O ronco de funcionamento de um motor para muitos é o melhor sinal de
performance que um veículo pode oferecer mesmo estando parado. E quando
colocamos o mesmo veículo na estrada a sensação da velocidade é completada pelo
“ruído” que ecoa pela cabine.Vamos mais além quando consideramos uma
motorização equivalente a 313 cavalos de potência e que leva um veículo de 0 a
100 km/h em apenas 4,8 segundos, com velocidade final de 240 km/h e nada se
ouve. Mas como assim? Silêncio total? Apenas o rodar dos pneus pela estrada.
Assim é o funcionamento do R8 E-tron, um veículo de funcionamento elétrico onde
o “barulho” emitido pela máquina é inversamente proporcional à sua potência.
Uma experiência silenciosa que surge como principal desafio para a aplicação da
mobilidade elétrica nas ruas das cidades: desenvolvimento de um “barulho”
sintético que simule o ronco da combustão do motor nos modelos que utilizam
unicamente essa forma de energia.
Na sede da Audi AG, em
Ingolstadt, Alemanha, a área de engenharia vem testando, desde 2009, diferentes
ruídos e frequências para dar vida audível aos modelos e-tron. A missão tem
mais um desafio, pois estamos falando de modelos superesportivos, que
normalmente ao passar nas ruas conseguem fazer as pessoas virarem a cabeça e
pensarem: uau, o que é isso? Que barulho incrível!Como combinar o virtual som
do carro elétrico para que o mesmo possa soar realista, o menos artificial
possível? O desenvolvimento também considera que o mesmo som sintético dos
veículos e-tron precisa ecoar pela cabine, para deleite dos seus ocupantes e
também na área externa por questões de segurança.
Ainda assim, é preciso o
desenvolvimento de um ruído combinado com a identidade própria de cada modelo,
equalizada às diferentes condições de aceleração e estrada. Os primeiros
modelos-conceito em versão e-tron foram o Audi R8 e o Audi A1, além do Audi A3
Sportback, que deve ser lançado nos Estados Unidos e na Europa no segundo
semestre de 2014.A solução mais direta consiste na produção do ruído sintético
produzido por um software instalado na interface de áudio do veículo, ecoando
tanto nos falantes internos quanto nos externos, instalados sob os para-lamas.
Quando consideramos os
tradicionais motores de combustão interna, apesar de um departamento inteiro
trabalhar no desenvolvimento de um som sintético para utilização nos veículos
e-tron, a Audi sabe da importância do isolamento acústico da cabine com a área
externa do veículo, realizando dessa forma a aplicação de chapas de aço formado
a quente ou de alumínio que integram a carroceria e também possuem a finalidade
de proteger o carro dos ruídos externos.
MECÂNICA ONLINE
FCA – O Conselho de
Administração da Fiat SpA aprovou a reorganização corporativa e a
formação da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) como uma empresa automotiva global
totalmente integrada. Após a aquisição pela Fiat das ações remanescentes da
Chrysler Group, que antes pertenciam ao fundo VEBA Trust, o Conselho de
Administração da Fiat reavaliou alternativas para uma melhor e mais apropriada
estrutura de governança corporativa.
Campus Party 2014 – Única
empresa automotiva a participar da Campus Party, a Ford confirmou que o Novo
Ka, modelo que chega ainda esse ano em nosso mercado vai introduzir o sistema
SYNC AppLink. Como um “dock station” você combina o rádio do veículo com o
smartphone do cliente.
PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de
Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica
Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção
AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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