Milhares de fãs comemoram hoje, 20 de janeiro, o Dia
Nacional do Fusca, um dos carros mais carismáticos da história mundial do
automóvel. Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan – este era
seu nome oficial – logo tornou-se o modelo mais popular do país, invadindo ruas
e estradas e tornando-se parte da paisagem nacional.A combinação de baixo custo
de aquisição e manutenção com uma resistência capaz de afrontar os caminhos e
condições de uso mais difíceis transformou logo o pequeno Volkswagen em ponta
de lança da motorização do Brasil. Mais de uma geração de motoristas
brasileiros aprendeu a dirigir em um Fusca e optou por ele ao adquirir seu
primeiro carro.
Com mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o
Fusca hoje é um ícone nacional. Ao mesmo tempo em que exemplares bem
conservados ou restaurados são disputados por colecionadores, dezenas de
milhares continuam sendo usados no dia-a-dia como meio de transporte ou
ferramenta de trabalho, seja nas grandes metrópoles, seja no interior do país.
Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o
carro também ganhou outras denominações de âmbito regional, como Fuca, no Rio
Grande do Sul, e Fuqui, no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com
um besouro levou à consagrada designação como Beetle, nos Estados Unidos.
Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha,
chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um
design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram
dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Mas
sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e
resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen
começou a ser montado no país, com componentes importados, já em 1953.
A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica
da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas
mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma
particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua
paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco,
o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e
parou de ser fabricado em 1996.O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por
24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo
Volkswagen: o Gol, que atualmente chegou ao 27º ano consecutivo de liderança em
vendas no mercado nacional.
Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no
México – onde é conhecido como "Vocho" – até 2003.
Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho,
data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao
desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.
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PERFIL
Tarcisio Dias –
Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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