As festinhas de natal e ano novo permitem conhecer como o público entende o
universo do automóvel. Durante essas confraternizações, o pessoal aproveita que
você respira automóvel, para uma rápida consultoria sobre essa ou aquela marca,
quais os novos produtos e quem vai mandar no mercado no novo ano.Mas o que
deixa a desejar é a associação que muitas pessoas fazem dos veículos, seus
fabricantes e países de origem. Claro que isso não acontece com as quatro
grandes, Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford. Todo mundo rapidamente sabe que
eles desenvolvem e fabricam seus modelos aqui no Brasil. Possuem fábricas no
Brasil.
Mas o
que pensar da Renault, por exemplo? A marca comemorou 15 anos de presença no
mercado nacional, fabricando do Paraná para todo o Brasil. De lá já saíram
Clio, Clio Sedã, Mégane Sedã, Mégane Grand Tour, Logan, Sandero, Symbol, entre
outros. Tudo bem que a fabricante tem origem francesa, mas não significa que
seus veículos não são adaptados para a nossa situação (precária) de
estradas.Essa visão foi reafirmada com a instalação de dois centros de
excelência: o Renault Tecnologia América Latina (RTAL) e o Renault Design
América Latina (RDAL). Trata-se de modernos centros de engenharia e de design
que têm como missão desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil
do consumidor latino-americano, especialmente do cliente brasileiro. O país foi
escolhido para abrigar estes centros em função de sua posição estratégica na
região e por contar com um dos complexos industriais mais modernos e de alta
performance de todo o Grupo Renault. O RDAL é o primeiro estúdio de design da
marca fora do continente europeu.
Desde
1997 a Honda produz alguns de seus principais modelos em território brasileiro.
Na cidade de Sumaré, em São Paulo, a fábrica possui 168 mil m² de área
construída, em um terreno de 1.700.000 m².
No ano de 2012 a cidade de Piracicaba (SP) passou a ser a base de produção do modelo de mais rápido sucesso no mercado brasileiro: o HB20. A Hyundai Motor Brasil (HMB) é a 7ª fábrica da marca fora da Coreia do Sul e a 10ª no mundo. Os investimentos foram de mais de US$ 600 milhões e mais um detalhe: o HB20 é um modelo desenvolvido exclusivamente para nosso mercado.A japonesa Toyota já está no Brasil há mais de 55 anos. Lembra do Bandeirantes? A planta mais recente da marca está localizada em Sorocaba (SP), onde são fabricados os modelos Etios.
A Nissan está presente no Brasil desde 2002, quando começou a fabricar a picape Frontier em São José dos Pinhais (PR). Em agosto de 2008, a companhia iniciou a produção da Nova Frontier nacional e, em 2009, os veículos da família Livina – Nissan Livina, Grand Livina e Livina X-Gear. A marca ampliou seu compromisso com o Brasil quando anunciou o investimento de R$ 2,6 bilhões na construção de uma nova fábrica em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento, produção e lançamento de novos produtos, que deve entrar em operação ainda esse ano.
Voltando aos franceses, o primeiro automóvel de motor a explosão que o Brasil ganhou foi um presente de Santos Dumont. O brasileiro apaixonado por mecânica estava em Paris quando surgiram os primeiros carros. Interessou-se imediatamente pela novidade. Acabou, em 1891, comprando um Peugeot. Foi um dos primeiros fregueses da grande fábrica francesa.Por sinal, a Peugeot foi a última das grandes fabricantes a construir uma fábrica numa onda de investimentos que começou no final dos anos 90. Inaugurada em fevereiro de 2001 em Porto Real no Rio de Janeiro como um dos centros de produção mais modernos do Grupo no mundo.
O que fica de mais importante nessa história toda é entender que o Brasil não administra mais projetos. O Brasil desenvolve novos veículos, modelos globais e ao mesmo tempo direcionados para o nosso cliente, desejos, necessidades e desafios. Aceite que tão logo marcas Premium como BMW, Mercedes-Benz ou mesmo Audi, terão em seus modelos a inscrição: “made in Brazil”.
MECÂNICA
ONLINE
Volkswagen
Up! – Em breve, a Volkswagen estará oferecendo o carro mais inovador de seu
segmento no mercado brasileiro. O Up! chegará para ser uma referência em termos
de design, desempenho, consumo e segurança. Primeira foto oficial já pode ser
visualizada nos principais portais na internet. Lançamento para imprensa
acontece na primeira semana de fevereiro.
Inflação
do Carro – O custo que o motorista tem para andar de carro e fazer a manutenção
preventiva aumentou 4,9% em 2013. Esse foi o índice registrado pela Agência
AutoInforme no fechamento da Inflação do Carro no ano. O aumento está bem acima
da inflação detectada pelo IPC da FIPE, que registrou um aumento de 3,88% de
janeiro a dezembro do ano passado.
Mais
barato do Brasil – Depois da despedida do Mille, a Fiat reforça no Palio Fire a
missão de assumir a posição robusta, prática e confiável para ser o novo carro
de entrada da marca no Brasil. Com pequenas mudanças no visual externo e
interno, tem no preço um dos principais atrativos para conquistar o consumidor
- ser o veículo mais barato no Brasil - que acredite, teve seu valor reduzido:
R$ 23.990 na versão duas portas e R$ 25.990 na quatro portas.
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário