Wagner Gonzalez |
Ocorre que na última última quinta-feira, dia 23 de
janeiro, após Pedro Piquet ter iniciado o treino para sua terceira largada no
certame, a carteira foi cassada pela entidade brasileira, que alegou seguir a
orientação da Federação Internacional do Automóvel (FIA). Através de sua
assessoria de imprensa Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, informou que “em
uma reunião do Conselho Mundial da FIA realizada no final do ano passado, foi
dada uma recomendação para que, se o piloto tiver 15 anos e for completar 16 no
ano de disputa do campeonato as confederações nacionais darem a autorização para o
piloto participar de torneios de monopostos”.
O termo “final do ano passado” é vago e pode ser
interpretada de acordo com a conveniência das partes envolvidas: o início do
mês de dezembro poderia ser considerado final do ano ou apenas os últimos dias?
Além disso contraria a data de atualização dos critérios de emissão de licença
de pilotos, atualizados pela FIA em 13 de dezembro (meados do mês…) conforme
publicado no site da entidade e acessível neste link.
Neste documento está claro que a carteira internacional de graduação C só pode
ser emitida a pilotos com 16 anos completos.
Em que pese o prejuízo que a decisão causou ao piloto,
seus apoiadores e até mesmo à promoção do evento em que ele tomou parte, a
postura da CBA é, no mínimo, confusa. Posto que a estreia de Pedro Piquet no
automobilismo ocorreu no fim de semana de 12 de janeiro, cerca de um mês após a
divulgação do adendo, pode-se concluir que a entidade brasileira não se
preocupou em avisar ao piloto com a brevidade adequada ou desconsiderou a
importância de manter um plantão no período em que a maioria dos funcionários
de sua sede no Rio de Janeiro encontra-se em férias.
Não custa lembrar que em outra ocasião o filho mais
velho de Nelson Piquet, Geraldo, foi julgado em tempo considerado recorde,
posto que os prazos normais analisar e definir processos são longos.Enquanto o
acidente envolvendo o filho mais velho do tricampeão mundial na fase final da
temporada de 2011 teve decisão extremamente rápida, casos envolvendo dopping
foram conduzidos de maneira discreta e conduzidos de forma a atenuar a punição
dos faltosos e decisões de campeonatos arrastam-se por meses ou anos a
fio.
Vale lembrar ainda que o russo Matevos Isakyaan só
completará 16 anos no dia 17 de abril e segue disputando a série néozelandeza.
Segundo Pinteiro declarou ao site Voando Baixo “até onde sei, ele é filiado a
um clube não reconhecido pela FIA. Se a organização do campeonato autorizou a
participação dele, não podemos fazer nada a respeito.” Se for este o caso a
autoridade esportiva da Nova Zelândia, a MotorSport New Zealand, estaria
infringindo a norma da FIA e, portanto, passível de ser punida pela entidade
mundial já que é a entidade reconhecida e com jurisdição esportiva nesse país
da Oceania.
Nelson Piquet e seu filho Pedro estão retornando da Nova
Zelândia no avião particular do tricampeão mundial, cuja autonomia de voo
reduzida em relação a aparelhos de linhas comerciais implica em uma rota mais
longa e demorada, fatores que impediram um contato direto com ambos. Por
motivos semelhantes, o fuso horário, consultas realizadas por email com
organizadores do Toyota Racing Series e da MotorSport New Zeland, ainda não
foram respondidas até o momento em que fechávamos a edição desta coluna.
Christian Fittipaldi vence em Daytona
Fittipaldi,
Barbosa e Bourdais venceram em Daytona (foto Action express FanClub)
|
O brasileiro Christian Fittipaldi, formando trio com o
português João Barbosa e o francês Sebastien Bourdais, venceu a edição 2014 das
24 Horas de Daytona, competição aberta a protótipos e GTs disputada no
autódromo situado ao norte do estado da Flórida, nos EUA. O Corvette de
Fittipaldi/Bordais/Barbosa liderou a tripleta de Corvettes que chegaram nos
três primeiros lugares em uma prova que foi interrompida por causa de um
acidente envolvendo os carros de Mimo Gidley e Matteo Malucelli. O vídeo do
acidente, que aconteceu quando Gidley tentava ultrapassar a Ferrari dos
brasileiros Chico Longo/Daniel Serra/Marcos Gomes/Xandinho Negrão, pode ser
visto neste link.
Gidley e Malucelli passaram a noite no hospital: o
primeiro sendo submetido a cirurgias para reparar fraturas nas costas e no
braço e perna esquerdos e o segundo apenas sob observação. Incialmente os
organizadores penalizaram o italiano Alessandro Pier Guidi por antitude
antiesportiva e deram a vitória na classe ao Audi R8 LMS então conduzido por
Markus Winkelhock, mas voltaram atrás horas depois e mantiveram a vitória da
Ferrari 458 Italia. Os resultados oficiais podem ser vistos nesta página enquanto a bandeirada aos vencedores e a definição da
categoria GT nível 5 você assiste neste vídeo.
F-1 2014: beleza não é para o seu bico
A safra de modelos 2014 da F-1 efetivamente deixa a
desejar nas soluções de estilo adotadas para os novos modelos, em particular no
que se refere ao bicos dos carros. Por imposição do regulamento da categoria os
projetistas viram-se constrangidos a descobrir soluções pouco palatáveis ao bom
gosto em busca de atender às demandas técnicas e obter o melhor resultado
aerodinâmico.
Apesar de tudo ainda há esperança de que a situação seja,
no mínimo, remediada: normalmente os carros são lançados com vários detalhes
montados para encobrir as soluções aprovadas em testes virtuais e no túnel de
vento. Outro detalhe é que praticamente nenhuma equipe mostrou a traseira dos
seus carros, outro ponto bastante caro aos projetistas pois define o final do
fluxo aerodinâmico que envolve o monoposto.
Entre hoje (terça, 28) e sexta (31), a maioria das
equipes participa da primeira de três sessões de treinos livres no circuito
andaluz de Jerez de la Frontera, palco de uma antológica vitória de Ayrton
Senna sobre Nigel Mansell: naquele 13 de abril de 1986 o Lotus-Renault do
brasileiro cruzou a linha de chegava escassos 14 milésimos de segundo à frente
do Williams-Honda do inglês, os dois carros equipados com motores turbo,
solução que volta a ser usada este ano.
Segundo a Pirelli o treino desta sexta-feira será
realizado com a pista molhada artificialmente para avaliar o desempenho dos
pneus de chuva a serem usados este ano. As outras duas sessões de testes desta
pré-temporada acontecem no circuito de Barhain (local da segunda prova do ano)
entre os dias 19 e 22 de fevereiro e 27 de fevereiro a 2 de março. O campeonato inicia dia 16 de março
na Austrália.
Entre as novidades que surgiram desde a semana passada a
mais espetacular é a possível ida de Eric Brouiller – que já se desligou da
Lotus - para o lugar de Martin Withmarsh, que perdeu prestígio e cargo com a
volta de Ron Dennis ao cargo de diretor da operação F-1 da McLaren. Embora essa
mudança ainda careça de confirmação é dada como certa.
O destino de Withmarsh segue incerto e fala-se que ele
poderia ocupar o cargo deixado por Brouiller, posição que também pode ser
preenchida por Ross Brawn. Por enquanto a Lotus segue comandada por Gerard
Lopez, um dos principais executivos do grupo Genii e que anunciou esta semana a
chegada do grupo Yota, que opera telefonia celular 4G na Rússia, Belorrúsia,
Nicarágua e Perú. Na Caterham foram confirmados como pilotos o japonês Kamui
Kobayashi e o sueco Marcus Ericson
F Truck e GT assinam acordo para seis provas em conjunto
Após uma longa negociação, cujo desfecho chegou a ser
anunciado por uma das partes antes mesmo da assinatura do contrato, os
organizadores da F-Truck acertaram a inclusão da categoria GT Pro em seis das
de etapas programadas para este ano (veja o calendário abaixo). Detalhes do
regulamento, duração das provas e relação de inscritos ainda não foram
divulgados pelos responsáveis pela mais recente tentativa de reerguer o certame
dos super carros, os pilotos Alex Fabiano e Marçal Melo e Johnny Weisz. A
primeira equipe a anunciar sua participação é a Ebrahim Motors, que no passado
inscreveu um Audi R8 LMS que foi pilotado alternadamente pelos irmãos Wagner e
Fábio Ebrahim e Felipe Tozzo.
16 de março – Autódromo Internacional Ayrton
Senna/Caruaru (PE)
13 de abril – Autódromo Internacional de Curitiba/Pinhais (PR)
18 de maio – Autódromo José Carlos Pace/São Paulo (SP)
8 de junho – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Goiânia (GO)
20 de julho – Autódromo Zilmar Beux/Cascavel (PR)
17 de agosto – Rio Grande do Sul*
14 de setembro – Argentina**
12 de outubro – Autódromo Internacional Dr. Nelson Barro/Guaporé (RS)
2 de novembro – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Londrina (PR)
7 de dezembro – Autódromo Internacional Nelson Piquet/Brasília (DF)
* Autódromo internacional de Tarumã, em Viamão, ou
Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul / **
Autódromo Internacional Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires, ou Autódromo de
Termas do Rio Hondo, em Santiago del Estero
Nenhum comentário:
Postar um comentário