1898, Porsche apresentou o “P1”. |
Desde a construção
do primeiro carro esportivo a ostentar o nome Porsche, o Type 356 de 1948, a
Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG tem sido considerada o principal fabricante de
carros esportivos do mundo. Entretanto, a história de empresa começou muito
antes: em 1898, Ferdinand Porsche apresentou o “Egger-Lohner electric vehicle,
C.2 Phaeton model” (“P1”, para abreviar), o primeiro projeto da Porsche do
mundo. Depois de 116 anos, o veículo original e não restaurado foi recuperado e
agora enriquece a coleção do Porsche Museum como uma sensação técnica e
histórica mundial.
Cinco anos desde a sua inauguração em janeiro de 2009, o acréscimo deste
projeto fez com que o Porsche Museum reorientasse sua exposição permanente.
Além de uma reestruturação da disposição na área dedicada à história de
produtos e automobilismo, o “P1” agora forma um ponto de enfoque usado para
apresentar os visitantes à primeira parte da amostra, o “prólogo”. O conceito
inovador de veículo do “P1” preencherá a lacuna entre os desenvolvimentos do
passado e dos dias atuais como, por exemplo, o Porsche 918 Spyder. O 918
Spyder, sendo um padrão de referência tecnológico, segue uma longa tradição
iniciada há 116 anos com o “P1”.
O “P1”, projetado e construído por Ferdinand Porsche, foi um dos primeiros
veículos registrados na Áustria, e começou a circular nas ruas de Viena no dia
26 de junho de 1898. Porsche entalhou o código “P1” (que representa Porsche,
número 1) em todos os principais componentes, o que deu a este veículo elétrico
seu nome não oficial. A enorme quantidade de ideias realizadas neste veículo
continua notável mesmo nos dias atuais. O motor elétrico altamente compacto,
que pesava apenas 130 kg, oferecia 3 cv de potência. Uma potência de até 5 cv
podia ser alcançada por curtos períodos no modo sobrecarga, o que permitia que
o P1 alcançasse uma velocidade de até 35 km/h.
Quando dirigido desta maneira, a velocidade do veículo era regulada através de
um controlador de 12 marchas. A autonomia global do veículo podia chegar a 80
km, um feito considerável para um veículo daquela época. Outra inovação era a
carroceria Lohner alternante do veículo, que permitia que o veículo pudesse ser
usado tanto no verão como no inverno.
A primeira prova prática esperava pelo “P1” no mês de setembro de 1899 na
exposição internacional do automóvel na capital alemã de Berlim. A concorrência
para fabricar os melhores motores já era acirrada em 1899. Uma corrida de 40 km
de distância a ser disputada por veículos elétricos no dia 28 de setembro foi
anunciada em Berlim para colocar o desempenho dos veículos à prova, e um prêmio
seria concedido ao vencedor.
A trajetória exigia muita habilidade dos
participantes, que tinham que enfrentar desafios como áreas inclinadas. Com
três passageiros a bordo, Ferdinand Porsche cruzou a linha de chegada com o
“P1” 18 minutos à frente do segundo colocado. Mais de metade dos participantes
não conseguiu chegar à linha de chegada devido a dificuldades técnicas.
Ferdinand Porsche também foi o primeiro colocado na prova de eficiência, uma
vez que seu “P1” registrou o menor consumo de energia no tráfego urbano.
Na sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, o Dr. Wolfgang Porsche, presidente do
comitê de supervisão da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Stuttgart e Matthias Müller,
Presidente e Diretor Executivo da Porsche AG, revelarão o “P1” perante uma
plateia de convidados. No fim de semana a seguir, nos dias 1º de 02 de
fevereiro, o “P1” poderá ser visto gratuitamente como parte das comemorações do
quinto aniversário do Porsche Museum.
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