Nos próximos dias 14 e 15
de junho, a Audi fará todo o possível para dar continuidade à sua sequência de
vitórias nas 24 Horas de Le Mans. O novo protótipo Audi R18 e-tron quattro, que
será usado na edição deste ano da prova, é o carro de corridas mais complexo já
utilizado na história da marca. Chris Reinke, chefe da LMP na Audi Sport,
destacou os pontos-chave do projeto:
Julho de 2012 - Pouco
depois do primeiro carro híbrido da Audi vencer as 24 Horas de Le Mans, o
conceito do novo R18 e-tron quattro foi estabelecido, embora as regras ainda
não estivessem totalmente definidas à época.
Outubro de 2012 - Os primeiros testes em túnel de vento. A
aerodinâmica é fundamental em Le Mans e tem influência significativa no design
do carro como um todo.
Dezembro de 2012 - Início do estágio de design de engenharia. O novo
Audi R18 e-tron quattro é formado por 4.200 peças. Quase todas elas redesenhadas.
Início de 2013 - É tomada a decisão de que o novo R18 será equipado
com faróis a laser. Uma tecnologia que o desenvolvimento de produção da Audi
vinha pesquisando havia anos e na qual está à frente da concorrência.
Março de 2013 - Os primeiros componentes do novo R18 são produzidos
e, logo depois, testados em equipamentos e na pista.
Junho de 2013 - No dia de testes em Le Mans, a Audi coleta dados
importantes sobre os pneus mais estreitos estipulados para a temporada 2014
pela Michelin, usando um quarto protótipo R18 pilotado por Marco Bonanomi. Não
haveria outras oportunidades de testar na pista de Le Mans.
Junho de 2013 - Pouco depois da prova na França, o novo motor V6 TDI
construído para a especificação 2014 do R18 é ligado no dinamômetro em Neckarsulm
pela primeira vez.
Julho de 2013 - Início dos testes em simulador. Em paralelo com o
carro de corrida verdadeiro, a Audi continua o desenvolvimento da versão
virtual do R18.
Setembro de 2013 - Montagem do primeiro protótipo de teste (chassi número
401).
8 de outubro de 2013 - Um dia especial em qualquer projeto de carro de
corrida: a hora de entrar na pista. Neste caso, em Paul Ricard, na França.
Lucas di Grassi e Oliver Jarvis se revezaram ao volante. Nos dias seguintes, o
foco foi checar a funcionalidade de todos os componentes do carro.
8 de dezembro de 2013 - A primeira imagem do novo R18 é publicada, no dia
anterior ao início dos testes em Sebring, nos Estados Unidos. Todos os
protótipos da Audi tiveram de provar seu potencial nesta pista, que é dura com
os carros. É o traçado ideal para identificar pontos fracos.
18 de dezembro de 2013 - Na Audi Sport Finale em Ingolstadt, o novo R18 é
lançado mundialmente. Allan McNish e Löic Duval apresentam o carro no palco,
com Tom Kristensen no cockpit. Ao mesmo tempo, a Audi apresenta os faróis a
laser como a mais recente inovação da tecnologia de iluminação para automóveis.
Próximos passos:
De janeiro a maio,
o novo Audi R18 e-tron quattro será testado em diversas pistas. A homologação
básica do novo protótipo LMP1 deve ser completada até o final de fevereiro e a
durabilidade do conjunto será verificada em um teste de 30 horas. A partir
disso, não deve haver mais mudanças em componentes, e a montagem dos carros e
motores para Le Mans estará em curso. No dia 27 de março, a primeira vistoria
técnica será realizada antes dos testes oficiais para o Campeonato Mundial de
Endurance (FIA-WEC) em Paul Ricard, na França. Além disso, treinos focados na
substituição de peças e sessões de pit stop estão na agenda. A temporada do WEC
começará no dia 20 de abril em Silverstone, na Inglaterra. Duas semanas depois,
o Audi R18 e-tron quattro estará em Spa-Francorchamps, para a segunda rodada do
campeonato. E no dia 01 de junho o carro chega a Le Mans para o dia de testes.
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