou forte o tempo todo",
comentou Varela. Ao seu lado Gugelmin lembrou um comentário bem humorado feito
pelo polonês Holowczyc:
"Ele fez todo mundo rir quando declarou que andou o
rally inteiro como um capeta!"
A próxima etapa da FIA World Cup for Cross Country Rally, o
Abu Dhabi Desert Challenge, está marcada para acontecer entre os dias 4 e 11 de
abril.
Resultados finais do Italian Baja 2013:
1) R.Varela (BRA)/G.Gugelmin (BRA), Protótipo Overdrive,
3h42m11
2) K. Holowczyc (POL)/A.Schulz (ALE), Mini All4racing, 3h42m23
3) J-L. Schlesser (FRA)/Z. Konstantin (RUS), Schlesser
Original,3h49m45
4) A. Malysz (POL)/R.Marton (POL), Toyota Hilux,3h50m37
5) B. Novytskyi (UKR)/R. Polishchuk , Protótipo Nissan
G-Force,3h51m55
6) Misikov (RUS)/S. Lebedev (RUS), Toyota Hilux,3h53m53
7) C.Casuneanu (ROM)/M.Zani (ITA), Mitsubishi M Lancer,
3h56m25
8) S.Balazs (HUN)/L.Bunkoczi (HUN), Opel Mokka. 3h57m04
9) N.Coffaro (VEN)/D.Meneses (VEN), Toyota Hilux, 3h58m02
10) Z.Porizec (ESL)/M.Sykora (HUN), X3 EvoII,4h01m26
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