A
TMD Friction, maior fabricante mundial de materiais de atrito para os mercados
original/reposição e que, no Brasil, comercializa seus produtos com a marca
Cobreq, foi a primeira fabricante a receber a homologação preliminar para o
novo K-bloco, cuja pesquisa visa a redução de ruídos no tráfego ferroviário de
cargas.Financiado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Tecnologia, para
este projeto, que recebeu o nome de “LäGIV research project”, foram
desenvolvidas sapatas de freio ferroviário com materiais de atrito inovadores,
que utilizam modernos compósitos – materiais sintéticos que têm inovado a
ciência tribológica.
Já
as sapatas ferroviárias tradicionais utilizam materiais à base de ferro fundido
e, por agirem diretamente sobre a superfície rodante das rodas, com o tempo as
desgastam. Isso gera um perfil arredondado nas mesmas, o que provoca ruídos
indesejáveis durante a frenagem.As sapatas ferroviárias da TMD, de compostos
orgânicos de segunda geração (chamados compósitos), previnem o desgaste e reduz
o ruído em até oito decibéis, ou seja: metade do ruído normalmente audível.
Agora, o objetivo da empresa é passar pelos testes de inverno e de campo, num
total de 12 meses.
Destaque-se
que todo este o processo será monitorado por um perito da International Union
of Railways (UIC), que é o órgão coordenador da elaboração dos requisitos
técnicos para as aplicações ferroviárias na Europa. E, pelo presente
cronograma, a empresa estará apta a iniciar a produção das pastilhas COSID 704
K-bloco já em 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário