Faróis de LED para
uso durante o dia, feixe matriz e, agora, luzes de laser: a Audi usa mais uma
vez as 24 Horas de Le Mans para ampliar sua vantagem na área ótica. Com o novo
R18 e-tron quattro, a Audi optou por uma combinação de faróis de LED e laser."A
Audi é a principal inovadora na tecnologia de iluminação", afirma Prof.
Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de Gerenciamento em Desenvolvimento
Técnico da AUDI AG. "O A8 recentemente passou a ser disponibilizado com
faróis dianteiros de LED - a mais avançada tecnologia para carros de linha. Nós
iremos oferece-la também em mais modelos. Nosso mais recente desenvolvimento é
o farol a laser - mais preciso, poderoso e eficiente. Equipamos o novo carro de
Le Mans com eles e, com isso, seremos a primeira fabricante a introduzir luzes
a laser em carros de produção".
A iluminação ideal da pista tem um papel crucial nas 24 Horas de Le Mans e em
outras provas de endurance, que são disputadas parcialmente na escuridão da
noite. "Sempre demos grande importância no conforto e segurança dos nossos
pilotos dentro do cockpit dos carros da Audi", destaca Chris Reinke, chefe
de do departamento de protótipos da Audi Sport. "Uma boa visão noturna é
um elemento essencial disso tudo. O feixe-matriz de LED já deu a nossos pilotos
uma grande vantagem em Le Mans - e agora, com as luzes a laser, isso vai
aumentar ainda mais. Esta nova tecnologia tem grande potencial para o
futuro".Com os feixes-matriz de LED
que consistem em oito unidades de LED de cada lado, o Audi R18 e-tron quattro
estabeleceu padrões em alcance de luz e intensidade em Le Mans no ano passado.
A inovação do novo R18 soma a força dos feixes de LED com os de laser.
Na International CIES 2014, feira de inovações realizada recentemente em Las
Vegas, nos Estados Unidos, a Audi mostrou o carro-conceito Audi Sport quattro
com a seção dianteira do novo Audi R18 e-tron quattro com os novos faróis. No
caso no R18 anterior, a Audi utilizou a tecnologia matriz de LED, enquanto na
nova geração os desenvolvedores integraram um feixe-matriz e diodos de laser.
Isso possibilitou a optimização da iluminação por meio de feixes curvos,
tornando os faróis "inteligentes". Dependendo da posição do carro na
pista, ele ilumina uma curva antes mesmo de o piloto contorna-la.Duas vezes vencedor de Le Mans e campeão
mundial de endurance em 2012, Marcel Fässler já teve a oportunidade de
experimentar as vantagens do novo sistema ótico durante testes noturnos.
A Audi já estabeleceu padrões em tecnologia ótica em Le Mans por várias
ocasiões. O Audi R10 TDI, em 2006, foi o primeiro carro equipado com faróis de
LED para uso diário. No R15 TDI, os LEDs também funcionaram com feixes longos.
Em 2011, no R18 TDI, a Audi utilizou faróis de LED pela primeira vez; e em 2013
a tecnologia de matriz de LED seguiu."O uso da luz a laser em Le Mans é outro exemplo do papel de
liderança que a Audi exerce no desenvolvimento de novas tecnologias e a
importância do esporte a motor para a companhia", afirma o diretor da Audi
Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich.
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