sábado, 25 de janeiro de 2014

FIA WEC: Faróis a laser ajudarão pilotos da Audi em Le Mans




Faróis de LED para uso durante o dia, feixe matriz e, agora, luzes de laser: a Audi usa mais uma vez as 24 Horas de Le Mans para ampliar sua vantagem na área ótica. Com o novo R18 e-tron quattro, a Audi optou por uma combinação de faróis de LED e laser."A Audi é a principal inovadora na tecnologia de iluminação", afirma Prof. Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de Gerenciamento em Desenvolvimento Técnico da AUDI AG. "O A8 recentemente passou a ser disponibilizado com faróis dianteiros de LED - a mais avançada tecnologia para carros de linha. Nós iremos oferece-la também em mais modelos. Nosso mais recente desenvolvimento é o farol a laser - mais preciso, poderoso e eficiente. Equipamos o novo carro de Le Mans com eles e, com isso, seremos a primeira fabricante a introduzir luzes a laser em carros de produção".

A iluminação ideal da pista tem um papel crucial nas 24 Horas de Le Mans e em outras provas de endurance, que são disputadas parcialmente na escuridão da noite. "Sempre demos grande importância no conforto e segurança dos nossos pilotos dentro do cockpit dos carros da Audi", destaca Chris Reinke, chefe de do departamento de protótipos da Audi Sport. "Uma boa visão noturna é um elemento essencial disso tudo. O feixe-matriz de LED já deu a nossos pilotos uma grande vantagem em Le Mans - e agora, com as luzes a laser, isso vai aumentar ainda mais. Esta nova tecnologia tem grande potencial para o futuro".Com os feixes-matriz de LED que consistem em oito unidades de LED de cada lado, o Audi R18 e-tron quattro estabeleceu padrões em alcance de luz e intensidade em Le Mans no ano passado. A inovação do novo R18 soma a força dos feixes de LED com os de laser. 

Na International CIES 2014, feira de inovações realizada recentemente em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Audi mostrou o carro-conceito Audi Sport quattro com a seção dianteira do novo Audi R18 e-tron quattro com os novos faróis. No caso no R18 anterior, a Audi utilizou a tecnologia matriz de LED, enquanto na nova geração os desenvolvedores integraram um feixe-matriz e diodos de laser. Isso possibilitou a optimização da iluminação por meio de feixes curvos, tornando os faróis "inteligentes". Dependendo da posição do carro na pista, ele ilumina uma curva antes mesmo de o piloto contorna-la.Duas vezes vencedor de Le Mans e campeão mundial de endurance em 2012, Marcel Fässler já teve a oportunidade de experimentar as vantagens do novo sistema ótico durante testes noturnos. 

A Audi já estabeleceu padrões em tecnologia ótica em Le Mans por várias ocasiões. O Audi R10 TDI, em 2006, foi o primeiro carro equipado com faróis de LED para uso diário. No R15 TDI, os LEDs também funcionaram com feixes longos. Em 2011, no R18 TDI, a Audi utilizou faróis de LED pela primeira vez; e em 2013 a tecnologia de matriz de LED seguiu."O uso da luz a laser em Le Mans é outro exemplo do papel de liderança que a Audi exerce no desenvolvimento de novas tecnologias e a importância do esporte a motor para a companhia", afirma o diretor da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário