sábado, 18 de janeiro de 2014

Gerard de Rooy vence a 12ª etapa e Iveco segue com chances de conquistar o bicampeonato do Rali Dakar


A prova off-road mais difícil do planeta está chegando ao final, e a Iveco segue com chances de ser bicampeã na categoria de caminhões. Na penúltima etapa do Dakar disputada ontem (17/01) entre as cidades chilenas de El Salvador e La Serena, a 12ª de 2014, o piloto holandês Gerard de Rooy conquistou o primeiro lugar com o Iveco Powerstar após fazer um trecho especial impecável, sem erros, e que foi intensamente disputado com seu adversário direto, o russo Andrey Karginov, da equipe Kamaz Master (segundo colocado da etapa). A vitória de De Rooy foi por 31 segundos de diferença, e o holandês segue em segundo lugar na classificação geral de caminhões, distante 07min25s de Andrey. Neste sábado, o embate entre os caminhões Iveco e Kamaz definirá quem será o campeão deste ano durante a disputa da 13ª e última etapa, entre as cidades de La Serena e Valparaíso, no Chile.

“A 12ª etapa foi muito veloz. E novamente dirigimos com muita precaução para evitar problemas com os pneus. Quando chegamos às dunas, o desempenho do nosso caminhão foi ótimo. Foi bom vencer esta etapa (a 12ª), principalmente para nos dar mais confiança. Como será hoje? Bem, a diferença para o primeiro lugar é de sete minutos, e tudo é possível. A disputa tem sido muito equilibrada”, avaliou De Rooy sobre a 12ª etapa e a fase final deste sábado.Ainda pela 12ª etapa, o holandês Hans Stacey chegou com seu Iveco Trakker Evolution 3 em 7º, e o espanhol Pep Vila Roca, com o Iveco Trakker, em 9º. Na classificação geral, três caminhões Iveco estão entre os 10 primeiros. De Rooy é o 2º, Stacey o 7º e Vila Roca o 10º. O francês Jo Adua teve problemas mecânicos na 11ª etapa e abandonou o rali.


A 13ª e última etapa do maior rali do planeta terá um deslocamento de 378 quilômetros e uma especial de 157 quilômetros, com saída de La Serena e chegada em Valparaíso, no Chile. Antes de avistar a famosa arquitetura de Valparaíso, com casas coloridas incrustadas nas encostas de morros, os caminhões terão de vencer colinas com plantações de cactos. Será preciso muita prudência, pois apesar do trecho curto da especial, a organização alerta para o risco de acidentes nessa fase final da disputa. Batizado de “A Odisseia”, o rali deste ano foi um dos mais extensos e desafiadores dos últimos tempos. A corrida já atravessou três países (Argentina, Bolívia e Chile).

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